Beleza

Peeling de fenol, o que é? Indicações, recuperação e cuidados

O peeling de fenol é um procedimento estético que visa a renovação celular e promete rejuvenescer e melhorar a aparência da pele.

Atualizado em 22/09/2020

Hoje em dia é muito comum a procura por procedimentos estéticos com a finalidade de renovar a pele, diminuir as manchas, rugas e marcas de expressão. O peeling de fenol é um desses procedimentos, e consiste na aplicação de um ácido sobre a pele, para promover uma renovação celular e consequentemente uma melhora na aparência.

O diferencial do peeling de fenol em comparação a outros peelings químicos é a sua capacidade de chegar até a camada mais profunda da pele. Assim, ele promove resultados mais eficazes que os demais ácidos que atuam somente nas camadas mais superficiais.

Contudo, apesar de oferecer resultados muito satisfatórios e a longo prazo, o peeling de fenol também é um procedimento muito agressivo. Sendo assim, ele não é indicado para todas as pessoas, apenas em casos em que a pele do paciente está gravemente danificada. E apesar de não se tratar de um cirurgia plástica, tem que haver todo um cuidado antes, durante e após o procedimento.

Portanto, hoje iremos conhecer tudo sobre o peeling de fenol, o que é, como é feito, cuidados antes e depois e contra indicações.

O peeling de fenol

LIM Laser

O peeling de fenol é um procedimento estético que se aplica ácido fenol sobre o rosto, com o propósito de remover as células mortas e envelhecidas, promovendo o crescimento de novas células. Desse modo, como em outros peelings, acontece a descamação da pele, e depois da recuperação, a produção de colágeno é estimulada. Consequentemente o resultado é uma pele mais lisa e com aparência mais jovem.

Entre todos os tipos de peeling, o de fenol é considerado o mais profundo e ao mesmo tempo o mais agressivo. Até porque ele atinge a camada mais profunda da derme, promovendo a troca de várias camadas da pele. Contudo, apesar de ser um tratamento mais natural, diferente de uma cirurgia plástica, o peeling de fenol demanda anestesia e acompanhamento médico. Sendo assim, ele só é recomendado em alguns casos, onde a pele está severamente danificada, seja pelo sol, cicatrizes, machas ou rugas muito profundas.

Contudo, apesar da agressividade do procedimento, os resultados são realmente animadores. De acordo com especialistas, o peeling de fenol é capaz de rejuvenescer a aparência da pele em até 20 anos. Além disso, como os resultados são bastante duradouros, não é necessário fazer o procedimento mais de uma vez, até porque ele pode danificar a pele.

E por se tratar de um procedimento quase que milagroso, fazer o peeling de fenol não é nada barato. Levando em consideração a clínica e o médico responsável, o procedimento pode custar cerca de R$ 12 mil. Isso sem contar outras cobranças extras, como anestesia, uso da sala e possível internação.

Indicações do peeling de fenol

Conceitos

Então, como visto até aqui, o peeling de fenol é um procedimento estético muito agressivo. Sendo assim, ele só pode ser realizado em pessoas que realmente precisam de uma renovação celular mais profunda. Geralmente, esse procedimento é indicado apenas para pacientes com rugas muito profundas, ou que estão com a pele muito degradada devido aos efeitos do fotoenvelhecimento, ou seja, pela ação da radiação solar.

Apenas dermatologistas e cirurgiões plásticos estão aptos a realizar esse tipo de procedimento. Desse modo, são eles que avaliam a necessidade do paciente, indicando ou não a realização do peeling de fenol. Até porque o fenol é uma substância tóxica, que pode afetar várias partes do organismo. Não é atoa que o paciente deve ser monitorado durante todo o procedimento.

Além disso, o peeling de fenol não deve ser realizado em pessoas que tem a pele escura, cicatrizes de queloide, rosto pálido e com sardas, pigmentação anormal e verrugas faciais. Bem como pessoas com problemas cardíacos ou histórico de feridas graves. Também não é indicado para pessoas que passaram por tratamento para acne que incluem isotretinoína nos últimos 6 meses.

O procedimento

Akásia

Antes de mais nada, é feito uma limpeza profunda na pele e a preparação do paciente. O peeling de fenol deve ser realizado em um consultório médico equipado, e a frequência cardíaca do paciente deve ser monitorada o tempo todo. Antes de ser submetido o procedimento, o paciente é sedado e recebe uma anestesia local para aliviar o incômodo causado pelo ácido.

