Curiosidades

7 dicas de como usar o disco menstrual e seus benefícios

O disco menstrual vem conquistando muitas mulheres por proporcionar mais liberdade e praticidade durante o período menstrual.

Com o avanço da tecnologia e dos produtos vendidos pelas indústrias, as mulheres contam com novos recursos e muito mais práticos para cuidar da região íntima durante a menstruação. Por exemplo, coletores, calcinhas absorventes e o disco menstrual.

Enfim, esses recursos vêm conquistando cada vez mais o mundo feminino, que estão substituindo os desconfortáveis e tradicionais absorventes descartáveis.

Ademais, o disco menstrual consiste em um coletor no formato de disco, que vem sendo um dos mais queridinhos por apresentar benefícios em seu uso. Tais como, a possibilidade de ter relações sexuais com penetração durante o seu uso. Logo, ele garante mais liberdade e conforto durante a menstruação.

Em suma, esse disco pode ser utilizado por até 3 anos se for bem cuidado e higienizado. Geralmente, ele pode apresentar uma capacidade de até 60 ml, podendo ser utilizado por até 12 horas com conforto e proteção garantida.

Principais dúvidas sobre o disco menstrual

1- O que é o disco menstrual?

Disco menstrual: 7 dicas sobre como usar e seus benefícios
Vix

Em suma, o disco menstrual é um acessório para ser utilizado durante a menstruação, e consiste em uma espécie de coletor no formato de disco. Ademais, ele é feito de silicone médico hipoalergênico e serve como um recurso de barreira que substitui com segurança os absorventes descartáveis.

Além disso, ele é bastante semelhante ao coletor menstrual. No entanto, apresentam diferenças no formato e em algumas funções. Enfim, ele apresenta um formato oval e discreto, que é colocado no canal vaginal, se encaixando próximo ao útero. E, diferentemente do coletor menstrual, ele não necessita de vácuo para o posicionamento correto.

2- Coletor menstrual e disco menstrual é a mesma coisa?

Inciclo

O disco menstrual e o coletor menstrual apresentam funções semelhantes, que é funcionar como uma barreira protetora para que não vaze o sangue. Além disso, buscam também garantir conforto para as mulheres, fugindo dos absorventes tradicionais, que geram grande incômodo.

Entretanto, eles apresentam algumas diferenças em formato e benefícios. Por exemplo, o coletor menstrual possui o formato de um copo, já o disco menstrual possui o formato oval, mais largo e com menor altura. Desse modo, o disco mantém o canal vaginal livre durante o uso. Isto é, com ele, diferentemente do coletor, é possível ter relações sexuais com penetração.

3- Pode ser usado como um diafragma?

Uol

A princípio, o diafragma consiste em um anel flexível, fabricado em borracha, semelhante a uma camisinha. E, seu objetivo é impedir que ocorra a fecundação. Isto é, ele impede a chegada dos espermatozoides ao útero.

Desse modo, eles precisam ser inseridos entre 15 a 30 minutos antes da relação, e retirado após 12 horas. Ademais, o disco menstrual não serve para substituir o diafragma. Pois, ele não funciona como método contraceptivo e não previne o contágio de DSTs.

Portanto, utilizar o disco não inibe a necessidade do uso do preservativo durante as relações.

4- Qual o tempo de utilização e sua capacidade?

Violeta Cup

O disco menstrual, devido a sua composição, pode ser reutilizado por até 3 anos, desde que seja bem cuidado e higienizado. Desse modo, é benéfico por diminuir suas despesas com absorventes descartáveis, e também diminui a quantidade de lixo descartada no meio ambiente.

Ademais, o disco apresenta capacidade de 49ml a 60 ml. E, pode ser utilizado por até 12 horas, mantendo muito conforto, liberdade e sem exalar o odor característico da menstruação.

5- Como ele é colocado e retirado?

Disco menstrual: 7 dicas sobre como usar e seus benefícios
Pajaris

Para inserir o disco menstrual é bastante simples e fácil. Logo, basta seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Primeiramente, utilize o polegar e o indicador para apertar as laterais da borda, até que ele fique no formato de um oito.
  • 2: Em seguida, insira a borda mais larga em seu canal vaginal e use o dedo indicador para empurrá-lo para dentro.
  • 3: Por fim, dobre a borda frontal atrás do osso pélvico para posicioná-lo corretamente.

