O bolo pão de mel é uma versão maior daquele pão de mel recheado que conhecemos. Da mesma forma, o bolo possui uma massa incrível com especiarias, como gengibre, canela ou noz-moscada, que o deixa bem aromático. E ao contrário do que você imagina, não fica muito doce e nem enjoativo. Além disso, é uma receita muito prática e fácil de fazer, sem precisar de batedeira, apenas do liquidificador.
E o resultado é uma massa fofinha, bem leve e muito saborosa. Enfim, o tempo de preparo é de 70 minutos, sendo que cada receita rende 20 porções. E você pode servir o bolo pão de mel com ou sem recheio e cobertura. Confira a seguir o passo a passo.
Receita de bolo pão de mel
Ingredientes
- 4 ovos
- 2 copos tipo de requeijão de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de margarina
- 3 copos de requeijão de farinha de trigo
- 1 copo de requeijão de achocolatado em pó
- 1 1/2 copo de requeijão de leite
- 2 colheres bem cheias de mel
- 1 tablete de chocolate ao leite ou meio amargo
- 2 colheres de sopa de canela em pó
- 1 colher de sopa de cravo em pó
- 1 colher de sopa cheia de fermento em pó
Modo de preparo
- Primeiro, coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento em pó, bata bem.
- Então, acrescente o fermento em pó e misture.
- Em seguida, despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.
- Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.
- Por fim, quando o bolo pão de mel estiver assado, retire do forno e deixe esfriar (como saber o ponto certo do bolo).
- Sirva como preferir.
Dicas
- Você pode substituir o mel, mas o mel ajuda a adoçar o bolo mais naturalmente (adoçantes naturais), e ainda deixa a massa mais úmida.
- Para que a massa fique bem fofinha, passe os ingredientes secos, como a farinha de trigo, na peneira antes de usar.
- Outra dica interessante é que para saber se o bolo está assado, espete um palito e veja se ele sai limpo, se sair, significa que a massa está pronta.
- Uma opção para servir o bolo pão de mel é recheado com doce de leite , pode ser comprado ou feito em casa, cozinhando a lata de leite condensado (veja receita vegana) na panela de pressão (aprenda como fazer). Fica uma delícia.
- Com relação ao recheio, mesmo firme o doce de leite tende a escorrer se estiver muito quente. Então, para conter o recheio nas bordas, faça uma espécie de barreira na lateral usando ganache mais firme (2:1 de chocolate para creme).
- Uma ótima opção é rechear o bolo pão de mel e cobrir com uma cobertura de chocolate (opções de recheios para bolo). Então, quando o bolo esfriar, corte ao meio e passe o doce de leite.
- Para a cobertura, prepare o ganache derretendo 200g de chocolate meio amargo e misture com uma caixa de creme de leite e 1 colher de sopa de manteiga. Então, com o ganache ainda mole, espalhe por todo o bolo e leve para gelar.
- Se quiser que o bolo fique mais molhado, você pode fazer uma calda com 70g de mel, 100g de água, 1 canela em pau, 8 cravos e 20 ml de rum (opcional).
- Para preparar a calda, coloque na panela a água, o mel, a canela e o cravo e leve ao fogo médio, deixe ferver por 1 a 2 minutos. Deixe descansar por 30 minutos e use para regar o bolo.
Dica de montagem do bolo pão de mel
- Outra opção é cortar o bolo pão de mel em pedaços iguais e mergulhar cada pedaço no chocolate.
- Primeiro leve o bolo recheado para gelar por 60 minutos para que ele fique bem firme. Assim vai facilitar na hora de dar o banho de chocolate.
- Então, derreta o chocolate (aprenda como) e misture com algum tipo de gordura, pode ser óleo vegetal comum, óleo de coco ou manteiga de cacau. Dessa forma, o chocolate vai ficar mais líquido.
- Por fim, dê o banho de chocolate em cada pedaço do bolo e coloque em uma forma untada, ou se preferir pode colocar papel manteiga para evitar que grude. E leve para gelar até que o chocolate seque totalmente. Lembrando que o bolo pão de mel não precisa ser guardado na geladeira.
Então, se você gostou dessa receita (via: blog Tudo Gostoso) e quer aprender mais dicas incríveis, leia também: Receita de bolo de beterraba e chocolate com ganache vegana.