Em seguida, o médico responsável pelo procedimento começa a aplicação da solução com fenol na pele do paciente, começando pela testa, e contemplando o resto da face gradativamente, Nessa etapa, a pele do paciente irá a ficar branca ou acinzentada, devido a coagulação imediata.

O processo todo inclui a aplicação de várias camadas do produto, contudo, para limitar a exposição ao fenol, o ideal é que entre uma aplicação e outra, haja um intervalo de 15 minutos. Após a aplicação de todas as camadas da substância, é aplicada uma máscara oclusiva com propriedades calmantes. Geralmente, o procedimento todo dura em torno de 90 minutos.

Cuidados pré e pós peeling de fenol

Marie Claire

O peeling de fenol não é um procedimento simples, portanto devido a sua agressividade ele demanda uma série de cuidados, tanto antes quanto após o tratamento.

Cuidados pré

  • Os preparativos para o procedimento devem começar cerca de um mês antes. Desse modo, o primeiro passo é começar a aplicação de um creme a base de ácido retinoico, hidroquinona e um corticoide leve.
  • Nesse período, o paciente deve evitar exposição solar, e quando fizer, sempre com proteção adequada, usando  protetor solar com fator acima de 30.
  • Tomar medicação antiviral via oral, isso porque os peelings podem favorecer o aparecimento de herpes. Isso é ainda mais importante no caso de pacientes com histórico de infecções do tipo.
  • Evitar tratamentos cosméticos na região, bem como depilação facial próximo ao dia do procedimento.
  • Manter a pele livre de qualquer agressão, massagem ou esfoliação na semana antes ao procedimento.

Cuidados pós

  • Após a realização do peeling de fenol, o paciente deve usar remédios analgésicos e anti-inflamatórios nas primeiras 24 horas.
  • Depois disso, é essencial manter a pele sempre limpa, hidrata e protegida.
  • Evitar a exposição solar por cerca de três meses após o procedimento.
  • Manter uma alimentação saudável, priorizando alimentos que melhora a imunidade e previnem o surgimento de infecções.

Recuperação

One Spa

Por se tratar de um procedimento muito agressivo e profundo, a recuperação do peeling de fenol pode ser longa e bastante incômoda. Logo após a realização do procedimento, a pele pode ficar vermelha, inchada e com uma sensação de queimação. A recuperação deve ser em casa, no mínimo uma semana até voltar a rotina normal.

Os efeitos colaterais podem ser minimizados seguindo as instruções do médico. Essas que incluem dormir em uma posição que não agrida a pele e ajude a reduzir o inchaço, aplicação de curativos à prova de água e uso de analgésicos. A exposição ao sol deve ser evitada por três meses após o procedimento. Isso porque nesse estado a pele não é capaz de bronzear, e o uso de protetor solar é indispensável.

A nova pele começa a surgir por volta da segunda semana após o peeling. Contudo, é normal aparecimento de cistos ou manchas brancas, assim como a vermelhidão pode durar alguns meses até a pele se recuperar completamente. Quando apele estiver completamente recuperada esses sinais desaparecem, e é possível notar uma grande melhora na aparência da pele.

Após a cicatrização completa, a pele irá ficar mais clara, luminosa, com viço, elasticidade e a aparência das manchas e rugas será reduzida de forma significativa. O rejuvenescimento é notável, contudo, apesar de os resultados serem a longo prazo, eles não são permanentes. Portanto, conforme a pessoa vai envelhecendo, novas marcas de expressão irão se formar na pele.

Vantagens e desvantagens

Tua Saúde

Não resta dúvidas que o peeling de fenol promove uma renovação da pele, essa então é a maior vantagem do procedimento. Além de rejuvenescer a pele como nenhum outro procedimento, os resultados do peeling de fenol também são muito duradouros, diminuindo notavelmente a intensidade das rugas e a flacidez da pele.

Em contrapartida, se trata de um procedimento muito agressivo, caro, arriscado e também com uma recuperação desagradável e lenta.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também os demais tipos de peeling faciais.

Fontes: One Spa Tua Saúde Minha Vida Claudia

Imagem destacada: Click Grátis

Imagens: LIM Laser Conceitos Akásia Marie Claire One Spa  Tua Saúde