Curiosidades

Como fazer leite em pó – Métodos caseiros e benefícios a saúde

O leite em pó vem ganhando cada dia mais as casas dos brasileiros. Seu método de fabricação pode acontecer nas fábricas ou mesmo em casa.

Atualizado em 23/09/2020

Vamos agora desmistificar como fazer leite em pó e expor os seus benefícios na mesa. Muitas pessoas associam o hábito do uso deste artifício somente para as crianças, mas é possível sim utiliza-lo de outras maneiras. O Maranhão, por exemplo, região nordeste do Brasil, tem o leite em pó sempre listado na hora de fazer as compras do fim do mês.

A princípio temos sempre a referência do leite em pó nos mercados, contudo já existem receitas simples para produzir o leite com a textura em pó em casa. Este alimento existe desde o século 18 e é fruto de uma tradição oriental milenar. A base da sua produção é única, pois os benefícios são inumeráveis quando assunto é concentração de vitaminas e minerais.

Além disso, o leite em pó é uma ótima opção para quem está começando a dar os primeiros passos na dieta. Sabe aquela gordura que costuma ficar sobre o leite não processado? Então, ela é a maior vilã das dietas alimentares que tem o objetivo de perder peso. Portanto, a versão em pó é ideal neste casos específicos. Basta dar uma olhada nas origens e modos de preparo para ficar por dentro deste artifício poderoso para saúde.

O que é o leite em pó?

Drogaria Minas Brasil

Com certeza você já deve ter visto as mamães e os papais fazendo aquela deliciosa mamadeira para o bebê com o leite em pó. Esta versão do alimento é um modo mais saudável em que é feito a partir de procedimentos de extração da água do leite. É quase um mistério pensar em como o líquido branquinho e vistoso se torna em pó.

Mas, para quem não sabe, o leite em pó não é uma invenção recente que ganhou existência graças a tecnologia. O modo de preparo caseiro veio muito antes das máquinas e é uma técnica oriental que proliferou pelo mundo. Desde o século 18 a Sibéria Oriental consegui tornar o leite congelado em pó.

No entanto, foi somente no século 19 com a ajuda dos Russos que essa versão que conhecemos conseguiu ser feita com excelência. Os procedimentos com certeza não foram fáceis, mas o mais importante é que independente do meio de produção o resultado final manteve a quantidade ideal de vitaminas e minerais necessários para a dieta diária para o corpo.

Como o leite em pó é feito?

Agro em Dia

Antes de tudo vamos mostrar abaixo os primeiros processos de produção feitos a partir das fábricas. São 3 etapas básicas para que o leite em pó venha até a prateleira do mercado mais próximo da sua casa no formato que conhecemos.

Uma só vaca é capaz de produzir até 60 litros de leite por dia. É claro que após o procedimento esse valores será reduzido já que o principal objetivo é reduzir a água a praticamente nula e dar origem ao modo sólido do leite. O maior ganho dos meios industriais de produção é que ela atenda uma demanda maior de consumo para ofertar a população.

Fase de extração

Rehagro

A princípio, o primeiro passo é sobretudo a extração do leite das vacas. Como cada uma produz uma quantidade imensa de leite o processo é acelerado com as máquinas de ordenha. O trabalho manual de tirar o leite neste caso é incapaz de suprir as necessidades da empresa e graças a isso a tecnologia veio para acrescentar o procedimento.

Normalmente a entrega do leite é feito por fornecedores que encaminham a quantidade pedida pelos produtores do leite em pó. Dependendo da indústria o estimado de produção anual é de meio milhão de leite cru que são direcionados as grandes máquinas de concentração e retirada da água.

Fase de concentração

BEQ

A etapa de concentração é feita após a retirada da gordura do leite recebido na fábrica. Ai está o ponto forte para os adeptos as dietas. O líquido pré-aquecido separa as moléculas gordurentas que é armazenada em outros recipientes. Posteriormente a separação as calorias poderão ser recolocadas após a transformação do leite. Tudo isso depende da política de produção da fábrica. Portanto, a dica é sempre da uma olhada nos rótulos antes de comprar.

Continuando, após brevemente aquecido o líquido é depositado através de uma fina nuvem uma câmara como ilustrada acima. Ali é concentrado uma grande quantidade de ar seco e quente que fazem com que cada as gota se transformem em pó. Por fim, o material é degustado e analisado antes de chegar a fase final.

Fase final

Educa Point

Após a aprovação laboratorial dos produtos a parte final não poderia ser, senão, a de embalagem. Através de máquinas o leite em pó e colocar nas latas acima, ou em outros recipientes, à depender do local de produção, e enviado para as lojas de vendas mais próximas da sua casa.

Leite em pó caseiro

Correio

Agora, a maior curiosidade de todas é saber como todo o procedimento descrito acima pode ser feito em casa. As donas e donos de casa de plantão vão com certeza se alegrarem com esta receita básica para produzir o próprio leite em pó. Fiquem atentos, pois é um pouco demorado e requer atenção na hora do preparo.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 panela antiaderente grande
  • uma forma reta
  • processador de alimentos

Modo de preparo

A princípio, o primeiro passo é o de cozimento. Despeje o leite na panela e deixe cozinhando em fogo baixo. O ideal é que, com a  ajuda de uma colher, você vá mexendo para que não grude o leite no fundo da panela. Isso deve ser feito por longos 40 minutos, porque é partir daí que o excesso de água presente no leite evaporará.

O resultado final deste tempo no fogo pode ser notado quando houver uma consistência cremosa. Feito transfira tudo para uma forma reta e prepare-se, afinal, para a segunda etapa. Leve o conteúdo ao forno a 180º e tente deixar uma frestinha aberta para que saia o vapor quente do interior durante o processo. Espere por mais 40 minutos.

Enfim, a textura final se assemelha a a pedrinhas bem firmes. Aliás, o barulho também é um indicativo de que você alcançou o ponto correto. Fique atento (a)! Retire do forno, deixe esfriar bem e coloque tudo no processador de alimentos. Para que não tem o aparelho um liquidificador pode ser uma opção. Bata até o leite em estado sólido vire um pó bem fininho. Pronto, agora é só armazenar em compotas e usar quando quiser!

Benefícios do leite em pó a saúde

Ecila

O primeiro de todos os benefícios do leite em pó é que sua forma é mais concentrada. Ou seja, as vitaminas e os minerais estarão em uma quantidade maior a cada poção, o que é muito vantajoso para o organismo. Outro ponto forte é que a gordura não fica tão concentrada, portanto é ideal para ser introduzido nas dietas de perda de peso.

Aliás, para quem não sabe, os 100% de leite líquido contém cerca de 87% de água, isto é, 13% apenas de proteínas, minerais, gordura e lactose. Portanto, é daí que vem a explicação para o leite em pó ser tão indicado para a saúde. As vantagens da produção via fábrica é que os valores nutricionais podem ser acrescidos no momento de fabricação.

Por fim, leia mais sobre curiosidade em Benefícios do chocolate – 12 vantagens do doce e contraindicações

Fontes: Metrópolis, Tudo Gostoso, Receitas de Minuto, Ultra Curioso, Terra, ecila, Bonde

Fontes de imagens: Drogaria Minas Brasil, Agro em Dia, Reahgro, BEQ, Educa Point, Correio, Grupo Independente, Ecila,