Quem nunca ouviu a expressão “vamos de japa hoje”? Isto porque, a culinária japonesa é uma das mais saudáveis no mundo. O peixe e o arroz são as estrelas dos pratos tradicionais do Japão. Ao invés dos talheres, se usa o hashi, mais conhecido como pauzinhos.
Além disso, a culinária japonesa é impecável na apresentação dos pratos, nos ingredientes e nos sabores. Tanto que ela é baseada no conceito dos cinco pilares, visto que a ideia é oferecer uma experiência rica e tradicional.
Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre comida japonesa, que muitos brasileiros já se declaram apaixonados. Fizemos um pequeno percurso pela história, desde quando chegou ao Brasil e suas características. Aliás, separamos dez receitas típicas do Japão para você aprender em casa.
História da culinária Japonesa
Em síntese, a culinária japonesa chegou ao Brasil no século XX, através de imigrantes que trouxeram na bagagem a cultura tradicional do Japão. A princípio, a comida oriental causou estranheza, sendo tratada como exótica, mas depois de um tempo, começou a ser consumida como uma opção de alimento saudável.
Portanto, os pratos chamaram a atenção pela beleza e variedades de cores e sabores, como também pelos ingredientes equilibrados e mais leves. Dessa forma, a influência do consumo de peixes e frutos do mar surgiu com a difusão do Budismo no Japão, por volta do ano 300, quando a ingestão de carnes foi proibida no país.
Os japoneses se alimentavam com as mãos, entretanto, a partir do século IX, os pauzinhos de madeira chamados de Hashi, entraram para a culinária por meio da nobreza.
Cinco pilares
- Os cinco sentidos: Em geral, a culinária japonesa se preocupa em agradar o paladar, olfato, tato, audição e a visão.
- 5 cores: Os pratos típicos possuem a prevalência das cores: branco, preto, vermelho, verde e amarelo.
- Cinco Sabores: Os sabores básicos dos alimentos são o salgado, doce, azedo, amargo e unami. Ao passo que, o último tem significado japonês, que significa delicioso.
- As cinco maneiras: Os métodos usados na preparação dos pratos são o cru, cozido, frito, cozido no vapor e assados ou grelhados.
- Cinco Atitudes: Durante a degustação da comida, os japoneses seguem a doutrina budista, assim proferindo frases de gratidão. São elas: “Eu reflito sobre o trabalho realizado até esta comida chegar a mim; Eu reflito sobre minhas imperfeições, sobre se eu sou merecedor desta refeição; Que a minha mente esteja livre do egoísmo e da ganância ao saborear esta refeição; Eu reflito que este alimento é um remédio eficaz para manter a saúde do meu corpo; Eu aceito este alimento para que eu possa cumprir a minha tarefa de iluminação”.
10 receitas típicas da culinária japonesa
1. Sushi
Ingredientes
- Arroz japonês (2 xícaras)
- Duas xícaras de água
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- Sopa de açúcar (2 colheres )
- 1 colher de café de sal
- 1 pacote de alga (vende em qualquer Pão de Açúcar ou loja especializada)
- Salmão fresco
- Pepino Japonês
- Cream Cheese
- Gergelim
- Esteira para enrolar sushi (pode tentar com um pano caso não tenha esteira)
Modo de preparo
Primeiramente, separe o arroz japônes em uma vasilha e lave pelo menos umas quatros vezes, até a água ficar transparente. Logo após, coloque água numa panela e adicione o arroz para cozinhar, deixe ferver uns 20 minutos com a tampa entreaberta.
Todavia, em uma frigideira, coloque o sal, vinagre de arroz e o açúcar. Assim, deixe derreter até o tempero ficar homogêneo. Após o arroz ficar pronto, insira esse tempero da culinária japonesa e misture bem.
Em seguida, corte o salmão em tiras grandes, descartando qualquer pele. Dessa forma, retire uma lasca fina de pepino com casca e corte em tirinhas. Para montar o sushi, coloque arroz na olga (lado sem brilho) até preencher todo o quadrado. Coloque o salmão e o pepino por cima, bem organizado. Por último, coloque o cream Cheese.
Por fim, enrole como se fosse um rocambole. Depois corte em rodelas, sempre limpando a faca no pano para não grudar.
2- Sashimi de salmão
Ingredientes
- 1 kg de salmão cortado em filé
- Metade de um nabo grande
- Gengibra em conserva
- Wasabi em pó ou em pasta
- Molho de soja (shoyu)
- pepino japonês e salsa crespa para decorar
Modo de preparo
Antes de tudo, descasque o nabo e corte em tiras bem fininhas. Logo após, utilize uma peneira para lavar as tiras em água corrente. Escorra e reserve.
