Receitas

Como fazer conserva- Passo a passo, dicas, benefícios e cuidados

É muito importante ir além de como fazer conserva na técnica, pois é possível abusar da criatividade, originalidade e incrementar no sabor.

Primeiramente, comer vegetais e legumes é extremamente importante para a sua saúde. Contudo, muitas pessoas acabam tendo problemas com sobras de alimentos e consequentemente, com a perda excessiva de alguns vegetais. Desse modo, para que você evite o desperdício, iremos te ensinar como fazer conserva em casa.

Sobretudo, a conserva pode ser uma ótima forma de guardar e conservar os vegetais por mais tempo. Dentre o grupo de conservas, podemos destacar o picles, que é uma forma de conservar os alimentos com sal ou vinagre. Ou os dois juntos.

Além dele, podemos destacar também geleias, compotas, caldas, o relish, que é de legumes ou frutas picados, cozidos e condimentados, o chutney, que é uma mistura agridoce e picante de vegetais e especiarias cozidas. Portanto, você pode escolher qualquer uma dessas formas para fazer sua conserva caseira.

Inclusive, o processo de como fazer conserva pode ser mais fácil do que você imagine. E ainda, caso você não saiba, nas conservas, você pode acrescentar uma grande variedade de alimentos. Como por exemplo, você pode acrescentar azeitona, milho, ervilha, picles, palmito, tomate, abobrinha e cenoura.

Além desses, você pode acrescentar outros alimentos que você considere importante. Aliás, para se fazer uma conserva, você pode abusar da sua criatividade. Até porque, o interessante da conserva é justamente usar legumes diversificados. Assim sua conserva não só ficará mais saborosa, como também ficará mais bonita e colorida.

História
da conserva

Como fazer conserva- História, passo a passo, dicas e benefícios
Fonte: Eu sem fronteiras

Sobretudo, esse costume de conservar alimentos que ainda temos hoje, é na verdade, uma técnica ancestral, que os países com longos invernos usavam. Basicamente, conservar os alimentos para eles, era uma forma de fazer com que a safra de verão, ou seja, os legumes, frutas, peixes e carnes durassem até o fim do inverno.

Inclusive, quando aflamos que é uma técnica ancestral, não brincamos não. Até porque, desde a Antiguidade, os gregos e romanos faziam picles de azeitonas. Além deles, os russos também usavam esse método, para conservar beterraba e pepinos. Já os japoneses usavam essa técnica para conservarem o nabo.

E hoje, como já dissemos, as conservas servem para prolongar a vida dos vegetais e legumes. E claro, deixando-os mais gostosos e saborosos.

Benefícios e cuidados

Como fazer conserva- História, passo a passo, dicas e benefícios
Fonte: Grupo integrado

Acima de tudo, independente da forma como se faz a conserva, seja com fermentação, ou como a do picles, que cotamos, todas tem como objetivo, preservar o alimento em um ambiente antisséptico. Ou seja, a intenção é impedir o desenvolvimento de micro-organismos indesejáveis nesses legumes e vegetais.

Além disso, se a sua conserva for caseira ela poderá ter ainda mais vantagens. Basicamente, quando você faz sua própria conserva, ela não terá um teor de sódio muito alto, como as industrializadas tem. Consequentemente, ela terá um maior valor nutritivo.

Mas, claro é importante que você mantenha um equilíbrio nutricional, e consuma tudo com moderação. Inclusive, se você já abriu sua conserva, nós indicamos que você mantenha o vidro fechado na geladeira, por até duas semanas. E sempre que for pegar algum alimento na sua conserva, pegue-os com as mãos higienizadas.

Como fazer conserva de legumes

Como fazer conserva- História, passo a passo, dicas e benefícios
Fonte: Na minha panela

Agora que já lhe explicamos que ter a conserva caseira é mais saudável, nós viemos lhe ensinar como fazer conserva. Inclusive, vale destacar, que se você não abrir a conserva, ela poderá durar de 5 a 6 meses fora da geladeira, mas com o vidro totalmente vedado.

