Saúde

Colo do útero fechado: descubra o que é e para que serve

O colo do útero fechado nem sempre indica gravidez. Esse estado também pode ser sinal de que a mulher não está ovulando.

Ter o colo do útero fechado nem sempre é sinal de gravidez. O fato do útero se encontrar nessa condição também indica que a mulher não está ovulando.

O colo do útero faz parte do aparelho reprodutivo da mulher e está localizado na parte inferior do útero, em contato direto com a vagina. 

Ele é composto por uma abertura central que recebe o nome de canal cervical.

Esse canal é responsável por ligar a vagina e o útero e pode se encontrar de duas formas: aberto ou fechado.

Durante a gravidez, as condições do útero exercem total influência no parto, já que se o órgão estiver passando por problemas poderá se abrir mais cedo e antecipar o parto.

Outra situação em que o colo do útero pode estar aberto é durante o período menstrual.

Ele se abre para que o fluxo menstrual possa ser liberado todos os meses.

Acompanhe este artigo até o fim e esclareça suas dúvidas a respeito do colo do útero fechado. 

Qual é a função do colo do útero?

Colo do útero fechado: descubra o que é e para o que serve

Em primeiro lugar, para começarmos a falar sobre o colo do útero fechado, precisamos falar sobre a função do colo uterino.

O colo do útero é parte muito importante do aparelho reprodutivo feminino, pois é responsável por proteger o órgão de elementos ou corpos estranhos que possam vir a provocar doenças.

Fazer consultas regulares com o ginecologista é muito importante para que se possa verificar o estado de saúde do útero e, em caso de alguma doença, que ela seja tratada ainda em estágio inicial de desenvolvimento.

O colo do útero é uma importante barreira protetora, especialmente quando a mulher está grávida.

Colo uterino aberto durante o ciclo menstrual

Durante o ciclo menstrual o colo do útero está aberto para que a menstruação possa ser expulsa do corpo, portanto, nesse período o órgão está mais frágil e suscetível a contaminações por fungos e bactérias.

Nesse período as “portas estão abertas” e todo cuidado é pouco, especialmente para mulheres que pretendem fazer sexo durante o ciclo.

Por isso é tão importante usar preservativos durante o sexo no período menstrual.

Qual a função do colo do útero na gravidez?

No decorrer da gravidez o colo do útero fica fechado.

Durante a gestação o colo uterino atua como protetor do feto, ou seja, ele encontra-se em estado mais firme a fim de lacrar a saída e assim impossibilitar que o bebê saia antes do tempo.

Durante os exames pré-natais o médico acompanhará todo o desenvolvimento do feto e o estado atual do colo do útero.

E caso, o fechamento esteja ocorrendo de forma inadequada, o médico poderá tomar medidas que visem proteger o bebê e, consequentemente, evitar um aborto.

Quando a mulher entra em trabalho de parto, em condições normais, a abertura do colo do útero relaxa e se dilata para facilitar a passagem do bebê.

É como se o tampão se abrisse para o nascimento da criança.

Qual é o tamanho do colo durante a gestação?

Colo do útero fechado: descubra o que é e para o que serve

Quando falamos de gravidez muitos aspectos não são exatos, pois podem variar de mulher para mulher.

Então, considerando essas variações, durante a gestação o colo do útero pode ter cerca de 9 centímetros de comprimento para 3 de profundidade.

Isso, em se tratando de uma gravidez comum com apenas um bebê.

Na gravidez de gêmeos ou mais bebês, esse tamanho pode ser ainda maior.

Após a gestação e o parto, o colo uterino passa a ter formato de fenda em sua parte externa, além de poder aumentar de tamanho.

Encurtamento do colo

Algumas mulheres têm o colo do útero curto, situação que exige bastante atenção e acompanhamento médico durante a gravidez.

Durante toda a gestação é importante acompanhar se o colo do útero está fechado corretamente, se não existe dilatação antecipada e, também, se o seu comprimento está curto.

Quando o colo encontra-se com o comprimento abaixo do 25mm é preciso que o diagnóstico seja feito em seu estágio inicial sob risco de acontecerem abortos ou nascimentos prematuros.

Nestes casos, o médico pode indicar um procedimento chamado cerclagem, que consiste em realizar uma sutura na região visando manter o colo do útero fechado até a hora correta do parto.

Na 37ª os pontos são retirados, possibilitando que o parto siga seu ciclo normal e o bebê chegue na hora certa.

Colo fechado e sangramento durante a gestação

Sangramentos são sempre uma preocupação durante a gravidez e sempre devem ser acompanhados pelo médico, que tomará as devidas providências a respeito.

Quando o colo do útero está fechado e acontece algum tipo de sangramento, podem ser apenas alguns vasos sanguíneos que foram rompidos no interior do órgão.

Esse sangramento também pode ser o embrião sendo implantado no útero.

Entretanto, não existem “problemas simples” durante a gravidez e todas as ocorrências fora da normalidade devem ser averiguadas pelo obstetra.

Portanto, ao sinal de qualquer sangramento, não espere e corra para o seu médico. 

Como sentir o colo do útero

Normalmente, para verificar se o colo do útero está fechado ou aberto, é preciso estar no consultório médico para que sejam feitas as devidas conferências.

Entretanto, a própria mulher também pode fazer o exame de toque sozinha.

Para isso, esteja com as mãos devidamente esterilizadas, sente-se em um posição confortável onde as pernas possam ficar abertas e a vagina possa ficar relaxa de forma que os dedos possam escorregar pelo canal sem dificuldades.

Depois de preparada a posição, insira o dedo indicador na vagina até que encontre o colo do útero.

Em algumas mulheres pode ser preciso o uso de lubrificantes para facilitar a entrada.

Com a ponta dos dedos será possível sentir se o colo uterino está fechado ou aberto e também, identificar algum incômodo ou dor diante do toque.

Busque ajuda médica imediatamente caso perceba alguma alteração fora do esperado.

Colo do útero se preparando para o parto

Colo do útero fechado: descubra o que é e para o que serve

Quando a hora do parto se aproxima, o colo do útero sofre algumas alterações para que o bebê possa vir ao mundo naturalmente.

Conforme a hora vai se aproximando, o colo do útero começa a ficar relaxado e a dilatar. Isso acontece, normalmente, entre a 37ª e 42ª semana de gestação. 

Algumas semanas antes do parto, o corpo feminino já começa a se preparar para que ocorra a dilatação correta e para que o bebê possa passar pelo canal sem problemas durante o parto.

Agora que você já está por dentro de tudo sobre colo do útero fechado, que tal saber mais sobre a gestação?

Confira também: Pontadas no útero – Principais causas e exames para detectar

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Maura Braun
Maura Braun
7 de julho de 2022 19:47

Adorei esse artigo


Escolhidas para você