Nesse meio tempo, corte o peixe no sentido da esquerda para a direita com faca na diagonal em uma inclinação de cerca de 60 graus. A espessura das fatias não devem ultrapassar 1 centímero. Por conseguinte, espalhe o nabo por todo o prato em formato de tufos.
Nesse sentido, arrume as fatias de peixe em fileiras por variedade de peixes da culinária japonesa. Além disso, coloque uma bola pequena de wasabi no canto do prato, sem contato com o peixe. Por último, decore o prato com o pepino cortado e a salsa crespa. Sirva o Shoyu e o gengibre separadamente.
3- Guioza
Ingredientes
Massa
- 3 xícaras de farinha de trigo ou 2 de farinha de trigo e 1 de farinha de arroz ou polvilho doce;
- 1 e 1/4 xícaras de água morna;
- 1/4 colher de chá de sal;
Recheio
- 500gr de lombo suíno moído;
- 1 cenoura média cortada em tiras finas;
- 1/2 repolho fatiado fino;
- 15gr de gengibre ralado;
- 3 dentes de alho ralado;
- 1 colher de sopa de molho de ostra;
- 15 ml de molho shoyu;
- Saquê seco (15 ml);
- Cebolinha verde a gosto;
- Pimenta do Reino moída, a gosto;
- Sal para ajustar o sabor;
Molho
- 100 ml de shoyu;
- 50 ml de água;
- 1 cm de gengibre;
- 50 ml de saquê seco;
- Pimenta do Reino e cebolinha a gosto;
Modo de preparo
Primeiramente, misture a farinha e o sal em uma tigela. Logo após, acrescente a água aos poucos e vá mexendo ao mesmo tempo. Ao passo que, a massa tem que ficar homogênea e soltar da mão. Em seguida, coloque a massa em um saco plástico, feche e deixe descansar entre 30 minutos a 2 horas.
Posteriormente, enfarinhe com amido de milho ou polvilho doce a superfície de uma bancada e abra a massa bem fina com rolo ou cilindro. Nesse meio tempo, corte as massas com aro de aproximadamente 8cm de diâmetro.
Dessa maneira, misture todos os ingredientes do recheio e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos na geladeira. Por conseguinte, bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com o gyoza suíno.
4- Sopa de Missô – Culinária Japonesa
Ingredientes
- 4 xícaras de água
- 2 colheres de chá de hondashi em grãos
- 3 colheres de sopa de pasta de missô
- 200 a 250g de tofu em cubos
- 2 cebolinhas picadas
Modo de preparo
Primeiro, coloque a água, dilua os grãos do hondashi e deixe ferver em fogo médio-alto. Assim que ferver, coloque a pasta de missô e mexa até misturar completamente. Posteriormente, adicione o tofu e a cebolinha e deixe ferver de 2 a 3 minutos. Desligue e o fogo e sirva em seguida. Sem dúvida, é uma ótima opção da culinária japonesa na sua mesa!
5- Rolinho Primavera
Ingredientes
- Massa
- 500g de farinha de trigo
- 500ml de água
- 1 colher (chá) de sal
Recheio
- 1 colher (sopa) de cenoura cortada em tiras bem finas
- 1 colher (sopa) de repolho cortado em tiras bem finas
- Mistura de farinha com água (para selar a massa)
- Óleo de gergelim a gosto
- Azeite a gosto
Modo de preparo
Para preparar essa receita da culinária japonesa, use uma vasilha e coloque a farinha, a água e o sal e mexa aos poucos. Sobretudo, aqueça uma frigideira untada com óleo ou manteiga e despeje um pouco de massa, espalhando até fritar igual uma panqueca. Para fazer o recheio, pique a cenoura e o repolho em tiras bem finas. Logo após, refoque com azeite até perder a resistência. Desse modo, coloque sal e óleo de gergelim e reserve até esfriar. Por último, enrole o recheio na massa.
6- Tempurá
Ingredientes
- Legumes
- 1 cebola em palitos
- 1 cenoura em palitos
- 4 vagens
- 1 xícara (chá) de abóbora japonesa em palitos
- 1 batata doce em palitos
Molho
- 3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
- 1 colher (sopa) de saquê
- 1 colher (chá) de açúcar
Massa
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Modo de preparo
Em princípio, corte os legumes e seque-os com papel absorvente. Dessa forma, em uma panela, aqueça 1 xícara (chá) de água e misture o molho de soja, o saquê e o açúcar.
Logo após, espere levantar fervura e cozinhe por cerca de 15 minutos. Retire do fogo e reserve. Em uma vasilha gelada, misture 2 xícaras (chá) de água bem gelada com a farinha de trigo.
Nesse sentido, mergulhe os legumes na massa e com a ajuda de um pegador de macarrão, retire porções de legumes, sem deixar a massa escorrer. Ademais, frite-os em seguida em óleo quente até que fiquem ligeiramente dourados. Retire e deixe escorrer em uma grade ou papel absorvente. Assim sendo, sirva o tempurá com o molho e desguste a culinária japonesa.
