Saúde

Chá de boldo, o que é? Benefícios, como fazer e contraindicações

O chá de boldo é muito comum para tratar ressacas. Mas o seu uso não se restringe a este único benefício para o organismo.

Atualizado em 24/09/2020

Que o chá de boldo é perfeito para curar a ressaca todos nós sabemos. Agora, você sabia que a erva é também uma forte candidata para acalmar os nervos e tratar diversas partes do corpo? É por isso mesmo que os esclarecimentos a seguir foram escritos pois eles irão abrir a mente para novas possibilidades infinitas de uso do boldo no dia a dia.

O cházinho não é restrito somente aos períodos de mal estar, portanto o primeiro passo é saber quais os seus benefícios para a saúde. A planta medicinal é indicada até mesmo para tratar as recorrentes dores de cabeça. A ação produzida no corpo é muito boa quando assunto é estômago e fígado.

Agora, se você nunca provou  o chá de boldo prepare-se! O  líquido é bem amargoso e para quem tem estômago fraco pode até causar enjoou. Mas, com um pouco de esforço é possível ir se adaptando ao seu gostinho peculiar. Os ganhos são inumeráveis para a saúde e podem prevenir contra doenças bem difíceis de tratar.

O que é o chá de boldo?

Barão de Cotegipe

Primeiramente, os moradores do interior e de locais que tendem bastante para a medicina popular sabe exatamente quem é esta plantinha milagrosa. Conhecida cientificamente como Peumus Boldus a folha é normalmente encontrada com a textura aveludada e sua árvore acompanha pequenas flores azuis.

Aliás, sua origem é vinda do Peru e do Chile, mais especificamente da região central. Existem várias outra espécies de Boldo por aí, mas a mais conhecida e utilizada é a citada acima. O produto foi acolhido tão fortemente na sociedade que ganhou até mesmo versos industrializadas de chá.

Comumente usada para remédios caseiros, o bolso é um tipo de planta muito utilizada para tratar sobretudo problemas de estômago e do fígado. Portanto, o seu chá amargoso entra para as listas de antioxidante, anti-inflamatório, diurético e principalmente desintoxicante. As pessoas que costumar sofrer com ressacas pós ingestão de bebidas alcóolicas sabem o quanto o chá de boldo é um santo remédio para livrar o organismo do álcool.

Para saber onde encontrar ou cultivar a planta em casa saiba que o melhor terreno para plantá-la é o úmido. A seguir separamos uma lista de benefícios importantes para ter prévio conhecimento antes de consumi-lo. Portanto, use com moderação e desfrute dos melhores efeitos e sinta melhorar a sua qualidade de vida.

Benefícios do chá de boldo

Globo Esporte

A princípio o chá de boldo é uma das opção mais comuns na sociedade e que atinge positivamente vários órgão do corpo. Vamos nos desprender um pouquinho da associação da planta para ressaca e abrir os olhos a outras formas de uso. Aliás, agora é aquela hora para comprovar cientificamente que os seus avós tinham razão quando lhe obrigavam a tomar o líquido tão amargoso.

Dê só uma olhada no quanto a rotina com o boldo promove melhoria de vida e prevenção contra doenças com foco nos membros centrais do corpo humano. Em caso de qualquer dúvida em relação a ingestão procure um médico e verifique se não há nenhuma contraindicação para o seu organismo.

Chá de boldo para melhorar o fígado

Uol

A princípio precisamos saber o porque o fígado estar em primeiro lugar na lista de beneficiados pelo chá de boldo. O órgão é um importante filtro que armazena substâncias indispensáveis para o corpo como proteínas, carboidratos e lipídeos. Mas, é também o local onde se contém algumas toxinas que são excretadas por ele para proteção do corpo.

Quando ingerimos o chá de boldo você estará fortalecendo a saúde do fígado e mantendo a funcionalidade do membro para o equilíbrio do organismo. Portanto, quando estiver notando algum problema na região abordada providencie já a sua chaleira e a sua caneca e não espera as coisas piorarem para tomar uma atitude.

Chá de boldo para trata azia

87.9

A azia e a má digestão tem sido um dos problemas estomacais mais comuns na sociedade hoje em dia. Antes de tudo basta dar uma olhada na rotina frenética diária que nos obriga a ter hábitos como: comer de pressa, gerar nervosismo, passar por situações de pressão e estresse.

Todas as emoções citadas produzem o aumento do líquido ácido que faz com que haja a digestão. O problema é que este crescimento na produção faz com que sistema digestivo causa queimação e desconforto concentradas no peito, na região da garganta e acabar se transformando afinal em um grave doença.

