Prada – Origem, história na moda feminina e peças de luxo

A Prada é uma das lojas de luxo mais aclamadas da Europa e do mundo. Seus produtos são peças únicas confeccionadas exclusivamente a mãos.

Cada marca tem uma história, sendo que a Prada construiu a sua com muita excelência e qualidade. Não é à toa que a loja se tornou referência no mundo inteiro e habita os melhores rankings na área da moda. Sofisticação e luxo são sinônimos da empresa que contempla todas as mulheres com estilo, personalidade em produtos leves e finos.

Para quem não conhece a Prada e gostaria de experimentar uns de seus produtos saiba que você está adquirindo mercadorias com mais de 100 anos de experiência. Mais consolidada que isso impossível! E o mais importante é o quanto as mulheres da rede foram emponderadas através da moda.

História de origem da Prada

Glamurama

Tudo começou a princípio lá nos anos de 1913 quando a Prada começou a existir no meio de nós. Seu fundador Mario Prada teve a brilhante ideia se juntar com o próprio irmão e dar a luz a primeira loja da época. O lançamento foi feito com muito glamour e o estabelecimento recebeu visitas de quase todos os nobres da região.

Galleria Vittorio Emanuele II era o endereço da lustrosa loja. Seus produtos eram sempre confeccionados com total qualidade e é exatamente por isso que a marca se proliferou mundo afora. Outro ponto de referência foram seus materiais de produção que eram completamente considerados raríssimos e únicos no mercado.

O fato de da exclusividade e da personalização das peças fizeram da rede a mais conhecida entre as classes mais ricas e poderosas. Uma de suas especialidades eram as malas e bolsas feitas a partir de couro de leão marinho vindo diretamente da Inglaterra. Produtos como este naquela época só se encontrava na Prada e nenhum outro lugar.

Além disso, cada peça recebia design e confecção exclusivas, ou seja, tudo feito de maneira única e a mão. Isso com certeza deixava o público enlouquecido, porque quem não gosta de se ser único e valorizado?

Troca de gestão

Tatler

Ainda no início da administração quem administrou primeiramente fora os irmãos Prada. No entanto, essa realidade teve um nova formatação a partir do ano de 1978. Mario Prada passou a direção da empresa para sua querida neta Miuccia Prada. Ele percebeu que a loja sob sua coordenação estava perdendo clientes e rendimento.

Visto isso, resolveu transferir a rede para os cuidados da mulher que viria a mudar o rumo da história da marca. A primeira manifestação da sua personalidade nas peças foi a modernização. Muito trabalho envolveu este período de baixa na empresa, mas aos poucos Miuccia trouxe a vida novamente para a Prada e se estabilizou a partir dos anos 80.

Via della Spiga

Etiqueta Única

A princípio a maior concretização da marca Prada veio com a loja feita na Via della Spiga se juntando novamente a high society! Essa rua é uma das mais cobiçadas do mundo inteiro, pois hábita somente produtos e conteúdos de alta qualidade e glamour. O ambiente foi fundamental para a fusão da tradição e da modernidade em um único espaço.

Não só as peças artesanais ganharam os olhos da freguesia, a estética do local também tinha sua peculiaridade. A limpeza da fachada, as informações bem dispostas e nada poluídas traziam sensação de aconchego e sofisticação. Para uma marca que já havia sido adotada pela família real italiana, esse era somente o retorno ao trono merecido.

Modernidade na Prada – Anos 1980

Pajaris

Certamente a ideais da Prada não veio em vão. Uma das criações mais geniais foi sobretudo a confecção da bolsa Prada. Seu designer simples e básico veio para quebrar com o padrão espalhafatoso de antigamente e mostrar e menos é mais e com isso todas as mulheres estariam recebendo o toque de elegância necessários do look do dia.

Feitas, acima de tudo, na base do couro, essas bolsas se popularizaram de tal maneira que se tornou luxo puro nos guarda roupas e mãos de quase todas as consumidoras. O lançamento foi de fato um sucesso e até hoje o símbolo de ter uma bolsa Prada é equivalente ao poder em sua pura e soberana essência.

Recepção da crítica

Cansei e Vendi

O ano de 1986 foi “O Ano” da ascensão da marca. Com as críticas lá em cima falando super bem da empresa e das criações houve por fim a internacionalização da Prada. Várias cidades receberam afinal uma das filiais com os produtos tão cobiçados pela população de luxo.