7. Yakisoba – Culinária japonesa
Ingredientes
- 1 pacote 500g de macarrão para yakisoba
- ½ couve-flor média
- ½ brócolis japonês
- Uma cebola grande
- 1 pimentão verde
- Um pimentão vermelho
- 1 pimentão amarelo
- 1 bandeja de cogumelo paris
- ½ kg de filé ou alcatra
- ½ kg de peito de frango
- 1 bandeja de cogumelos (shiitake ou shimeji)
- Molho pronto para yakisoba
- Óleo de soja
- Óleo de gergelim
Modo de preparo
Em princípio, cozinhe o macarrão e escorra. Posteriormente, refogue a carne bovina cortada em tiras com o peito de frango em cubos. Logo após, acrescente às carnes ao molho pronto para yakisoba.
Em seguida, coloque o macarrão que já está cozido em uma panela com um pouquinho de óleo. Assim, deixe o macarrão fritar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que fique crocante e corado e depois coloque-o na travessa em que será servido.
Dessa forma, eegue o macarrão com um pouco de óleo de gergelim. Refogue os legumes já cortados e frite-os rapidamente, apenas o suficiente para que murchem um pouco, mas ainda estejam crocantes.
Retire os legumes e coloque-os sobre o macarrão, uns sobre os outros, espalhando de forma a ficar com aspecto bonito. Por fim, despeje o molho que já está com as carnes por cima de tudo e sirva bem quente. Sobretudo, aprecie a culinária japonesa.
8- Temaki com cream cheese e cebolinha
Ingredientes
- 70g de salmão
- 90g de arroz japonês
- 20g de cream cheese
- 10g de cebolinha verde
- Metade de uma folha de alga japonesa (nori)
- Molho shoyu para servir
Modo de preparo
Primeiramente, você deve picar a cebolinha e o salmão (em cubos ou batido, de acordo com a sua preferência), para depois misturar com o cream cheese.
Logo após, pegue uma folha de alga da culinária japonesa, vendida em supermercados, e corte na metade. Dessa maneira, coloque a alga na mão no sentido do comprimento, com o lado crespo para cima.
Ao passo que, você precisa espalhar o arroz por cima da alga até mais ou menos a metade. Similarmente, coloque o recheio de salmão com cream cheese e cebolinha em cima do arroz e, segurando a ponta inferior no lado esquerdo da alga, comece enrolar o seu temaki, levando a ponta até o canto superior oposto para formar um cone. Por fim, continue enrolando nesse sentido e fechando o temaki.
9- Shimeji
Ingredientes
- 200 g de shimeji
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
- 3 colheres (sopa) de shoyu
- Cebolinha a gosto
Modo de preparo
Antes de mais nada, lave o shimeji da culinária japonesa e corte os talos de modo que eles fiquem soltos. Logo após, esquente bem a frigideira e coloque a manteiga para derreter.
Em seguida, acrescente o shimeji e mexa por aproximadamente 3 minutos (tem que ser bem rápido mesmo). Dessa forma, acrescente o shoyu e mexa rapidamente. Por último, adicione a cebolinha, abafe e desligue o fogo.
10- Arroz japonês
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de arroz japonês (grão curto)
- 3 xícaras de chá de água
- 2 colheres de chá de sal
- 3 colheres de sopa de açúcar
- ½ xícara de chá de vinagre de arroz
Modo de preparo
Em primeiro lugar, lave o arroz da culinária japonesa em uma peneira até que a água fique transparente. Assim, deixe o arroz descansar por aproximadamente 25 minutos. Enquanto isso, em uma outra panela pequena, leve o vinagre e o açúcar ao fogo e, assim que o açúcar dissolver, desligue e deixe o tempero esfriar na geladeira. Logo após, junte a água e o arroz em uma panela em fogo alto, até ferver. Assim, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Portanto, retire do fogo e deixe a panela tampada, com o arroz descansando por cerca de 10 minutos. Espalhe o arroz em uma travessa, regue com a calda de vinagre e açúcar fria, misturando bem e com cuidado para não amassar os grãos. Por fim, assim que o arroz estiver na temperatura ambiente ele estará pronto para ser usado.
Por fim, o que achou dessas da culinária japonesa? Aliás, aproveite para conferir essa aqui também: Comida mineira – História de origem, tipos e simplicidade
Fontes: Niitsu, Japão em foco, Getninjas, Delícias culinárias, Medium e Guia da Semana
Imagens: Bartz, Elo7, Superprof, Code Money, Mundo Nipo, Mundo-Nipo II, Receitas da Mãe, Benassi, Hoje tem Frango, Tudo Gostoso, Minhas delícias, e Cozinha Técnica