Quer saber como fazer farinha de coco? Então, vamos te ensinar de um jeito mais simples, dentro de um passo a passo. De modo geral, essa farinha é produzida com a polpa de coco seco, o mesmo subproduto usado na produção de leite de coco.
Dessa forma, as pessoas com intolerância ao glúten ou celíacas podem consumir a farinha de coco tranquilamente, visto que não contém glúten e possui baixo carboidrato. Sobretudo, esse alimento é limitadamente encontrado no Brasil e Portugal, assim para quem mora em outros países, essa receita caseira é uma ótima opção.
Por isso, vamos explicar como fazer a farinha de coco em casa, partindo do processo de secagem, moagem e extração do leite da fruta. Ademais, é rico em gorduras boas, provoca saciedade e possui fibras importantes para o corpo.
Como fazer farinha de coco
Ingredientes
- 1 coco seco cheio de água
- Faca de ponta
- Liquidificador
- Coador de pano
Modo de Preparo
Antes de tudo, escolha um coco seco cheio de água, sem vazamentos ou sinais de mofo. Tente balançar a fruta para sentir a água chacoalhando, isto evita que você compre um coco velho. A seguir, preparamos um passo a passo bem detalhado de como fazer farinha de coco.
1- Retire a água do coco
Primeiro, utilize uma faca de ponta para furar as três cavidades que se parecem com bola de boliche. Encontre o buraquinho mais fácil para retirar a água, assim você também pode utilizar um saca-rolha para ajudar a chegar na polpa mais facilmente. Quando conseguir, vire o furo do coco sobre um copo ou vasilha e deixe escorrer até o final. Em seguida, beba a água de coco com gelo, isso faz parte da receita, você não vai usá-la de outra forma.
2- Abra o coco seco
Após beber a água de coco geladinha, coloque o que sobrou do coco na chama do fogão por aproximadamente 10 minutos, sempre girando com ajuda de um pegador de massa ou um pano de prato. Cuidado para não se queimar! Repita esse processo até o coco ficar pretinho e rachar. Outra opção é deixá-lo no forno por cerca de 20 minutos. Feito isto, coloque o coco sobre uma superfície firme e bata o martelo ou batedor de bife por cima, segurando-o para que não voe pela cozinha.
3- Retire a polpa – como fazer farinha de coco
Nesse meio tempo, utilize uma colher para desgrudar a polpa da casca, faça uma pressão para que solte com mais facilidade. Em seguida, corte em pedaços grosseiros e reserve.
4- Extrair o leite de coco
Nesse momento da receita, é preciso extrair o leite de coco para fazer a farinha. Por isso, corte o coco em pequenos pedacinhos. Logo após, coloque os pedaços de coco na panela com água, um pouco mais que o nível da polpa, cerca de 4 xícaras de água. Ao levantar fervura, desligue o fogo e espere que fique morno. Em seguida, bata tudo no liquidificador por cerca de 3 minutos, até que os pedaços fiquem bem fininhos e o leite caseiro bem homogêneo.
Por último, coe o leite no tecido bem fininho, aperte bem para extrair todo o líquido do coco. Logo após, guarde na geladeira por 3 a 5 dias ou congele em forminhas de gelo ou potinhos para consumir quando precisar. No mais, é normal que o leite se separe depois, entre a gordura por cima e a água embaixo, mas é só misturar. Por fim, o que sobra é o coco farelado, isto é que vai virar a farinha de coco.
5- Cozinhe a farinha de coco
Pegue todo o farelo do coco extraído após coar o leite, coloque na panela em fogo médio-baixo, sempre mexendo com a espátula. Comece com o fogo médio até a farinha cozinhar, depois mantenha em fogo baixo para não queimar. Para que fique bem sequinha e dourada, mexa durante 15 minutos.
Atente-se para que não fique muito escura, porque pode ficar amarga. Peque um pouco de farinha com a mão para sentir se está bem seca. Se sim, espere esfriar e coloque no vidro fechado, assim pode ser mantida na geladeira por cerca de 1 mês.
Por fim, não demore para consumir a farinha de coco, visto que se sentir um odor azedo ao longo do tempo, significa que estragou. Ademais, essa receita é um pouco trabalhosa, mas vale a pena no final.
O que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Sabão de coco – Benefícios, utilidades, como usar e como fazer em casa
Fontes: Cozinha Técnica e Amor pela Comida
Imagens: Tudo Gostoso, Terra Viva, Club delle Ricette, Receiteria, Cozinha Legal, Temperando e Armazém Central