Por outro lado, para retirá-lo também é bastante simples. Confira o passo a passo:

  • Passo 1: Insira o dedo indicador no canal vaginal e enganche-o por trás da borda frontal do disco.
  • 2: Puxe cuidadosamente para o lado de fora do canal vaginal. E, mantenha sempre na horizontal, para evitar que o sangue derrame.
  • 3: Pronto, seu disco já foi retirado, e agora deve ser feito a sua higienização. Desse modo, poderá ser reutilizado outras vezes com segurança.

6- Quais as vantagens do disco menstrual?

Uol

O disco menstrual apresenta diversas vantagens em seu uso. A princípio, destaca-se o fato de não precisar de vácuo para ele ser bem posicionado. Ademais, para utilizá-lo não será necessário aprender a fazer dobras para colocar e retirar como no caso do coletor menstrual.

Além disso, o disco é reutilizável, podendo ser utilizado por até 3 anos, se for bem higienizado. E, isso contribui para diminuir gastos com absorventes descartáveis e também diminuir a poluição no meio ambiente.

No entanto, algo que chama bastante atenção é a possibilidade de ter relações sexuais com penetração utilizando o disco. Visto que, o seu formato mantém o canal vaginal livre, permitindo o sexo sem que haja sangue no meio.

Além disso, muitas mulheres ficam mais excitadas durante a menstruação, e a lubrificação se intensifica, tornando o ato mais prazeroso. Logo, o disco auxilia contendo o sangue e possibilitando uma relação com total conforto e liberdade.

Da mesma forma, também é possível fazer xixi quando estiver utilizando o disco menstrual, sem a necessidade de retirá-lo. Pois, o xixi sai por outro canal, não interferindo em nada. E também, é possível dormir, ir à praia, entrar no mar e realizar atividades físicas com o disco sem se preocupar com vazamentos.

Por fim, é possível utilizar o disco mesmo que você já tenha o método anticoncepcional DIU. Visto que, o DIU é posicionado dentro do útero, e o disco em volta do colo do útero. Logo, você só precisa ter cuidado ao retirar o disco.

7- Como higienizar e guardar?

Korui

O disco menstrual é feito com silicone médico hipoalergênico, e é aprovado pela Anvisa. Por isso, seu uso é super seguro. Ademais, ele deixa a sua vulva seca e sem umidade, diminuindo os riscos de proliferação de fungos e bactérias, e a ocorrência de infecções. No entanto, é imprescindível que você realize a higienização correta do produto.

Em suma, o disco pode ser utilizado por 12 horas. Mas, ao ser retirado do canal vaginal é preciso que você o esvazie e lave com água e sabão neutro, depois o seque bem. Além disso, ele deve ser fervido por cerca de 3 minutos, todo início e final do ciclo menstrual para que seja esterilizado.

Por fim, para poder guardá-lo, você deve secar bem e colocar em uma bolsinha respirável, de preferência de algodão. E, evite guardar em locais abafados, pois ele precisa de ventilação para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Mitos sobre o uso do disco menstrual

Disco menstrual: 7 dicas sobre como usar e seus benefícios
Terra

O disco menstrual alarga o canal vaginal:

É um mito, pois o canal vaginal é extremamente elástico e enrugado por dentro, para poder se expandir. Logo, o disco menstrual não conseguiria alargar o canal. Ademais, a vagina se expande em momentos como o sexo e o parto. No entanto, ela sempre retorna ao seu tamanho e formado original.

Ele pode ficar preso dentro da vagina:

É um mito, mas que causa grande medo em algumas mulheres. Pois, elas acreditam que o disco menstrual pode sumir ou ficar “navegando” pelo seu corpo. Entretanto, isso não ocorre, pois normalmente o canal vaginal possui de 7 a 10 cm. Logo, é possível alcançar com os dedos qualquer objeto de uso interno.

Disco menstrual pode dar cólica:

É um mito. Pois, as cólicas menstruais estão diretamente ligadas às contrações do útero. Visto que, o útero se contrai para expelir o sangue menstrual. Portanto, o disco menstrual não interfere em nada disso.

Há contraindicações?

Inciclo

Não existem contraindicações para o uso do disco menstrual. Visto que, ele apresenta inúmeros benefícios e seu uso é bastante seguro.

No entanto, mulheres que nunca tiveram relações sexuais devem evitar usá-lo. Pois, o coletor pode romper o hímen. Por outro lado, é imprudente também utilizar nos primeiros dias após dar à luz.

Portanto, em caso de dúvidas sobre o disco menstrual, consulte um ginecologista.

Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto  em: Absorventes sustentáveis – Importância, benefícios + 4 opções.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você