É exatamente aí que o chá de boldo é indicado. Suas propriedades calmantes vão amenizar a sensação de queimo gerada no estômago. Portanto, se sua rotina frenética lhe gera tais sintomas comece já a fazer o uso constante da planta e previna-se.

Melhora a vesícula biliar

Prensa Libre

Mais um órgão da região abdominal que entra para a nossa listinha básica. A vesícula biliar é uma das que mais causam sustos na população e que geralmente quando estão gravemente afetadas o procedimento indicado é o cirúrgico. No entanto, saibam que é possível sim manter a saúde do órgão e evitar sustos desnecessários como esse.

Um xícara diária de chá de boldo vai mantes intacta a saúde da sua vesícula e de quebra irá destruir qualquer que seja a presença de pedras no órgão. Sua ação vai diretamente na eliminação da bile e com ela todas as toxinas acumuladas por lá, inclusive as pedras.

Chá de boldo diminui os gases

Jardineiro Amador

Antes de tudo essa dica para a mulherada que sofre com os incômodos gerados pelos gases. A barriga inchada é bastante desconfortável e atingi muito mais os pacientes do sexo feminino do que o masculino. Quando estiver se sentindo assim basta procurar um bom chá de boldo e tomar, sem nenhuma preocupação.

A planta ajuda na eliminação dos gases e aliviam as tensões abdominais. A indicação é perfeita porque suas propriedades atuam primordialmente para o bom funcionamento do sistema digestivo. Mas, lembre-se, o ideal é não acrescentar açúcar ou adoçante e beber o líquido in natura.

Calmante natural

Folha de São Paulo

Apesar dos calmantes naturais serem associados sobretudo a camomila, o chá de boldo também é uma ótima opção para este fim, sem irritar o sistema digestivo. Enfim, se você anda estressado e com total falta de paciência e isso vem afetando o seu organismo e o seu emocional passe a incluir uma caneca durante o café da manhã e veja os resultados.

Ajuda o sistema digestivo

Uol

No geral, este tem sido o maior dos motivos pelo qual o chá de boldo se tornou mundialmente conhecido. Todo o sistema digestivo se beneficia quando estamos em estado de emergência. Sua capacidade neutralizante, antioxidante e desintoxicante é perfeita para liberar os órgãos desta área de possíveis toxinas maléficas para o corpo.

Portanto, todas a ações benéficas descritas acima influenciam para o bom funcionamento da digestão. Agora é só parar para aprender como fazer o famoso chá de boldo e manter a saúde em dia. O passo a passo é simples, rápido e fácil e só vai lhe tomar alguns minutinhos.

Como fazer o chá de boldo?

Menu do Dia

O primeiro passo para ter em mão a melhor planta medicinal de todos os tempos é saber como escolhê-la. Prefira sempre folhinhas verdinhas e lave-as bem antes de usar, já que a planta costuma receber bastante vento e poeira exterior. Caso não tenha um pé de boldo próximo da sua casa a outra opção é buscar nas lojas de ervas naturais a versão ressecada do produto. Feito isso separe:

Ingredientes

  • 1 sachê de boldo ou 4 folhas de boldo
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Despeje primeiramente os 500 mls de água na chaleira ou panela de sua preferência e deixe ferver. Posteriormente, assim que começar a borbulhar coloque o boldo, desligue o fogo e deixe abafado por 10 minutos. Depois do tempo de infusão é só colocar em uma caneca e tomar aos poucos caso não estiver acostumado com o amargor.

A princípio, a indicação é que seja consumida um copo por dia. De preferência pela manhã para que prepare o organismo para o dia. Não exagere nas doses pois pode gerar alguma reação indesejada.

Contraindicações

OCP News

Por fim, é importante deixar registrado que o chá de boldo, assim como qualquer outra planta, precisa se tomado com moderação. Sua ingestão extrema pode causar irritação gástrica e prejudicar o funcionamento do organismo. Portanto, a qualquer sinal de desconforto após ingerir o chá procure ajuda médica e faça os exames necessários.

No mais, leia mais sobre receitas caseiras em Como fazer leite em pó – Métodos caseiros e benefícios a saúde

Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, Tua Saúde 2, Mundo e Educação, Jardim de Flores, Brasil Escola, Tua Saúde 3, Cidade Verde

Fontes de imagens: Barão de Cotegipe, Globo Esporte, Uol,  87.9, Prensa Libre, Jardineiro Amador, Uol 2, OCP News, Vix