Listas

16 dúvidas sobre o coletor menstrual que toda mulher tem

Você já usa ou já considerou usar o coletor menstrual? Confira tudo que você precisa saber sobre essa opção de recolher a menstruação.

Absorventes não mais. Pelo menos para muitas mulheres. Isso porque o coletor menstrual vem como uma nova opção para recolher o sangue menstrual de uma forma muito mais higiênica e sustentável. E apesar de ter se popularizado recentemente, essa invenção existe há mais de 7o anos.

O coletor menstrual nada mais é do que um copo de silicone maleável que serve para armazenar a menstruação para descarte posterior. Ele é inserido dentro da vagina, e por mais que cause certa estranheza em muitas mulheres, oferece mais segurança para a mulher nesses dias. Aliás, existem diversos tamanhos e marcas de coletor, e por isso alguns modos diferentes de colocar.

No entanto, quem usa garante que o acessório é muito confortável e cheio de vantagens. Além de substituir os tradicionais absorventes, ele é muito mais prático. Isso porque tem um tempo de vida maior e pode ser reutilizado, evitando o descarte de absorventes no meio ambiente e tem uma capacidade maior de armazenamento. Bem como oferece muito mais liberdade para as mulheres, que podem fazer diversas atividades sem medo de vazar sangue.

Mas apesar disso, muita gente ainda tem medo do coletor menstrual, da forma que ele fica no corpo, se pode ou não trazer problemas à usuária e assim por diante. Para ajudar a sanar todas essas dúvidas e quebrar todo o preconceito do coletor menstrual o Área de Mulher trás a resposta para umas perguntas sobre coletor menstrual.

Aproveite para entender se perfume íntimo feminino faz mal. 

Principais dúvidas sobre o coletor menstrual

1. Como se utiliza o coletor menstrual?

Essa é a principal dúvida de todas mulheres que tem curiosidade em usar o coletor menstrual. Para colocar não é tão difícil quanto possa parecer. Primeiramente você irá dobrar a borda do coletor da forma que for introduzi-lo na vagina em direção ao ânus, assim como o absorvente interno. Desse modo, forma-se um vácuo interno que irá ajudar na fixação e vedação do coletor.

O ideal é procurar uma posição adequada para colocar e ser mais confortável, por exemplo, deitada, sentada, de cócoras ou com um dos pés apoiado. Além disso, nas primeiras vezes, pode ser interessante usar um pouco de lubrificante à base de água para colocar o coletor. Por fim, se o encaixe estiver correto, ele faz um barulhinho e se abre.

2. Como escolher o tamanho certo?

Viu só como é fácil colocar o coletor, agora a questão é qual o tamanho adequado. Então, basicamente existem dois tamanhos de coletor no mercado. Sendo o primeiro indicado para mulheres que já tiveram filhos e o segundo para as que não tiveram um parto. Desse modo, procure na embalagem a especificação que se encaixa no seu caso.

3. Quem não pode usar coletor menstrual?

Mas afinal, tem alguma especificidade que impede a mulher de usar o coletor? Não, o coletor pode ser usado por qualquer mulher. No entanto, no caso de mulheres virgens, existe o risco de romper o hímen, uma vez que o coletor é inserido na vagina. Além disso, em casos de alterações anatômicas, tais como septos vaginais ou alterações no colo do útero, pode resultar em um desconforto ou até dor na hora de colocar o coletor.

4. De quanto em quanto tempo precisa ser esvaziado?

Outra dúvida pertinente. Então, para manter a higiene e segurança no uso do coletor, a recomendação é retirar, esvaziar e higienizar a cada 6 a 12 horas. O tempo exato depende da intensidade do fluxo de cada mulher, podendo ser mais ou menos. Por exemplo, mulheres com o fluxo leve, pode ficar mais horas usando o coletor.

5. Por que o coletor vaza?

O vazamento pode ser comum em mulheres quem tem o fluxo muito intenso devido a incompatibilidade com o tamanho do coletor. Sendo assim, a recomendação é testar em casa, para evitar esse tipo de ocorrência. Além disso, uma dica para evitar que vazamentos ocorram, é retirar com menos tempo nas primeiras vezes para entender a frequência ideal para o seu caso.

6. E como higienizar o coletor menstrual?

Muito simples. Para manter seu coletor menstrual limpo durante o uso, basta lavá-lo com água e sabão neutro. Você pode fazer isso com uma esponjinha na pia ou até no chuveiro, enquanto toma banho. Após o período menstrual, para armazenar para usar no mês seguinte é indicado fervê-lo. Lembrando que a higienização do coletor é fundamental para evitar possíveis infeções.

