Receitas

Como fazer café – Receita de um café delicioso e dicas

Se você quer saber como fazer café da forma certa, saiba que precisa optar pelo açúcar refinado, que interfere menos no sabor, e maneirar.

Como fazer café coado ou coado no pano, de uma maneira fácil e prática na sua casinha acompanhada de um lanchinho da tarde deliciosa. Primeiramente, precisamos entender um pouquinho da história do café. Pois há inúmeros capítulos da história do café para serem contadas.

Basicamente, tomar café é um hábito natural e cultural entre os brasileiros. Sendo assim, a sua chegada no Brasil causou inúmeros conflitos. Entretanto, todos os países deixaram um pouco de lenda, conflitos sociais, intrigas políticas, historias, e outros fatos que marcaram a estrada do grão pelo mundo.

Todavia, não existem registros oficiais sobre a origem dele, de onde ele surgiu quem achou ele primeiro. Mas o que se sabe é que ela é uma planta natural das regiões da Etiópia. A princípio, existe uma lenda que a cerca sobre um pastor etíope, que teve uma percepção diferente nas plantas das regiões. Além disso, existem outros registros que afirmam que o consumo do café iniciou em 575 d.C.

Certamente, eles usavam os frutos para fazer suco, e que fermentado virava bebida alcoólica, suas folhas eram mastigadas ou utilizadas para preparo de chá. As vezes, eles usavam a polpa do café nas refeições consumidas no dia a dia.  Por fim, venha descobrir nessa matéria como preparar seu café quentinho e saboroso.

Como fazer café em casa?

Como fazer café quentinho no conforto da sua casa!
Voz da Mata Sul

Café coado no pano

Como fazer café quentinho no conforto da sua casa!
Grão Gourmet

-Primeiramente, esquente a água em uma chaleira, ela não precisa chegar ao ponto de fervura. Ou seja, o ponto ideal é quando ela chegar às pequenas bolhas no fundo da panela.

– Além disso, é fundamental usar água filtrada ou mineral. Só não use água diretamente da torneira.

-Posteriormente, escalde o coador de pano com água quente e depois descarte a água usada.

– Logo após, coloque o pó no coador.

– Por fim, coloque a água quente no centro do coador e vá fazendo movimentos circulares. E deixe a água escoar completamente.

Café coado com papel

Como fazer café quentinho no conforto da sua casa!
HuffPost

– Similarmente ao café coado no pano, é indicado não usar água de torneira, e sim água mineral e filtrada.

– Logo depois, esquente a água sem levantar fervura.

– Em seguida, dobre o filtro seguindo a costura e coloque no suporte, derramando um fio de água para esquentar os objetos de preparo.

– Além disso, use 100 ml de água para uma colher de sopa de pó de café.

– Em seguida, jogue a água em movimentos circulares, sem tocar o filtro. Aguarde, 30 segundos ate toda a água passar pelo filtro.

– Entretanto, durante esse processo de filtrar, não deixar passar mais de 5 minutos, se não o ele vai  se tornar um sabor  amargo.

– Por fim, adicione açúcar caso você achar necessário. Porém, vale ressaltar que o açúcar mascara o sabor natural do café.

Algumas dicas de como preparar o café perfeito.

Como fazer café quentinho no conforto da sua casa!
Conti outra

– Leia o rótulo: Primeiramente, leia o rótulo do café, sempre dê preferência para as embalagens que vem com a data de fabricação mais recente. Outra dica é, escolha o pó que tem baixa acidez, é a melhor escolha, mesmo ele sendo um pouco acima do orçamento.

– Usar água quente: Todavia, é sempre bom lembrar que para se preparar tem que usar água mineral ou filtrada, pois se você usa água da torneira fica com gosto de cloro. Sendo assim, a água precisa estar entre 92°C e 96°C. Ou seja, aqueça ate borbulhar e depois espere 30 segundos.

– Proporções de café e água: Basicamente, você precisar estar atento nas proporções corretas. Por exemplo, se você quiser um sabor mais forte opte por usar pós mais escuros, que for mais torrado.

– Sabor na medida: Além disso, pra você poder saborear melhor a fragrância e o sabor, poupe no açúcar. Caso opte por colocar, use o açúcar refinado, ele interfere menos no sabor.

– Teste outros jeitos: Por fim, saia com as amigas para colocar o papo em dia e visite novas cafeterias também, pra você experimentar novos sabores. Como por exemplo, de coador, de cafeteira elétrica, italiana e francesa.

E ai, gostou de saber como preparar seu café em casa?

Se você gostou dessa matéria, venha conferir outras novidades no área de mulher como: Máscara de argila, Cabelo preto azulado.

Fontes utilizadas: Estadão, Orfeu cafés especiais, Grão gourmet, Gazeta do povo, Super interessante.

Imagem de Destaque: Super Revendedoras 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você