Saúde

O que são calorias negativas? Mitos e verdades sobre emagrecimento

Alguns alimentos ganharam fama por, em teoria, possuir calorias negativas, mas alguns mitos rondam esse termo.

Tudo o que parece fácil e rápido chama a atenção quando o assunto é emagrecer. Por isso, o termo “calorias negativas” não ficaria de fora dessa. Mas será que existem mesmo alimentos que possuem um valor calórico negativo? Para começar, explicamos o que são as calorias negativas: são basicamente aqueles alimentos no qual o gasto calórico que o corpo faz para digeri-los é maior que a quantidade de calorias que eles contêm.

No entanto, alguns pesquisadores afirmam que não existem evidências científicas que comprovem isso. Alguns alimentos possuem sim poucas calorias por serem pobres em carboidratos e ricos em fibras e água. Mas ainda assim eles não promovem por si só o emagrecimento. A melancia e o pepino, por exemplo, ficaram populares como alimentos que teoricamente possuem calorias negativas. Entretanto, uma dieta baseada apenas nesses alimentos não proporciona a perda de peso.

Mas antes que você perca as esperanças, existem alimentos que conseguem acelerar o metabolismo devido ao seu efeito térmico na digestão. Por isso, aliados à uma alimentação balanceada, podem sim ajudar no emagrecimento. Veja mais a seguir.

Calorias negativas e os alimentos termogênicos

O que são calorias negativas: mitos e verdades sobre emagrecimento
Fonte: Terra

O processo de digestão dos alimentos e perda de peso é muito mais complexo que seus valores calóricos. Na verdade, uma soma de fatores, como as calorias da comida, a prática de exercícios e o organismo de cada um, por exemplo, é o que vai definir como ocorre o emagrecimento.

Mas como falamos antes, os alimentos termogênicos podem auxiliar nesse processo. Esses são aqueles que gastam muitas calorias no momento da sua digestão, como é o caso das proteínas. Os exames de calorimetria que fazem essa estimativa sobre a quantidade de calorias gastas por cada alimento para metabolizar e absorver macronutrientes.

Além disso, estudos sobre os efeitos fisiológicos dos alimentos mostram que, independente da energia gasta na digestão de uma comida, é pouco provável que ela chegue a 100% da caloria do alimento em si. Por isso, mais uma vez, as calorias negativas como milagre do emagrecimento são uma lenda urbana.

Hábitos efetivos na perda de peso

Fonte: Freepik

Cada pessoa apresenta particularidades quando o assunto é perda de peso. Isso porque cada organismo tem um metabolismo diferente. Como resultado disso, a quantidade de calorias gastas por dia também será maior ou menor em cada um. No entanto, em todas as pessoas esse processo de digestão, metabolização e absorção de nutrientes representa de 5% a 10% da queima de calorias diárias mínimas para manter as funções vitais do organismo em repouso (metabolismo basal).

Por isso, apostar em alimentos que aceleram o metabolismo é uma ótima alternativa. Carboidratos simples – como açúcar e amido – e gorduras, por exemplo, possuem baixo gasto calórico. Sendo assim, as melhores opções são os carboidratos complexos, nesse caso, as fibras. Isso porque sua digestão é mais demorada e o gasto calórico maior, aumentando o tempo de saciedade no organismo. Desse modo, você sentirá menos fome.

Além disso, a prática de exercícios físicos é essencial para quem precisa perder peso. Por isso, aliada à uma alimentação saudável e balanceada, se matricule na academia, pratique esportes ou encontre alguma outra maneira de manter seu corpo ativo regularmente.

Alimentos com “calorias negativas”

Fonte: Tudo Ela

Os alimentos que ganharam fama por conter calorias negativas na verdade possuem algumas características específicas. Antes de listá-las, é importante lembrar que eles não gastam mais calorias na digestão do que possuem, mas cada um tem sua vantagem nas dietas de emagrecimento.

A primeira característica diz respeito à pouca quantidade de carboidratos simples em sua composição. A segunda é a alta quantidade de água e fibras em cada um. São eles:

  • pepino
  • salsão
  • rúcula
  • alface
  • repolho
  • couve-flor
  • agrião
  • melancia
  • beringela
  • limão
  • mexerica
  • ameixa
  • morango
  • beringela
  • abobrinha
  • cebola

Além disso, não vamos nos esquecer também dos alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e ajudam na queima de gordura.

Gostou da matéria? Então essas irão te interessar: Shot de cúrcuma – O que é, para que serve e como fazer, Sopa de calorias negativas para não engordar MESMO, 30 alimentos com calorias negativas para comer o quanto quiser sem engordar

Fontes: Viva Bem Minha Vida Dr. Diogo Simão Cuidaí

Imagens: Tua Saúde Terra Freepik Tudo Ela

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você