Para quem começou usar agora ou tem curiosidade de experimentar, é importante saber que existem diversas dobras do coletor menstrual. Desse modo, você precisa descobrir qual tipo de dobra é ideal para seu corpo. Isso é importante, pois, ao dobrar o coletor corretamente ele ficará menor, consequentemente mais fácil de inserir.
E objetivo ao dobrar o coletor menstrual corretamente é para que se forme um vácuo. Dessa forma, vai evitar qualquer vazamento, proporcionando mais conforto e tranquilidade por até 12 horas. Sendo assim, cada tipo de dobra tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, tem dobras que funcionam para umas pessoas e nem tanto para outras.
A mais famosa por exemplo é a origami, mas diamante também é muito boa pois diminui o tamanho do coletor na hora de colocar. Por isso é importante conhecer e ir testando os vários tipos de dobras para encontrar o que melhor se adapta ao seu corpo e suas características. Então, hoje iremos apresentar 15 tipos de dobras do coletor para você conhecer e escolher a melhor no seu caso.
15 dobras do coletor menstrual para testar:
1 – Dobra C
Uma das mais dobras de coletor mais populares e também uma das mais simples é a dobra em C. Então, para fazê-la, basta dobrar o coletor imitando a letra C.
2 – Dobra S
Começando com as mais simples, temos também a dobra em S. Dessa forma, basta formar um S com o seu coletor, fazendo justamente o contrário da dobra C.
3 – Dobra E
Outro tipo de dobra do coletor menstrual que é bem fácil de fazer é a dobra E. Dessa forma, para fazê-la você vai fazer como na dobra C. No entanto, em vez de uma, faça duas dobras, formando a letra E.
4 – Dobra Lábia
Formando uma pinça com os dedos, aperte o coletor enquanto segura uma parte da dobra para fora. Por fim, envolva essa parte fechando-a. Assim, você terá a dobra lábia.
5 – Lábia Bellis
Como o próprio nome já indica, ela se parece muito com a dobra lábia, porém com um diferencial. Então, fazendo novamente uma pinça com os dedos, aperte o coletor, e ao invés de colocar para dentro, mantenha para fora e aperte, para formar a dobra lábia Bellis.
6 – Caracol
Se você quer uma dobra do coletor menstrual que o deixe bem pequeno, a dobra caracol é a ideal. Dessa forma, basta apertar seu coletor enrolando para dentro, formando um caracol.
7 – Dobra Triângulo
A dobra triângulo é uma das mais fáceis para visualizar se o copinho foi aberto corretamente dentro do canal vaginal. Então, para fazê-la, você irá juntar a extremidade superior com a inferir de lado contrário, desse modo dobre no final do coletor, formando uma espécie de triângulo.
8 – Dobra Clave de Sol
Essa outra dobra de coletor menstrual também ajuda na hora de inserir, porque diminui o seu tamanho. Você só precisa apertar a extremidade superior rumo a inferior e dobrar uma segunda vez para ficar como no exemplo da imagem acima.
9 – Dobra 7
Uma das dobras do coletor menstrual mais simples é a dobra 7. Em suma, junte a extremidade superior com a inferior do lado contrário, formando então o número 7.
10 – Dobra 7 duplo
Mais conhecia como dobra tulipa, essa também é muito fácil de fazer. Sendo assim, repita o mesmo que você fez na dobra 7. No entanto, faça dos dois lados do coletor menstrual, de forma simétrica.
11 – Diamante
Apesar de ser bem popular, a dobra diamante é um pouco mais difícil de fazer. Primeiramente, você precisa dobrar o coletor menstrual no sentido vertical, na sua direção, formando um círculo. Por fim, dobre as laterais do círculo, formando um diamante.
12 – Meio Diamante
Aliás, se você quiser que o coletor menstrual fique ainda menor, essa versão da dobra diamante é ainda melhor. Desse modo, repita os mesmos paços da dobra diamante. No entanto, repita o último passo.
13 – Dobras do coletor menstrual: Origami
Uma das dobras do coletor menstrual mais famosas, a dobra origami é feita empurrando a borda do copo no centro. Até chegar à dobra oposta. Por fim, dobre as sobras uma por cima da outra, formando um botão de rosa.
14 – Dobra Meio Punch Down ou Dobra para Baixo ao meio
Para fazer a dobra para Baixo ao meio primeiramente aperte o meio do coletor, em seguida, afunde o dedo e por fim aperte as duas extremidades. Desse modo você terá uma dobra pequena que facilita demais na hora de inserir o coletor.
15 – Dobra Punch Down ou Dobra para Baixo
Por fim, temos a dobra Punch Down, uma das preferidas das mulheres. Pois, o coletor menstrual fica bem pequeno, facilitando a inserção mais profundamente no canal vaginal, antes que ele se abra. Então, para fazê-la, empurre um dos lados da borda do coletor menstrual até o fundo, e o segure nessa posição e está pronta para inserir.
Como escolher sua dobra de coletor menstrual
Como vimos até aqui existem diversas opções de dobras de coletor menstrual. Desse modo aumenta as possibilidades de como inserir, além é claro de poder ter uma que se encaixa para cada mulher. Elas servem para facilitar na hora colocar o coletor e criar o vácuo necessário. Lembrando que nem todas funcionam para todos mulheres.
Então, qual a melhor dobra para o coletor menstrual? Isso depende de cada mulher, para algumas vai ser a origami, outras preferem a dobra C ou S e assim por diante. Para saber qual a sua dobra ideal, você terá que testar várias dessas opções até encontrar a mais fácil, para inserir e retirar, e claro que não cause desconforto. Desse modo, durante o período de adaptação, observe qual irá incomodar menos e também a mais fácil de manusear.
Outra dúvida nesse caso é qual a posição correta do coletor menstrual? Importante ressaltar, que além de inserir com facilidade, é imprescindível que o coletor abra corretamente dentro do canal vaginal. Então, a posição correta é a que o corretor fique completamente aberto e com vácuo para não vazar o sangue. Se isso não acontecer, então você deverá tentar outras opções de dobras.
Como inserir o coletor menstrual
Enfim, agora que já conhecemos os principais tipos de dobras do coletor menstrual, a dúvida que fica é como colocar o coletor. Inclusive, temos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de colocar o coletor.
Basicamente, basta escolher a dobra e segurar, estar em um posição confortável e relaxada, e então inserir delicadamente no canal vaginal e soltar a dobra, para que ela abra e faça o vácuo. Confira o vídeo abaixo explicando o passo a passo:
LEIA MAIS:
7 dicas de como usar o disco menstrual e seus benefícios
Fontes: Korui Dicas de Mulher