Nova York, Paris, Madri, Londres, Tóquio foram as primeiras felizardas durante o processo de proliferação da marca. Eventualmente cada centro urbano começou a se deparar com uma loja e assim tomando conhecimento dos produtos feitas para atender a família real.

Já em 1988, para fechar com chave de ouro e arrebatar para sempre o coração da mídia e dos clientes, a dona da Prada, Miuccia, trouxe um super coleção inovadora as passarelas e parou completamente o mundo da moda. As modelos vestiam verdadeiras obras primas que visavam exaltar a mulher intelectual pronta para conquistar o mundo.

Prada e a mulher

A marca Prada não só estilo e simbolismos vazios. Se parar para fazer uma retrospectiva desde a fundação da empresa é possível notar uma verdadeira ascensão feminina. A exploração do corpo da mulher veio abaixo com as exposições e o intelecto passou a ser o centro da atenção para uma verdadeira mulher.

Além do mais, antes da chega de Miuccia na administração, anos antes tivemos outra mulher importante na direção. Luisa Prada teve que entrar a frente da empresa, pois designer das bolsas havia falecido. Sendo assim, o resultado foi 20 anos de sua presença a frente da loja mantendo sobretudo a excelência dos seus produtos.

Produtos de luxo da Prada

G1

A ideia sempre foi a criação de bolsas e malas com qualidades únicas na região. Mas, com o tempo, vários outros acessórios ganharam a as prateleiras das lojas e estão atualmente nos pés, nos corpos, na cabeça, na mãos de muitas clientes de luxo.

Bolsa da Prada

B9

Somam-se hoje em dia cerca de 4 linhas de bolsas de sucesso no mercado. A primeira de todas foi sobretudo a criação da Bolsa Prada Saffiano onde a sua principal característica está nos desenhos diagonais e na textura feira completamente a mão e em máquinas de costuras especialíssimas.

Posteriormente, o lançamento mais inovador foi a bolsa feita a partir do material de nylon. Elas foram bem recepcionadas no mercado devido o seu designer e por ser facilmente higienizada pela mulherada. O mais interessante é que a matéria prima era a mesma usada nas tendas do exército. Ou seja, mais uma prova de resistência e durabilidade.

Óculos Prada

Pinterest

Logo depois de muitos anos de lançamento da loja, já nos anos 2000, a primeira linha de acessórios, extra ao que existia na loja, começarem a ser fabricados e lançadas. O óculos de sol foi um outro sucesso de oferta para a empresa. Armações com a marca Prada ganharam os rostos das mulheres e trouxeram mais uma opção de combinação para o look.

Sapatos Prada

Metrópolis

Enfim chegamos na parte que atraia os olhares de quase todas as consumidoras do mundo. Um sapato chique e elegante diz e muito sobre uma mulher e a Prada soube bem aproveitar essa deixa. O impacto positivo na sociedade foi tanto que o item se tornou a cara da marca e desde então altamente procurada por diversos tipos de clientes.

O lançamento da linha completa feita por Miuccia deu-se no ano de 1979 e não parou de confeccionar. Hoje várias linhas já somam a história da empresa e continuam sendo bem recepcionadas. Basta dar uma olhadinha nos produtos e na peculiaridade de cada sapata para ver e entender para o que a Prada chegou a o mercado e como tem se mantido.

Roupas

Folha de São Paulo

Como destacamos anteriormente as roupas são a cisão, a quebra e a ascensão das mulheres na administração. Em 1988, Miuccia veio salvar a reputação da loja e trazer estilos de roupas mais ousadas e focadas na mulher elegante e futurista. A modernidade bateu forte a porta da empresa e a dona abriu e ganhou os holofotes do mundo da moda.

Perfumes

Sephora

Por fim, os perfumes também foram produtos que se instalaram nas prateleiras das grifes para ficar. Para quem se aventurar em umas das lojas Prada saiba que é possível sair de lá pronta para qualquer ocasião, sem precisar se deslocar para achar produtos únicos e personalizados.

Enfim, leia mais sobre marcas e mulheres da moda em Costanza Pascolato – Quem é, história e importância para a moda

Fontes: Etiqueta Única, Etiqueta Única 2, Farfetch, Academia do Importador,

Fontes de imagens: Glamurama, Tatler, Etiqueta Única, Pajaris, Cansei e Vendi, Etiqueta Única 2, G1, B9, Pinterest, Metrópolis, Folha de São Paulo, Sephora, Dudu Gontijo


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários