Pode fazer xixi com absorvente interno? Dúvidas e dicas sobre o uso

Durante o ciclo menstrual algumas dúvidas surgem. Por exemplo, pode fazer xixi com absorvente interno? Causa algum problema de saúde?

A criação do absorvente interno foi muito importante para as mulheres. Afinal, com ele você pode ir à praia, tomar banho de piscina e até mesmo praticar exercícios físicos durante o período menstrual. No entanto, muitas mulheres ainda têm algumas duvidas quanto ao uso correto. Por exemplo, pode fazer xixi com absorvente interno? A resposta é sim.

Em suma, você precisa tomar certos cuidados ao usar um absorvente interno para evitar o desenvolvimento de infecções vaginais. Dessa forma, lave bem as mãos antes de introduzir ou retirar o absorvente interno e procure fazer a troca a cada 4 horas. Mesmo que seu fluxo menstrual seja pequeno.

Outra dica importante, você precisa escolher o tamanho adequado ao seu tipo de fluxo menstrual. Ou seja, quanto mais intenso o fluxo, maior deve ser o absorvente. Além disso, evite usar o absorvente interno todos os dias. Pois, o calor e a umidade no interior da vagina podem desencadear coceira, ardência e corrimento esverdeado.

Enfim, quanto a fazer xixi com o absorvente interno, algumas mulheres temem que ele caia ao sentar no vaso sanitário, ou que o tampão vai ser ficar encharcado com a urina. Ou até mesmo que não seja um hábito muito higiênico. Mas, pode ficar tranquila que nada disso é verdade.

Pode fazer xixi com absorvente interno?

Pode fazer xixi com absorvente interno: dúvidas e dicas sobre o uso
Só Delas

Muitos mitos e dúvidas cercam o uso do absorvente interno. Por exemplo, pode fazer xixi com absorvente interno? De acordo com especialista, a resposta é sim. Portanto, você não precisa trocá-lo todas as vezes que fizer xixi.

Além disso, o absorvente é colocado dentro da vagina que é por onde passa o fluxo menstrual, portanto, não tem conexão com a uretra, que é por onde sai o xixi. Apesar de ambos fazerem parte do aparelho genital feminino, são caminhos diferentes por onde saem fluidos diferentes. Portanto, não há contato entre eles.

Herself

Ademais, basta afastar para o lado o fio do absorvente para que não fique encharcado de xixi. Mas, isso é apenas para seu conforto pessoal. Pois, fazer xixi no fio não vai lhe causar problemas de saúde.

No entanto, é importante respeitar o tempo de troca do absorvente, que é de 4 horas. Além disso, não se esqueça de lavar bem as mãos antes de manusear o absorvente.

Por outro lado, algumas mulheres preferem trocar o absorvente interno após fazer cocô. Da mesma forma, não é obrigatório, mas, sim uma opção pessoal. Todavia, vale lembrar que é preciso ter cuidado para que o cocô não suje o fio do absorvente. Pois, as bactérias presentes no intestino podem provocar infecções na uretra e bexiga.

Outra dúvida sobre seu uso é se não há perigo do absorvente interno cair enquanto você faz xixi. Na verdade, não tem como isso acontecer, pois, a musculatura dos órgãos pélvicos fecha com força a entrada da vagina. Por isso, é importante colocá-lo de forma correta. Assim, ele não vai sair do lugar.

Quando trocar?

Pode fazer xixi com absorvente interno: dúvidas e dicas sobre o uso
GreenMe

Segundo especialistas, a troca do absorvente interno deve ser feita de 4 a 8 horas, dependendo do seu fluxo menstrual. Sendo que, não é aconselhável ultrapassar esse tempo. Pois, além de facilitar a proliferação de infecções na região, pode causar a Síndrome do choque tóxico (SCT) e também, o sangue menstrual pode acabar vazando.

Uma dica para saber se seu absorvente interno precisa ser trocado, é só você puxar de leve o fio. Se o absorvente começar a sair facilmente, então quer dizer que está na hora de trocá-lo. Entretanto, se ele não se mover, você pode esperar um pouco mais para fazer a troca. Por outro lado, você pode fazer xixi com o absorvente interno, mas, se você tem o hábito de usar o banheiro mais ou menos a cada 4 horas, então, pode aproveitar e já fazer a troca.

Vix

Ademais, um absorvente interno costuma suportar até 12 ml de sangue. Enquanto que, a quantidade normal de perca de sangue menstrual é de 5 a 80 ml. Portanto, se você perceber que o absorvente está totalmente cheio a cada duas horas, significa que seu fluxo está muito forte. Então, é preciso ser levado ao conhecimento do médico ginecologista.

Por fim, o absorvente interno não deve ser descartado dentro do vaso sanitário. Pois, como ele é feito para absorver líquidos e se expandir, pode acabar causando o entupimento do vaso e dos canos. Além disso, nem todos são biodegradáveis, portanto, não vão se desfazer no sistema de esgoto. Enfim, a melhor opção é jogar no cesto de lixo.

Pode fazer xixi com absorvente interno: como remover

Vix

Para remover o absorvente interno você deve:

  1. Segurar firme o fio que fica pendurado fora da vagina e puxá-lo lentamente.
  2.  Algumas vezes é normal sentir um pouco de resistência, mas, pode ficar tranquila. Pois, significa que o absorvente interno se expandiu durante o uso.
  3.  Por fim, retire o absorvente externo e pronto. Agora, é só colocar um novo. Mas, com cuidado para que fique na posição correta.

Então, o que achou dessa matéria? Esclareceu suas dúvidas sobre poder fazer xixi com absorvente interno? Se você quer saber mais sobre o assunto, leia também: Tipos de absorventes, como usar? Formatos, diferenças e benefícios.


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários