Conhecer os alimentos que prendem o intestino é fundamental para ajudar no seu funcionamento. O intestino preso é um problema muito comum que afeta principalmente as mulheres. O outro problema é justamente o contrário, o intestino solto. Sendo assim, a alimentação pode ser uma ótima aliada nos dois casos.
Portanto, dependendo do tipo de problema, talvez seja interessante incluir esses alimentos que prendem o intestino na sua dieta. Ou até mesmo evitá-los, em caso de quem já tem intestino preso.
Entre os alimentos que prendem o intestino, que também são indicados para quem sofre com intestino solto, estão frutas como banana, goiaba e caju. Além de legumes como cenoura ou até mesmo pães de farinha branca. Isso porque esses alimentos tem uma digestão rápida e ajudam a regular o intestino.
16 alimentos que prendem o intestino
Então, a seguir vamos conhecer os alimentos que prendem o intestino e que podem agravar a constipação. E que também podem ajudar no caso do intestino solto.
1. Goiaba
A goiaba é uma fruta rica em vitamina C que ajuda no sistema imunológico. Contudo, por ter muitos fotoquímicos, ela acaba reduzindo o movimento do intestino, retardando o seu esvaziamento. Por isso, essa fruta é muito recomendada para quem sofre com disfunção intestinal que solta o intestino.
2. Caju
O caju e também o suco da fruta é muito indicado para quem deseja prender o intestino. Sendo assim, tanto a poupa da fruta quanto a castanha são recomendadas para essa finalidade. Aliás, o suco de caju é um dos melhores para prender o intestino, já que regularizam os movimentos intestinais, cortando a diarreia ou intestino solto.
3. Alimentos que prendem o intestino: Banana
A banana também é muito conhecida por essa função. Aliás, ela é muito indicada para ajudar no controle do trânsito intestinal, justamente por ser rica em fibra solúvel. Aliás, a banana verde tem menos fibras solúveis do que a fruta madura, e por isso prende o intestino, sendo ideal para acabar com a diarreia, por exemplo.
4. Maçã
A maçã é uma fruta muito interessante nesse sentido, já que ele ajuda tanto a soltar quanto prender o intestino. Isso depende da forma como é consumida. A casca da maça ajuda a soltar o intestino, e a poupa da fruta promove efeito contrário, de prender o intestino e controlar diarreias. No caso, a maçã cozida é uma ótima opção para tratar o intestino solto ou diarreia.
5. Jabuticaba
A jabuticaba é uma fruta rica em uma fibra solúvel que ajuda a regular o ritmo do intestino, a chamada pectina. Justamente por isso, a jabuticaba faz parte da lista de alimentos que prendem o intestino e tem ativos que ajudam a melhorar a flora intestinal de quem tem o intestino solto. No entanto, o consumo excessivo pode acabar prendendo o intestino, dificultando a evacuação.
6. Pêra
Quando se fala em trânsito intestinal, as frutas são as melhores opções. Então a pêra, que é uma fruta rica em vitamina A, B1, B2, B3 e C, é ótima nesse sentido. Quando consumida sem casca e cozida, a pêra contribui para prender o intestino, já que absorve a água do intestino e estimula a liberação de sucos gástricos que fazem com que a comida se mova mais lentamente.
7. Alimentos que prendem o intestino: Frutas não maduras
Muitas frutas, no geral, ajudam a prender o intestino. Sobretudo se estiverem ainda verdes, o que potencializa ainda mais essa ação. Isso porque, antes do seu amadurecimento, a maioria das frutas apresenta grande quantidade de tanino, o que atrasa o trânsito intestinal.
8. Bolacha de água e sal
A bolacha de água é um alimento que prende muito o intestino. E a explicação para isso é o fato de a bolacha conter altas quantidades de farinha branca, que é conhecida por absorver muito líquido durante o processo de digestão. Sendo assim, o consumo desse alimento acaba prendendo muito o intestino.
9. Arroz branco
O arroz branco é um alimento consumido diariamente por muita gente, mas o que nem todo mundo sabe é que ele é um dos alimentos que prendem o intestino. Isso acontece devido a grande quantidade de fibras presentes no arroz, que acabam por prender o intestino. Aliás, o caldo de arroz é muito indicado para crises de diarreia, já que ele ajuda a formar fezes mais firmes.
10. Alimentos que prendem o intestino: Carne vermelha
Como sabemos, a carne vermelha contém uma grande quantidade de proteínas. Sendo assim, é necessário um esforço maior do sistema gastrointestinal, e isso faz com que o consumo de carne vermelha acabe prendendo mais o intestino e por isso ela deve ser evitada por quem já sofre com o problema.
11. Pão de farinha branca
Assim como a bolacha, o pão também tem a farinha branca muito presente em sua composição e por isso é um dos alimentos que prendem o intestino. Os pães de farinha branca são carboidratos de fácil digestão. Sendo assim, ajudam a prender o intestino em casos de diarreia. Mas é importante evitar o consumo de manteiga ou margarina, que podem ter o efeito oposto.
12. Macarrão
Em suma, o macarrão é um tipo de alimento que também é uma fonte de fibras solúveis. Em outras palavras, o alimento tem naturalmente a função de controlar o trânsito intestinal, e pode prender o intestino dependendo da quantidade consumida.
