Saúde

Cravo-da-índia – O que é, benefícios, como usar e contraindicações

O cravo-da-índia é uma especiaria versátil que cresce no botão floral da árvore de cravo. No Brasil, é bem comum para se fazer doces.

Atualizado em 23/05/2020

O cravo-da-índia é uma especiaria muito versátil que cresce no botão floral da árvore de cravo. No Brasil, o cravo é bem comum para se fazer doces, como Doce de Banana e de Abóbora. Apesar disso, ele consegue ir muito além do que ingrediente para doces.

Por exemplo, ele pode ser usado para fins medicinais, fonte para vitaminas, bactericidas, temperos, bebidas, aromas, óleos essenciais, aumento da libido e muitos outros.

Além disso, você pode encontrar a especiaria de diversas formas, seja em pó, líquido ou na forma inteira. Com todas essas opções, você certamente irá descobrir qual mais se encaixa na sua necessidade.

O melhor, sobretudo, é que ele pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais por, em média, menos de 10 reais.

Em outras palavras, você encontra uma especiaria com o valor nutricional elevado por um preço bem em conta.

Enfim, para comprovar que o cravo-da-índia é item indispensável na sua casa, listamos 14 benefícios, as principais formas de preparo e também as contraindicações. Confira:

14 Benefícios do cravo-da-índia

Cravo-da-Índia, conheça os benefícios e as diferentes formas de usá-lo

1. Combate infecções

Graças à sua ação antimicrobiana, o cravo é muito eficaz no combate à infecções causadas por bactéricas como o Estafilococos e E. coli.

Isso acontece porque os componentes do cravo desnaturam as proteínas que reagem com as bactérias, impedindo com que elas se multipliquem.

2. Tem efeito analgésico

O cravo deprecia os receptores sensitivos envolvido na sensação de dor, fazendo com que a pessoa se sinta anestesiada.

Ademais, um dos principais usos dele é para aliviar as dores de dente.

3. Afasta insetos

O aroma do cravo é desagradável aos insetos, fazendo com que eles se afastem do ambiente. Esmague alguns cravos e deixe em algum lugar alto e, como resultado, você terá uma casa livre dos mosquitos e outros insetos. Certamente, este benefício é um dos mais conhecidos.

Caso você queira um efeito ainda mais forte, espete os cravos em uma fruta cítrica, como o Limão ou a Laranja.

4. Aumenta a libido

Cravo-da-índia. Conheça os benefícios, formas de uso e contraindicações
BF

O Extrato de cravo é um famoso remédio caseiro contra a impotência sexual. O que leva ao aumento da libido.

Certamente você já ouviu falar de xaropes naturais para este problema, a maioria tem como base as propriedades do cravo.

5. Melhora a circulação sanguínea

O óleo extraído do cravo ajuda a melhorar o fluxo da circulação sanguínea trazendo benefícios para todo o organismo.

Além disso, o aumento da circulação eleva a imunidade e, acima de tudo, purifica o sangue.

6. Combate o mau-hálito

Devido ao aroma natural e forte, o cravo é uma excelente opção para melhorar o mau hálito. Para isso, masque 1 cravo ou faça bochecho com o chá de cravo.

7. Combate o cansaço

O Óleo de cravo provoca um efeito relaxante no corpo. Por isso existem óleos de massagem e gel fitoterápico à base de cravo-da-índia.

Portanto, aposte neles para relaxar e, acima de tudo, ter a sensação de bem-estar.

8. É fonte de nutrientes

Cravo-da-índia. Conheça os benefícios, formas de uso e contraindicações
SO

O cravo-da-índia é rico em fibras, vitaminas e minerais. Logo, uma ótima ideia é usar o cravo em pó na comida da mesma forma que se usa temperos.

9. É antioxidante

Ele possui alta capacidade de liberar hidrogênio, ou seja, aumenta a ação dos antioxidantes no corpo e, consequentemente, diminui o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

10. Pode prevenir as chances de ter câncer

Um estudo percebeu que o extrato de cravo ajudou a impedir o crescimento de tumores e promoveu a morte celular em células cancerígenas. No entanto, os estudos sobre o assunto usaram quantidades muito concentradas das propriedades presentes no cravo.