  1. Primeiramente, cozinhe os legumes. Inclusive, indicamos que eles fiquem ao dente, ou seja, cozidos e mais firmes. Basicamente, isso faz com que os vegetais fiquem ainda mais saborosos na hora do consumo. E ainda, faz com que eles percam menos nutrientes;
  2. Vale destacar, que indicamos que os cortes de cada tipo de legumes seja de uma forma diferente. Além do mais, indicamos que a cebola seja cortada em rodelas, antes mesmo de lavar. E também, indicamos que as deixem de molho na água, por 10 minutos;
  3. Assim sendo, antes de adicionar os condimentos, indicamos que você separe cada alimento em camadas. Basicamente, fazendo dessa forma, sua conserva ficará mais sofisticada, bonita e com certeza, mais apetitosa;
  4. Agora, misture e ferva o vinagre, azeite e o orégano. Após fazer isso, despeje essa mistura por cima dos legumes, até que eles fiquem completamente imersos;
  5. Por fim, deixe sua conserva pegando o gosto, por pelo menos 24 horas antes de consumir.

Fórmula básica para fazer picles

Como fazer conserva- História, passo a passo, dicas e benefícios
Fonte: Respostas.SEBRAE

Ingredientes:

  • 1 medida de água;
  • A mesma quantidade de vinagre;
  • Para cada litro de líquido, use 1 colher (sopa) de sal e 3 colheres (sopa) de açúcar.
  • Caso queira, você pode adicionar também sementes de mostarda e folha de louro.

Como fazer conserva:

  1. Primeiramente, esterilize o pote. Para fazer isso, pegue uma panela grande, coloque o pote e a tampa e encha com bastante água. Deixe ferver em fogo alto por, pelo menos, 15 minutos. Logo após, desligue o fogo e retire o pote da água com cuidado. Agora, deixe esfriar de cabeça para baixo sobre uma grade, para o ar circular por todos os lados;
  2. Logo depois, escolha o vegetal, corte em bastões, lave e seque. Assim sendo, coloque-o no pote de vidro já esterilizado;
  3. Agora, ferva todos os ingredientes para fazer a salmoura. Logo após, despeje-a sobre o vegetal;
  4. Enfim, agora guarde o picles fechado na geladeira. Caso tenha ficado algumas bolhinhas de ar, bata o pote na bancada com cuidado algumas vezes, assim elas sairão.

Dicas para fazer em casa

Como fazer conserva- História, passo a passo, dicas e benefícios
Fonte: Tudo gostoso
  • Higienize os alimentos e esterilize os potes e as tampas. Se você não fizer isso, a salmoura ou o vinagre, não serão suficientes para conservar os ingredientes por mais tempo;
  • Os vegetais mais indicados para fazer conserva, são aqueles mais duros e as frutas são aquelas mais firmes;
  • Use sal marinho ou kosher. Ou seja, evite o sal de cozinha, pois ele contém iodo. O qual inclusive, escurece o legume e turva o líquido da conserva;
  • Use apenas produtos frescos e que estejam em seu melhor estado. Até porque, a ideia da conserva é justamente conservar o alimento, como ele já está. Ou seja, fresco, com um bom sabor e uma boa textura;
  • Vale destacar, que o vinagre balsâmico confere sabor, porém ele não tem propriedade de conservação.

Enfim, o que você achou das nossas dicas de como fazer conserva? Gostou?

Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Lanches rápidos – 10 receitas ágeis que deixam a vida mais gostosa

Fontes: Conquiste sua vida, Paladar

Imagem de destaque: Conquiste sua vida

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 2 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Rosana
Rosana
9 de junho de 2022 22:17

Por gentileza, no item 4 quanto de azeite, Vinagre e Orégano?


Escolhidas para você