A preocupação de muitas pessoas é o ganho de peso. Manter o peso ou alcançar o corpo ideal é um grande objetivo para muitos. É por isso que um dos primeiros passos para aqueles que querem manter o peso é estar atento a alimentação, uma vez que consumimos muitos alimentos que engordam.
De nada adianta criar uma rotina de exercícios e aderir a shakes que prometem a perda de peso, se você não parar de consumir esses alimentos que engordam.
O pior é que muitos desses alimentos estão presentes não apenas em nossa dieta, mas também em nossa rotina. Com por exemplo, você nunca tem tempo e acaba comendo algo na rua? Isso é um perigo para sua dieta.
Por isso é preciso mudar não só a dieta, mas também alguns hábitos nada saudáveis que temos. O ideal é substituir esses maus hábitos por novos e melhores, como por exemplo, levar sempre uma marmita ou lanches saudáveis. Assim você não precisa comer na rua e pode evitar esses alimentos que engordam.
Alimentos que engordam que você deve ingerir com moderação
1 – Bebidas doces
Milkshakes, energético e outras bebidas com frutas são as primeiras que procuramos quando estamos com sede na rua. No entanto, esse péssimo hábito é uma bomba de calorias.
O milkshake, por exemplo, tem cerca de 500 calorias. Por isso o indicado é sempre andar com uma garrafinha de água ou comprar uma, além de ser mais saudável, é também mais barato.
2 – Sorvetes e picolés
Não se deixe enganar pelos sorvetes, porque além do açúcar, eles também contém gordura. O sorvete do McDonald’s, por exemplo, pode ter até 380 calorias.
Aqueles sorvetes mais ornamentados e com mais recheio costumam ser tão calóricos quanto um milkshake. Então se você sempre está com um sorvete ou picolé na mão, tente reduzir o seu consumo. Substitua-os por sobremesas com frutas frescas.
3 – Comida de rua
Nós entendemos que sua vida é corrida e que nem sempre você consegue ir a um restaurante almoçar tranquilamente. Apesar disso, tudo depende de que você crie o hábito de levar lanches saudáveis consigo.
Não precisa ser muito, um sanduíche natural já resolveria o problema. Sabemos que a maioria as comidas de rua são bem calóricas e isso não é nada bom para a dieta.
4 – Acompanhamentos de salada
A salada em si é uma ótima opção de alimento, principalmente para quem não quer ganhar peso. O problema é que inventaram os acompanhamentos de salada: maionese, molhos diversos e croutons (pedaços de pão assado ou frito).
Todos esses adicionais propiciam um combo de calorias que é totalmente controverso a proposta da salada. Por isso, sempre que possível, evite esse tipo de acompanhamento.
5 – Aperitivos fritos
Você deve pensar que algumas batatas não devem ser prejudiciais e de fato não são. O problema é que esses aperitivos fritos geralmente são ingeridos em grandes quantidades e isso significa um combo de calorias.
Afinal de contas, apenas por ser frito em algum tipo de gordura isso já sugere uma quantidade significativa de calorias a mais.
6 – Frango frito
Nós sabemos que o frango frito é uma delícia e que é difícil ignorar tanta crocância, mas precisamos te lembrar que esse processo de fritura imersa no óleo adiciona uma boa quantidade de calorias. Comer apenas um pedaço ou dois não é problemático, a questão está em ir além disso.
Por isso, não faça do frango frito um alimento presente sempre na sua dieta. Opte por opções mais saudáveis, como por exemplo o frango grelhado.
7 – Bebidas alcoólicas doces
Apesar de grande parte dos coquetéis serem acompanhados também com frutas, isso é apenas fachada. Acontece que essas bebidas podem conter até 800 calorias em um único copo.
Então. se estiver em uma festa, vá com calma nos coquetéis, opte por sucos naturais.
8 – Batatas fritas e cheesecakes
Como falamos acima, todos esses petiscos fritos são um risco, afinal, nunca o consumimos em pequenas quantidades. E é aí que está o problema, já que estes são alimentos calóricos que quanto maior o consumo, maior as chances de engordar.
Por isso, procure não ter as batatas fritas dentro do seu hábito alimentar, coma uma vez ou outra. No dia a dia opte por formas mais saudáveis de preparo.
9 – Embutidos: linguiças, salsichas e etc
Além da grande quantidade de gordura, outro problema dos embutidos é que são carregados de conservantes químicos e sal. Uma combinação que os transforma em potenciais alimentos que engordam e que fazem mal a saúde.
Por isso sempre que possível, evite esse tipo de alimento e opte sempre por carnes naturais, não processadas.
10 – Carnes gordurosas
Nós sabemos que as vezes é difícil resistir as carnes mais gordurosas, como por exemplo a costela de porco. Apesar de super apetitosas, esse tipo de carne deve ser raridade me nosso cardápio.
No consumo diário, opte sempre por carnes e cortes mais magros. Para o bem da sua dieta e da sua saúde, deixe a costela apenas para aquelas raras ocasiões especiais.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 30 alimentos com calorias negativas para comer o quanto quiser sem engordar.
Fonte: Mundo Boa Forma.
Imagens: HypeScience, Twitter, The Brasilians, Bigger Bolder Baking, 9DADES, Anjinomoto, KonKero, Chris Polizello, Exame, Ana Maria Braga.