Os calos nos pés são definidos por uma área dura e espessa na camada da pele. Os locais que eles mais costumam aparecer são entre os dois últimos dedos, do lado de fora do último dedo e na sola do pé. Certamente, a melhor forma de evitá-los é eliminando sua causa.
Ademais, a principal pergunta é: porque os calos surgem? Quando caminhamos ou ficamos em pé, aplicamos todo nosso peso corporal no calcanhar e nas solas dos pés. Então, quando a pressão se torna excessiva, algumas áreas ficam mais grossas e, como resposta protetora ao atrito, surgem os calos. Outra causa muito comum é quando se usa sapato muito apertado.
Além da dor, os calos são bem feios e acabam fazendo com que as pessoas tenham vergonha do próprio pé. As vezes, por trás de uma bela sandália pode ter um pé cheio de calos.
Porém, embora os calos pareçam todos iguais, existem vários tipos e, com certeza, todos apresentam uma mesma característica: o incômodo.
Tipos de calos nos pés
Calos duros
São os mais comuns e são bem pequenos. Na maioria das vezes estão localizados em uma área de pele grossa, como a região dos dedos, por exemplo.
Calos macios
São esbranquiçados e moles, geralmente aparecem entre os dedos. Eles causam menos dor e, na maioria das vezes, estouram sozinhos. Porém, deixa o pé com uma aparência ruim e podem incomodar muito se aparecerem em grande quantidade.
Calos neurovasculares
Os neurovasculares são extremamente doloridos e estão ligados a vasos sanguíneos, ou seja, caso a pessoa tente cortá-lo, irá sangra muito e doer ainda mais. O local mais comum para eles aparecerem são as solas dos pés.
Calos dorsais
A região das articulações dos pés também pode sofrer com calos. Ele é semelhante a almofadas e se desenvolve para proteger a articulação do atrito provocado pelo uso de calçados apertados.
Como eliminar os calos nos pés
Para se livrar dos calos, é importante se atentar as diferentes formas de tratamento. Como já falamos, eles geralmente são causados por atritos, sapatos apertados e entre outros. Portanto, algumas soluções podem ser eficazes. São elas:
Hidratação da pele
Hidratar a pele é um grande alívio para melhorar a sensação de ressecamento e dor. Essa solução se torna ideal para casos como os de calos macios. A nossa dica é apostar em loções e cremes especializados para os pés. Ademais, existem pomadas próprias para calos que podem ser receitadas por um Podólogo.
Atendimento especializado
Certamente, os especialistas conseguem definir com clareza as causas dos calos e passar o tratamento correto. Além disso, alguns casos requerem raspagem e remédios, ações que só podem ser feitas por meio de um profissional qualificado.
Calçados adequados
Apesar de existirem muitas causas, uma das mais comuns é o uso de sapatos apertados. Por isso, opte por sapatos confortáveis. Experimente quais modelos combinam com você e não abra mão do conforto. Afinal, as vezes o bonito dá prejuízo.
Não corte ou raspe
Apesar de parecer uma solução rápida e fácil, não se deve cortar ou lixar os calos em casa. Acredite, seus pés irão ressecar ainda mais, os calos provavelmente voltarão e há grandes chances dessa ação resultar em uma infecção bem séria. Ou seja, tudo tende a piorar e você irá ficar ainda mais incomodada.
Prevenção
Já ouviu falar que o melhor remédio é sempre prevenir, né? Então, o melhor a se fazer é cuidar dos pés para evitar que os calos apareçam. Para isso, use almofadas para colocar entre os dedos dos pés, assim você irá protege-los do atrito; aposte em cremes que hidratam os pés; Use palmilhas que aliviam a pressão mecânica, e escalde os pés para mante-los relaxados e hidratados.
Com essas ações simples você irá ter uma melhor qualidade de vida. Afinal, seus pés são muito importantes e a dor causadas pelos calos podem limitar sua locomoção e causar uma dor grande, além de deixar a aparência dos pés bem feia.
Gostou do conteúdo? Então veja como é possível eliminar calos nos pés com remédio caseiro a base de aspirina
Imagens: Saúde Melhor, Tua Saúde, Unicesumar, Greenme, Doctor Shoes, Pinterest, Cultura Mix
Fonte: Tua Saúde, Doctor Shoes, Globo Esporte