13. Batata e mandioca
Tanto a batata quanto a mandioca apresentam uma grande concentração de fibras. Por isso, elas podem ajudar no tratamento do intestino solto. Além disso a batata é rica em amido, o que pode acabar levando a um caso de constipação intestinal – se consumida em excesso.
14. Cenoura cozida
A cenoura cozida e sem casca também é ótima para ajudar quem precisa prender o intestino. Isso porque a cenoura sem casca tem menos fibras do que com casca. Além disso, ela é rica em fibras solúveis, o que também ajuda a aumentar o tempo de digestão, consequentemente reduzindo as evacuações.
15. Leite
O leite de vaca também pode prender o intestino. No entanto, isso é mais comum no caso de pessoas que tem intolerância ao leite de vaca, o que pode resultar na constipação. É particularmente mais comum em crianças com hipersensibilidade alimentar, o que pode levar a dores na hora de evacuar.
16. Refrigerante
Por último temos o refrigerante. Devido ao alto teor de açúcar, a bebida possui um pH ácido em sua fórmula. E é justamente isso que acarreta vários problemas gastrointestinais, como a constipação, por exemplo. Sem contar que o consumo de bebidas industrializadas e gaseificadas também levam ao aumento de peso.
Sintomas do intestino preso
Agora que já vimos os alimentos que prendem o intestino, é importante saber exatamente quais são os sintomas dessa condição.
Basicamente, o intestino preso, ou prisão de ventre, resulta em sintomas bem característicos, como desconforto durante a evacuação, com muita dificuldade, dores e até sangramento, já que as fezes ficam muito duras ou secas. Além de uma redução drástica na frequência que a pessoa vai ao banheiro.
Nessas situação, também é comum que a pessoa sofra com dores abdominais, inchaço, surgimento de acnes e até mudanças de humor.
O que prende o intestino?
O intestino, assim como os demais órgãos do corpo humano, tem função vital para o bom funcionamento do organismo. Portanto, quando alguma disfunção ocorre nesse órgão, todo o organismo é afetado e a pessoa pode sofrer com vários desconfortos.
O intestino preso, também conhecido como constipação, é quando a pessoa não consegue evacuar com frequência. Essa condição é agravada pelo consumo insuficiente de água, falta de atividade físicas e uma alimentação deficiente em fibras.
Então, como a alimentação é um dos grandes agravantes desse problema, ela também pode ser a solução. Isso porque existem diversos alimentos que ajudam justamente a soltar e regular a função intestinal. E tem também os alimentos que prendem o intestino e devem ser evitados, como vimos acima.
Receitas com alimentos que prendem o intestino
A seguir, vamos conhecer duas receitinhas rápidas que prendem o intestino, ideal para cortar a diarreia.
1. Suco de maçã com cenoura
Esse suco une dois dos alimentos que prendem o intestino, então é muito eficaz.
Ingredientes
- 1 maçã
- 1 cenoura
- 1 copo de água;
- Açúcar ou mel a gosto.
Modo de preparo
Primeiramente, descasque a maçã, remova as sementes e corte em pedaços pequenos. Então, descasque também a cenoura, corte em rodelas e leve para cozinhar até ficar macia. Por fim, coloque a maçã e cenoura cozida no liquidificador com água e bata bem. Na hora de tomar, pode adoçar com mel ou açúcar.
2. Caldo de arroz
Para quem tem o intestino solto, uma ótima forma de fornecer líquido para o organismo e evitar a desidratação é o caldo de arroz, ou seja, a água do arroz. Ele é muito eficaz para essa finalidade.
Aliás, não precisa de nenhum ingrediente diferente nem nada. O caldo de arroz pode ser feito aproveitando a água usado no preparo do arroz. Sendo assim, basta colocar 3 colheres de arroz para 2 xícaras de água de deixar cozinhar por 20 minutos. Por fim, é só coar a água do arroz e tomar, 1 litro até a diarreia passar.
Fontes: Hospital 9 de Julho Veja Saúde Natuvita Tua Saúde Tua Saúde Buscopan Tamarine
Bibliografia:
- BRANDT, Kátia Galeão. Diarreia aguda: manejo baseado em evidências. J. Pediatr. (Rio J.) . 91. 6; S36-S43, 2015
- SANTOS JÚNIOR JCM. Constipação Intestinal. Rev bras Coloproct, 2005;25(1):79-93. Disponível em: http://www.jcol.org.br/pdfs/25_1/14.pdf
- NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE: MEDLINE PLUS. Medical Encyclopedia: When you have diarrhea. Disponível em: <https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000121.htm>. Acesso em 21 out 2022
- CANADIAN SOCIETY OF INTESTINAL RESEARCH. Diarrhea and Diet. Disponível em: <https://badgut.org/information-centre/health-nutrition/diarrhea-and-diet/>. Acesso em 21 out 2022
- ONKOLINK- UNIVERSITY OF PENSILVANIA. Low Fiber Diet for Diarrhea. Disponível em: <https://www.oncolink.org/support/nutrition-and-cancer/during-and-after-treatment/low-fiber-diet-for-diarrhea>. Acesso em 21 out 2022
- INTERNATIONAL FOUNDATION FOR GASTROINTESTINAL DISORDERS. Diet Strategies for Managing Chronic Diarrhea. Disponível em: <https://iffgd.org/gi-disorders/diarrhea/nutrition-strategies/>. Acesso em 21 out 2022