Saúde

4 coisas que podem acontecer por quem passa por muitas cesáreas

Tem mulher que não quer nem ouvir falar em parto normal, mas você sabe o que pode acontecer com seu corpo depois de algumas cesáreas? Prepare-se.

Esse não é o mais recomendado dos partos, mas é o mais comum no Brasil. Somente em 2017, segundo o Ministério da Saúde, foram realizadas 3 milhões de cesáreas em todo o país, totalizando 55,5% dos nascimentos durante o ano.

O problema é que o parto por cesárea deveria ser uma opção apenas para as mães com problemas de saúde e em gestações em que o bebê tenha má-formação física ou que esteja em situação de risco.

Embora pouca gente tenha consciência disso, as cesáreas trazem inúmeros riscos às mulheres, especialmente àquelas que engravidam mais de uma vez. Isso, sem contar que o procedimento é arriscado para a mãe e para o bebê durante o nascimento.

Enfrentar ou não enfrentar cesáreas?

E, mesmo que a medicina não estabeleça um limite para um número de cesáreas que sejam considerado seguro, a verdade é que essa via de nascimento deve ser evitada por mulheres em perfeitas condições e saúde.

Os médicos explicam que sempre que possível é preciso evitar o corte no útero e que mesmo as mulheres que já passaram por uma cesárea uma vez podem recorrer ao parto normal nas próximas gestações.

Além de contar com uma recuperação mais rápida, as mães que não se submetem à cirurgia por cesárea pela primeira ou segunda vez evitam uma série de transtornos que podem surgir nas próximas gestações, como você confere abaixo.

O que pode acontecer com seu corpo depois de várias cesáreas:

1. Lesões na bexiga

Depois da primeira cesárea, os riscos de sofrer lesões na bexiga aumentam consideravelmente nas próximas gestações. Isso acontece porque o tecido que acaba se desenvolvendo depois do parto é bem mais frágil que o original.

2. Problemas com a placenta

Quanto maior o número de partos por cesáreas uma mulher enfrentar, mais cicatrizes vão ficar em seu útero.

Isso faz com que existe um risco maior dessa mãe desenvolver problemas na placenta, como o que os médicos chamam de placenta acreta, que acontece quando ela se fixa profundamente na parede uterina, ultrapassando o limite normal de fixação. Na hora do parto, essa condição pode fazer com que a mulher sofra com hemorragia na hora da placenta ser removida.

3. Hemorragia

Como qualquer outra cirurgia, nas cesáreas também existe o risco de ocorrer perda intensa de sangue. No entanto, quando o número desse tipo de parto é maior, o risco de sangramento também é grande. Aliás, é proporcional ao número de cesáreas anteriores.

Conforme especialistas, em alguns casos, pode até mesmo ser necessário a remoção do útero para controlar o sangramento.

4. Enfraquecimento da parede do útero

Todas a vezes que ocorre um incisão uterina acaba sendo deixado um ponto fraco na parede do útero. Isso pode interferir diretamente nas próximas vezes que a mulher engravidar, sendo possível que ocorra até mesmo ruptura uterina.

E então, você sabia que quem passa por cesáreas fica exposta a esses riscos? Se você já enfrentou um parto assim, ou se conhece alguém que já tenha enfrentado, sabe dizer o que mais mudou no corpo? Não deixe de comentar!

Agora, falando sobre partos, não deixe de conferir ainda esse outro post: Blogueira publica foto da barriga no pós-parto e abre reflexão sobre amor próprio.

Fonte: Vix

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

1 1 vote
Dê a sua opinião

guest
12 Comentários
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Fabiana Thays marcos
Fabiana Thays marcos
6 de dezembro de 2021 19:00

Tive sete cesária estou grávida novemente

Mara
Mara
11 de janeiro de 2022 11:21
Responder para  Fabiana Thays marcos

Ocooreu tudo bem

Maria Isadora Faria Frinhani
Maria Isadora Faria Frinhani
4 de abril de 2022 23:34
Responder para  Fabiana Thays marcos

Eai deu tudo certo??? Minha mãe teve duas cesáreas a primeira ( meu parto ) por opção, a segunda ( minha irmã) ela queria normal mais com 38 semanas teve que fazer cesárea de emergência por conta de um problema chamado centralização fetal .Minha irmã hoje tem 3 anos e minha mãe grávida novamente de 15 semanas .

nágilla
nágilla
5 de fevereiro de 2022 00:08

vou pra 4° cesárea ♥️

Natalia
Natalia
3 de abril de 2022 17:35
Responder para  nágilla

Oi, queria saber como está sendo a experiência, pois tive meus filhos cesárea e tô com muito medo da próxima, principalmente a 4 😢

Daiane Araújo
Daiane Araújo
12 de março de 2022 15:08

Estou gravida pela quarta vez e estou com muito medo pois irei passar por uma quarta cesariana e os medicos mim classificaram de alto risco.

Manuela
Manuela
22 de abril de 2022 21:35
Responder para  Daiane Araújo

Minha mãe fez 5 cesáreas!
O médico assustou muito ela na última gestação, quase levando ela a abortar de medo, dizendo que poderia acontecer a ruptura pois a pele estava muito fina, para ela se cuidar. Ela desenvolveu crises de ansiedade e pânico e o parto foi um pesadelo, não pela cesárea, mas porque o médico foi muito irresponsável e abalou com o emocional com tanto pessimismo. Meu conselho é, se o médico(a), só saber assustar e não trazer soluções, se não
acompanhar e trazer segurança para a família, avisando sim que pode haver riscos, mas que também há prevenção e tratamento, troque de médico. Não vale a pena levar a gestação com esse sentimento de insegurança terrível, vivendo em vigilância o tempo todo. O processo de pós parto dela foi de rejeição da bebê por ter passado tanto sofrimento na gestação, e uma depressão pós parto difícil de superar, que deixou sequelas em todos. Por isso, fique com um obstetra que traga esperanças em meio aos riscos, e acompanhe você com cuidado, atenção e amor.

Monica
Monica
15 de março de 2022 21:40

Estou indo pra 4 cesaria também estou com muito medo mais tenho que confiar em Deus

Karen moraes
Karen moraes
26 de abril de 2022 22:50
Responder para  Monica

Eu fiz 4 cesariana e ocorreu td bem.a recuperação foi.pouco mas demorada mas deu de certo.

NEUSA PESSOA JUNIOR
NEUSA PESSOA JUNIOR
30 de março de 2022 17:25

OLA BOA TARDE TIVE QUATRO FILHOS TODOS CESARIAS VOU FAZER A QUINTA PARA RETIRAR O UTERO GOSTARIA DE SABER OS RISCOS POIS ESTOU COM MUITO MEDO ME AJUDEM

Natanildes bispo
Natanildes bispo
2 de maio de 2022 19:24

Em gravidei tenho uma filho de 21 anos uma menina de 14 anos um menino de 04 nos engravidar de novo e a se quanta cersariana o mm eu bebê morreu ele pegou infecção na Maternidade eu estava com 07 mês o médico esquece de aspirador na hora da cersariana o meu útero encheu de Puis tevê quer terá o meu útero

Natanildes bispo
Natanildes bispo
2 de maio de 2022 19:25

Muito medo na quanta cesária


Escolhidas para você