Para esclarecer, o consumo de cravo não pode ser usado como tratamento alternativo. O mais importante é procurar os tratamentos comprovados cientificamente.

11. Ajuda na saúde do Fígado

Estudos feitos em animais demonstram que óleo de cravo melhoram a função hepática e também ajuda a reverter cirrose ou cicatrizes no Fígado. Apesar de não haver muitos estudos em humanos, os que existem ratificam as teorias de que o cravo melhora a saúde do Fígado.

12. Regula o Açúcar no sangue

Cravo-da-índia. Conheça os benefícios, formas de uso e contraindicações
GM

O Extrato de cravo aumenta a captação de açúcar no sangue e, consequentemente, as células aumentam a secreção de insulina. Em suma, podemos concluir que ele é extremamente benéfico para pessoas com Diabetes.

13. Remove marcas da pele

Devido às fortes propriedades anti-sépticas e antibacterianas, o cravo melhora a aparência da pele e ajuda na remoção de algumas marcas. Em primeiro lugar, aplique o óleo de cravo na área desejada; depois disso, continue aplicando até dar resultados.

14. Ajuda no crescimento do cabelo

Além de todos os outros benefícios, o cravo-da-índia também estimula os folículos capilares e melhora a circulação, o que faz com que cheguem mais nutrientes para os folículos capilares. A dica é adicionar 10 a 12 gotas de óleo de cravo ao cabelo e, depois disso, aplicar o shampoo da mesma forma. Você terá um cabelo grande e bem saudável.

Melhores formas de usar o cravo-da-índia

Cravo-da-Índia, conheça os benefícios e as diferentes formas de usá-lo
Cambiando Tudo

Assim como já falamos anteriormente, existem muitas maneiras de se usar o cravo-da-índia. Ou seja, da mesma forma que o cravo carrega muitos benefícios, ele também é muito versátil, permitindo com que você escolha qual a melhor forma de usá-lo.

Preparamos algumas dicas, escolha qual se encaixa melhor no seu caso:

No chá

O chá é ideal para melhorar dores, problemas bacterianos e relaxar o corpo, por exemplo. Em primeiro lugar, coloque 10g de cravos inteiros em uma panela com 1 litro de água; depois, deixe ferver durante 15 minutos; por fim, coe e tome até 3 vezes ao dia.

Em pó

A Canela em pó é uma alternativa rápida e prática. Você diluir e tomar ou temperar os alimentos com ela.

Como óleo essencial

O óleo de cravo pode ser aplicado na pele, cabelo e, além disso, deixa o quarto com um ótimo aroma quando é usado no travesseiro.

Para dores de denphte

Quem tem problemas com dor nos dentes pode aplicar uma gota de óleo de cravo com vinagre diretamente na área afetada. Certamente você sentirá um alívio e bem-estar.

Para dores de ouvido

Agora, se o problema for dores de ouvido, aplique gotinhas no algodão e o coloque no ouvido que está doendo.

Contraindicações

Cravo-da-Índia, conheça os benefícios e as diferentes formas de usá-lo
Canva

O cravo-da-índia está contraindicado na gravidez, amamentação e por crianças com menos de 6 anos, já que não existem estudos de seus efeitos nesses grupos.

Outro problema pode ser irritações na pele de pessoas muito sensíveis, por isso, os cremes à base de cravo precisam ser usados com indicação do fitoterapeuta.

Portanto, apesar do cravo possuir muitas propriedades benéficas, nunca deixe de consultar um médico para saber se o uso está autorizado.

Gostou do conteúdo? Então leia a matéria Óleo de cravo, o que é? Como usar, benefícios e contraindicações 

Fontes: Ecycle, Beleza e Saúde, Tua Saúde, Repoter10, Portal Minerva Foods, Cambiando Tudo 

Imagens: Abril, Cambiando Tudo, Medical News, Canva Mundo Boa Forma SO GreenMe

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/nathalia/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Nathalia Mendes</a>
Por Nathalia Mendes
​Sou a Nathalia Mendes (sim, sem acento), amo conhecer lugares novos e entender um pouquinho mais do sentido da vida e assistir futebol. Tenho 21 anos e gosto muito da área da escrita e criatividade. Vejo a comunicação como a melhor forma de unir e inspirar outros.