Moda

Sandália transparente – Dicas de como usar a tendência + inspirações

A sandália transparente foi sucesso na década de 1990 e agora voltou com tudo e promete ser o objeto de desejo de todas as fashionistas.

Atualizado em 28/09/2020

Só quem viveu nos anos 90 sabe o que foi a sensação das sandálias transparentes. Todo mundo tinha ou queria ter um tamanco ou sandália de plástico. Apesar de oferecer um visual mais livre e sofisticado, a sandália transparente não era um calçado confortável. Além do pé ficar “sambando” dentro do sapato, o que mais incomodava era o fato de suar muito, ficando embaçado. Contudo, hoje a tendência voltou com tudo e com uma repaginada que promete aliar estilo com conforto.

Então, diretamente da década de 1990 e anos 200, a sandália transparente foi ressuscitada e promete ser a sensação das próximas temporadas. Ela chegou com tudo e conquistou o coração dos fashionistas, adentrando o street style e se adaptando aos mais variados estilos.

Muita gente ainda pode torcer o nariz para a sandália transparente, mas o fato é que esse calçado pode ser muito estiloso e versátil, com o benefício de alongar a silhueta. Sendo assim, a proposta da nova sandália transparente é trazer elegância e delicadeza aos pés, se tornando o objeto de desejo de todas fashionistas.

Por isso, hoje iremos compartilhar dicas de moda para incluir a sandália transparente nas suas composições de look. Não se preocupe, se você ainda tem receio quanto a essa tendência, pode começar aos poucos, já que o sapato voltou totalmente repaginado, tendo opções para todos os gostos.

Sandália transparente tendência

Galeria da Ilha

A sandália transparente é caracterizada por ter um acabamento “invisível”, que pode ser na correia, nas tiras ou no salto. Esse tipo de sapato apareceu a primeira vez na década de 1990, mas no começo não agradou a todos. Isso por ser um tanto quanto desconfortável, já que o plástico causava muito suor, deixava o sapato escorregadio e embaçado. Mas mesmo assim, acabou se tornando uma tendência muito usada na época e no começo dos anos 2000.

Quando ela saiu de moda, muita gente agradeceu, mas o fato é que essa tendência voltou com tudo agora e já conquistou o seu lugar no armário das fashionista. Felizmente, agora o calçado veio pensado em oferecer além de beleza e elegância, conforto aos pés femininos.

Hoje o acabamento transparente aparece em diversos modelos de calçados, desde sandálias rasteirinhas, até scarpins, sapatilhas, oxfords e botas. Os modelos variam entre salto quadrado, fino, anabela e outros. Os materiais principais são o plástico e o vinil e podem ser totalmente transparentes ou apenas com recortes, o que é uma ótima opção para quem ainda não tem certeza quanto a moda da transparência.

Sendo assim, a versatilidade é um dos principais diferencias da volta da tendência. Com todas essas variações,  a sandália transparente pode ser usada em todos os estilos, desde o street style até o clássico e sofisticado.

Como usar sandália transparente

O legal dos calçados transparentes é a possibilidade de alongar a silhueta, além de serem muito versáteis. Isso mesmo, esse tipo de sapato combina com todo estilo, tons de roupas e acessórios e ocasião. Por isso reunimos algumas dicas para usar a sandália transparente nos seus looks de acordo com cada estilo.

Mas, antes de mais nada, é importante dizer que essa tendência pode não agradar a todos de primeiro. Então, se você ainda tem receito quanto a moda da sandália transparente, mas não quer ficar de fora, a primeira dica é começar aos poucos para se acostumar com a transparência. Sendo assim, aposte em sapatilhas e rasteirinhas com detalhes transparentes, que além de serem mais confortáveis são menos chamativas.

Estilo clássico

Purepeople

Para quem acha que a sandália transparente não combina com um visual clássico, está muito enganado. Pode ser um estilo difícil de adaptar tendências modernas, mas não é impossível. Sendo assim, o ideal é combinar peças tradicionais, como saia lápis, calça de alfaiataria e blazer. Opte por cores mais abertas, que mesmo com a transparência do sapato ainda irá manter a sobriedade do look, ao mesmo tempo que traz nuances modernas. Além disso, o truque é deixar o pé do peito a mostra, quanto mais pele visível, maior será a silhueta.

Básico com estilo

Pinterest

O básico nunca erra, mas dá para inovar e trazer mais modernidade ao look. Para isso a sandália transparente é perfeita. Opte por modelos com tiras grossas no peito do pé, que além de serem mais confortáveis combinam bem com peças mais simples e despretensiosas. Você pode optar por uma saia midi e uma blusa simples, lisa e com cores neutras e apostar em acessórios utilitários para trazer ainda mais charme ao look. Essa dica vale também para o trabalho, a transparência aliada com calça e blazer não tem como errar.

Moderno

Pinterest

A sandália transparente já é um item moderno, e que combina muito bem com outras peças do mesmo estilo. Sendo assim, a dica é investir em looks todo preto ou cores escuras, e um mix de tecidos. Calças pantalona, com cintura marcada e modelos volumosos, ou de couro vão muito bem com blusas assimétricas e com estampas modernas. Alie isso com um sapato todo transparente ou com recortes pretos e irá arrasar.

Dia a dia

Sandália transparente - Dicas de como usar a tendência + inspirações
Pinterest

Não só em ocasiões especais e formais que a sandália transparente transforma o look. No dia a dia não poderia faltar a tendência do momento. Então dá sim pra incluir a sandália transparente em composições básicas para o cotidiano. Você pode usar macaquinhos, vestidos fluidos e até short jeans e camiseta com uma rasteirinha transparente, uma sandália de salto mais baixo ou até mesmo um oxford com detalhes transparentes.

Famosas que já aderiram a tendência

A volta de uma tendência como essa deve muito aos ícones fashions que começam a usá-la, e com a sandália transparente não foi diferente. Confira algumas das famosas que já estão usando sapatos com transparência.

Rihanna

Fashionismo

Kylie Jenner

Fashionismo

Gisele Bündchen

Sandália transparente - Dicas de como usar a tendência + inspirações
Fashionismo

Kendall Jenner

Fashionismo

Kim Kardashian

Fashionismo

Inspirações de look com sandália transparente

Enfim, para finalizar, reunimos alguns looks com sandália transparente para você se inspirar e arrasar.

 

E então, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também como usar paetê.

Fontes: Fashionismo Odete Lis Roma News Meninas e Sapatos Paraíso Feminino

Imagem destacada: Via Luxo

Imagens: Galeria da Ilha Fashionismo Purepeople Pinterest