7. Vou ficar com cheiro forte?

Não exatamente. Assim como no caso dos absorventes, a mulher percebe o cheiro da menstruação na hora de se limpar. No entanto, como não há contato do sangue com algodão ou com oxigênio, o odor é bem menos intenso no caso dos coletores menstruais.

8. Quanto tempo o coletor menstrual costuma durar?

Como dito anteriormente, o coletor tem uma excelente duração. Para se ter uma ideia, um único copinho, se usado corretamente, higienizado como se deve, pode durar de 5 a 10 anos. Ou seja, acaba sendo uma forma de economia, pois evita de comprar absorventes todos os meses, além de não afetar o meio ambiente, já que evita o descarte de muitos absorventes.

9. Pode ter relação com o coletor menstrual?

Poder pode, porém não é indicado, pelo menos a penetração. Isso porque durante a penetração o coletor pode ser empurrado para o fundo da vagina e ser uma sensação desconfortável. Além disso, a haste para remover o acessório, mesmo sendo maleável, pode acabar incomodando o parceiro. Contudo, para sexo oral pode funcionar muito bem, já que não vaza (quando colocado corretamente).

10. Pode tomar banho de piscina?

Sim, essa é uma das principais vantagens do copinho coletor, a liberdade para fazer diversas atividades sem medo. Nunca mais adiar coisas como malhar, nadar, correr por causa da menstruação. Mas atenção, no caso de fluxo mais intenso, a recomendação é procurar atividades de menor impacto, mas banho de piscina está mais do que liberado.

11. É normal sentir a ponta do coletor menstrual?

Depende, geralmente, para mulheres que já estão acostumadas com o copinho ele não machuca, nem causa incômodo. No entanto, nos três primeiros ciclos usando o coletor, ainda na fase de adaptação, pode que algumas mulheres sintam o coletor causando algum desconforto.

12. É normal sentir cólica com o coletor menstrual?

A cólica independe do uso de coletor ou absorvente, por exemplo. Portanto, o coletor não causa nem interfere na cólica, que é um dos sintomas da menstruação. Mas se estiver sentindo cólicas muito intensas, a recomendação é procurar um ginecologista para avaliar o caso.

13. É perigoso usar coletor menstrual?

De modo geral não, pois o coletor menstrual é muito seguro e oferece baixo risco. Aliás, o principal risco é de infecções por falta de higiene. Ou seja, usando da forma correta, retirando no momento certo, higienizando e guardando de acordo com as recomendações do fabricante, não tem com o que se preocupar.

No caso de mulheres que têm alergia a componentes de látex ou silicone, é importante se atentar a composição do coletor que escolher. Então, caso sinta alguma irritação ou problema na região devido ao uso, deve-se procurar um ginecologista e informar do problema e mostrar o coletor.

14. Posso ter alguma doença por causa do coletor menstrual?

No caso da candidíase, se a mulher tiver pré-disposição e não fizer a higienização correta do coletor menstrual é possível que o problema apareça ou se agrave. Mas isso porque os fungos que a causam adoram umidade e calor e seriam ativados também em outras situações, como no caso de uma mulher que passe muito tempo com um biquíni molhado, por exemplo.

15. O que acontece se esquecer de tirar o coletor menstrual?

Não é impossível de acontecer, mas isso não é ideal. Caso o acessório permaneça no corpo por mais tempo do que o recomendado, primeiro, pode resultar em vazamentos, mas além disso, aumenta o risco de proliferação de bactérias que podem causar infecções. 

16. Qual é o preço de um coletor menstrual?

Enfim, agora que você já tirou suas dúvidas sobre o copinho e quer experimentar, fique sabendo que você pode encontrar coletores menstruais de várias marcas, com valores que variam entre R$ 70,00 e R$ 150,00. Aliás, dependendo do coletor, pode vir um kit com duas unidades. Apesar de parecer um preço considerável, lembre-se que ele vai durar muito tempo, a longo prazo vai ser mais barato que os tradicionais absorventes.

LEIA MAIS:

Conheça a calcinha à prova de menstruação

15 possíveis dobras do coletor menstrual para você escolher

Como usar coletor menstrual em 12 passos simples

7 dicas de como usar o disco menstrual e seus benefícios

Riscos do absorvente interno: dúvidas, cuidados e perigos

7 tipos de absorvente e como usar cada um deles

Fonte: Drauzio Viva Bem Minha Vida Correio Brasiliense

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você