Dicas & Truques

Como higienizar alimentos – Como evitar riscos de contaminação

Veja a melhor forma de como higienizar alimentos. Eles possuem grandes riscos de contaminação que podem causar infecções gastrointestinais

Por Liv Lorrany Costa

Antes de mais nada, logo que chegar do supermercado/feira você precisa lavar muito bem suas mãos e posteriormente começar com a limpeza do alimento. Esse é o primeiro passo de como higienizar alimentos da forma correta.

Em suma, todo alimento precisa ser higienizado e em seguida muito bem guardado. Pois eles chegam em sua casa depois de um longo processo. A contaminação pode ocorrer em todas as fases do ciclo produtivo: no local de plantio, pelo uso de fertilizantes, na colheita, no transporte, na estocagem e até no ponto de venda.

Dessa forma o alimento está completamente sujo. Diante disso eles podem causar alergias, infecções intestinais, doenças hepáticas e até mesmo o câncer. Portanto fique atenta e corra para colocar em prática nossas dicas.

Lave as mãos

Como higienizar alimentos- aprenda como evitar riscos de contaminação
Notícias ao minuto

Conforme dito anteriormente, a princípio você precisa lavar as mãos. Faça a higienização completa das mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos. Pois de nada adianta higienizar os alimentos se suas mãos estiverem sujas.

Seleção

Como higienizar alimentos- aprenda como evitar riscos de contaminação
Ciclo vivo

O próximo passo de como higienizar alimentos é organizar tudo. Comece retirando as partes que estejam estragadas, machucadas e também as partes não comestíveis.

Lave em água corrente

Como higienizar alimentos- aprenda como evitar riscos de contaminação
Vix

Frequentemente lave bem, um a um, sob água corrente, jamais lave em bacias, pois você só estará espalhando a sujeira. As verduras devem ser bem lavadas, passando-se os dedos por toda a casca para retirar terra, pedaços machucados da folha e sobretudo as larvas.

Porque o vinagre não é a melhor opção

Como higienizar alimentos- aprenda como evitar riscos de contaminação
Ig

A recomendação do Ministério da Saúde é que verduras e hortaliças cruas sejam higienizadas ficando de molho em soluções à base de cloro, e não de vinagre. Já que o vinagre não é suficiente para matar os microorganismos que podem causar doenças.

Coloque em solução de hipoclorito de sódio

Como higienizar alimentos- aprenda como evitar riscos de contaminação
Uol

Em uma tigela, faça uma solução com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou utilize hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante. Coloque as frutas, legumes ou verduras. Tome cuidado para que todas as partes dos vegetais fiquem nesta solução. De 15 a 20 minutos é o indicado para esse processo. Em seguida lave bastante em água corrente.

Contudo, outra dica é lavar os vegetais com uma escovinha, água morna e sabão, para retirar a sujeira visível a olho nu.

Tenha cuidado

Sobretudo tenha muita atenção. Você não pode usar para higienizar alimentos produtos que digam na embalagem que são alvejantes, limpadores, tira-manchas, pois estes contêm outras substâncias como corantes, fragrâncias, detergentes, que podem ser tóxicos. Portanto a embalagem precisa dizer claramente que se trata de água sanitária, e que o produto está de acordo com a regulamentação da Anvisa.

Hora de deixar secar

Como higienizar alimentos- aprenda como evitar riscos de contaminação
A gazeta

Logo após ter retirado os alimentos, e ter lavado um por um em água corrente, é hora de deixar secar. O processo pode ser feito com auxílio de utensílios ou é possível deixá-los secar naturalmente.

Hora de armazenar

Como higienizar alimentos- aprenda como evitar riscos de contaminação
Jasmine alimentos

Por fim, a última etapa de como higienizar alimentos da melhor forma, é guardar cada um da melhor maneira. Assim também evitando riscos de contaminação.

Em primeiro lugar, as frutas e os legumes verdes devem ser mantidos fora da geladeira. Coloque-os na geladeira apenas quando estiverem maduros.

Em segundo lugar, jamais coloque cebolas e batatas no mesmo lugar, as batatas começam a brotar, o que é pior para o seu cozimento.

E em terceiro lugar, os legumes precisam de corrente de ar quando estão ao ar livre. Contudo não deixe-os em uma caixa fechada ou embaixo da pia, pois assim eles tendem a apodrecer mais rápido. A melhor alternativa são cestas de plástico ventiladas e colocadas em espaços onde o ar circula.

Veja mais dicas de como higienizar alimentos

Alguns utensílios de cozinha podem contaminar os alimentos. Aprenda como higienizar esses objetos.

Tábua

Em síntese o uso da faca faz com que a tábua de madeira ganhe fissuras, que podem acumular água e restos de alimentos, terreno ideal para a proliferação de microrganismos. Portanto essa tábua é menos recomendado, inclusive ela é proibida em restaurantes. A dica é que você opte por tábua de vidro temperado, fácil de limpar, secar e não guarda cheiro. A versão de plástico é basicamente a mesma coisa da de madeira, com o tempo as bactérias entram nas fissuras e passam para seu alimento.

Pano de prato

Devido à umidade, o pano de prato pode contaminar os alimentos com fungos e bactérias, por isso troque-o todos os dias. Para fazer a higienização, ferva o pano por cinco minutos em 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e, depois, lave-o normalmente.

Embalagens

As embalagens podem concentrar grande quantidade de micróbios, parasitas ou substâncias tóxicas, por isso lave-as bem antes de consumir alimentos enlatados ou leite longa vida, por exemplo.

Gostou do conteúdo? leia também: Panela grudada – Como lavar cada tipo de panela + dicas caseiras

Fontes: Vila Mulher Minha Vida Unimed

Imagem de destaque: Voz do planalto

Próxima página »

Escolhidas para você