O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. De acordo com pesquisas, são consumidos cerca de 10 bilhões de quilos por ano. Além disso, uma nova tendência vem crescendo, que é o consumo de café com limão.
Em suma, muitas pessoas acreditam que essa mistura possui benefícios à saúde. Por exemplo, atua auxiliando no derretimento da gordura corporal e no alívio de dor de cabeça e da diarreia.
Ademais, o indicado é consumir uma xícara (240 ml) de café com o suco de 1 limão. Enfim, sabe-se que separadamente, os dois ingredientes possuem efeitos benéficos à saúde. Sendo que, o café possui cafeína, um estimulante natural do sistema nervoso central, que aumenta o estado de alerta e o humor.
Enquanto que o limão é um excelente antioxidante, que auxilia no combate aos radicais livres. Além de ser rico em vitamina C. No entanto, resta a dúvida se a mistura do café com o limão, também proporciona as vantagens esperadas.
Café com limão: propriedades benéficas do limão
O limão é uma fruta ácida que faz com que o suco gástrico fique mais ácido. Dessa forma, ajuda ma digestão da proteína, além de reduzir processos inflamatórios, a produção de gordura hepática e insulina. Também é rico em vitamina C e flavonoides.
Portanto, possui alto poder antioxidante, além de auxiliar na prevenção da gripe, resfriado e no combate aos radicais livres. Segundo estudos, tanto a vitamina C quanto os flavonoides cítricos auxiliam na prevenção de câncer no esôfago, estômago, pâncreas e câncer de mama.
Ademais, os componentes do limão também oferecem proteção contra doenças cardíacas e o aumento da imunidade.
Café com limão: propriedades benéficas do café
O café, assim como o limão, também possui propriedades benéficas à saúde. Em suma, seus grãos possuem mais de mil compostos bioativos. Mas, os principais são a cafeína e o ácido clorogênico (CGA), que são antioxidantes.
Ademais, a cafeína e o CGA também auxiliam na proteção do organismo contra o desenvolvimento do câncer de fígado, próstata, endometrial, mama, gastrointestinal e colorretal.
Segundo estudos, o consumo do café está associado à redução do risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e hepáticas, depressão e doença de Alzheimer e Parkinson.
Além de todos os benefícios citados, a cafeína também é responsável por aumentar a energia e a queima de calorias. Enfim, o café e o limão oferecem inúmeros benefícios para a saúde. Contudo, não significa que a combinação do café com limão potencialize seus benefícios.
Café com limão: possíveis benefícios
1- Auxilia no emagrecimento
Uma nova tendência que vem ganhando muitos adeptos é consumir café com limão para emagrecer. Porém, tanto o café quanto o limão não possuem a capacidade para derreter a gordura corporal. Pois, a única maneira de acabar com a gordura é consumindo menos calorias ou queimando através de exercícios físicos.
No entanto, o café ajuda na queima de calorias, o que pode ajudar no emagrecimento. Além disso, estudos mostraram que a cafeína pode estimular o tecido adiposo marrom (TAM).
Em suma, o TAM é um tecido adiposo metabolicamente ativo, mas, que diminui com a idade. Cuja função é metabolizar gorduras e carboidratos. Dessa forma, quando sua atividade é aumentada, leva a perda de peso.
Enfim, o mais provável é que o efeito de emagrecer seja devido à cafeína, e não à mistura de café com limão.
2- Alivia dor de cabeça
De acordo com estudos, a cafeína pode amplificar os efeitos de medicamentos usados para dores de cabeça. Além disso, a cafeína também possui efeito vasoconstritor (aperta os vasos sanguíneos). Dessa forma, o fluxo de sangue em direção à cabeça é reduzido. O que pode aliviar a dor de cabeça.
No entanto, para algumas pessoas a cafeína pode ter efeito contrário, agindo como gatilho para a dor. Principalmente, se o café for consumido com chocolates, álcool e frutas cítricas, como o limão, por exemplo.
Enfim, o café com limão tanto pode aliviar a dor de cabeça, quanto piorar ainda mais. O que vai depender do organismo de cada um. Mas, é certo dizer que, se ajudar a reduzir a dor, seria devido à cafeína e não por causa do limão.
3- Alivia a diarreia
Para a diarreia, deve-se comer o café moído com limão e, não bebê-lo. Entretanto, não há comprovação de que o café com limão seja indicado para diarreia. Pois, o café estimula o intestino, portanto, ele faz com que a necessidade de evacuar aumente.
Da mesma forma, o café possui efeito diurético, o que só agrava a diarreia. Já que ela causa perda de líquido, podendo levar à desidratação.
4- Oferece benefícios para o cuidado da pele
O limão e o café possuem conteúdo antioxidante, que pode proporcionar benefícios para a pele. De acordo com especialistas, o café reduz a descamação da pele, suavizando e reduzindo a deterioração da barreira cutânea.
Quanto ao limão, possui alto teor de vitamina C, que estimula a produção de colágeno. Além disso, atua reduzindo os danos causados pelos radicais livres.
Enfim, consumir o café com limão pode trazer benefícios para a pele. Porém, você também pode obter os mesmos resultados consumindo cada um separadamente.
Café com limão: desvantagens
Uma das desvantagens de consumir muito café com limão é que o café pode levar ao vício devido à cafeína. Além disso, o excesso de cafeína pode provocar distúrbios do sono e aumentar o risco de aborto. Quanto ao limão, ele pode causar alergia em algumas pessoas.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Café na gravidez – Efeitos para a mamãe, para o bebê e dicas.