Saúde

Lábios inchados – Principais causas e como tratar cada problema

Os lábios inchados podem ser algo simples, corriqueiro e fácil de tratar, mas também pode ser um sintoma de um problema de saúde mais sério.

Atualizado em 13/10/2020

A aparência dos lábios, além de muito importante no quesito estético também pode ser um indicativo de problemas de saúde. Sendo assim, alterações na coloração dos lábios, no tamanho ou superfície devem ser investigadas. Os lábios inchados podem até ser comum, no caso de alguma irritação ou agressão, mas se o inchaço durar muito tempo é sinal de alerta.

Muitas vezes, o inchaço nos lábios não significa necessariamente algo grave, mas em alguns casos pode ser um sintoma de alguma doença ou infecção. Qualquer alteração no nosso corpo deve ser investigada. Portanto, é muito importante estar atento aos seus lábios, ainda mais quando aparecerem lesões e alterações persistentes.

Sendo assim, hoje iremos entender melhor o que pode causar os lábios inchados, e o que fazer em cada caso.

Lábios inchados

eHow

Geralmente, quando uma pessoa fica com os lábios inchados se trata de uma reação alérgica, que pode surgir imediatamente ou até 2 horas após entrar em contato com a substância que causou a irritação. Pode ser um medicamento específico, um alimento ou bebida, produtos cosméticos e até partículas irritantes no ar. Outra causa comum é devido a uma agressão forte na região da boca, como um tapa ou batida, por exemplo.

No entanto, fora esses casos, os lábios inchados podem ser um indicativo de algum problema de saúde, como herpes labial, mucocele, entre outras inflamações na boca. Quadros clínicos como angioedema hereditário também pode causar inchaço nos lábios. Bem como outras doenças como eritema multiforme, queimaduras, seja pela sol ou pelo clima frio, e traumatismos que podem alterar o tamanho dos lábios.

Em todo caso, o ideal é procurar um médico para investigar a causa dos lábios inchados e iniciar o tratamento, ainda mais quando o sintoma persistir por mais de três dias. Até porque, o tratamento depende da causa do inchaço nos lábios. Dependendo do que for, após iniciar o tratamento, seja com remédios ou cremes corticosteroide, os lábios voltam ao seu volume normal.

Contudo, em casos mais graves pode haver a necessidade de recorrer a uma cirurgia, com o intuito de remover o excesso de tecido nos lábios, e melhorar a sua aparência.

Principais causas dos lábios inchados

Vix

Como vimos até aqui, muitas coisas podem deixar os lábios inchados, vamos conhecer as principais causas e o que fazer em cada situação. Confira a seguir:

Alergia

Alergia alimentar é de longe uma das principais causas do lábios inchados. Além do aumento no volume dos lábios, a alergia também causar causar tosse, sensação incômoda na garganta, dificuldade para respirar e vermelhidão no rosto. Além da alergia alimentar, outros produtos também podem causar isso nos lábios, especialmente produtos cosméticos de maquiagem, assim como remédios e até plantas.

Nesse caso que é mais simples e comum, o tratamento consiste no uso de remédios antialérgicos prescritos por um médio. Se houver dificuldade para respirar, deve-se procurar um hospital o mais rápido possível. Também é válido fazer um teste de alergia, para identificar quais substâncias podem causar reações alérgicas ao organismo. Se a alergia for ao batom ou maquiagem, o recomendo é interromper o seu uso.

Herpes

Herpes é outro caso comum que pode causar inchaço nos lábios, acompanhado de bolhas e sensação de formigamento e dormência na região. Contudo, outras infecções como candidíase também pode causar esse sintoma.

Nessa situação, o médico deve ser consultado para avaliar o problema e identificar o que causou a infeção para então dar início ao tratamento, que pode ser feito com pomadas e/ou comprimidos.

Queimadura

Queimaduras de sol, comida quente, alimentos ácidos ou até mesmo o frio podem deixar os lábios inchados. Bem como reações químicas causas por substâncias cáusticas presentes em produtos de limpeza, por exemplo. Geralmente, os sintomas que incluem ainda dor, bolhas, ardência e alteração na coloração dos lábios duram de 1 a 2 dias.

Esse é um caso comum e não muito grave. Sendo assim, para diminuir o inchaço e desconforto nos lábios pode ser usado creme hidratante, protetor labial com manteiga de cacau ou vaselina no caso de estarem muito ressecados e queimados, ou até mesmo uma compressa fria. No caso de cortes nos lábios, pode ser um sinal de queimadura de terceiro grau, e por isso requer cuidados médicos.

Mucocele

Mucocele é o nome dado a uma lesão cística benigna, assintomática causada pelo rompimento do ducto de glândulas salivares da cavidade bucal. Essa lesão provoca um leve inchaço nos lábios, principalmente após uma mordida ou pancada na boca.

Geralmente, a mucocele some sozinha sem a necessidade de tratamento dentro de 1 a 2 semanas. Sendo assim, se os sintomas persistirem além desse período é recomendado procurar um médico para avaliar a gravidade da lesão e possibilidade de drenar o cisto.

Abscesso dentário

Inflamações dentárias, causadas por cárie ou abscesso dentário podem causar inchaço na gengiva, esse que pode se estender para os lábios. Por se tratar de uma infecção mais séria, a pessoa pode sentir muita dor ao redor do dente, ter sangramento e até febre.

O tratamento deve ser feito por um dentista, que irá receitar medicamentos analgésicos, antibióticos e se for o caso, até um procedimento cirúrgico dentário. Para aliviar a dor e diminuir o inchaço nos lábios, é recomendado fazer compressa com água morna, bem como tomar remédios anti-inflamatórios.

Traumatismo

O traumatismo é outra causa bem comum dos lábios inchados, na maioria das vezes decorrente de uma queda, batida ou pancada diretamente na boca. Isso acontece porque a pele dos lábios é muito fina e sensível, então, quando ela sofre uma agressão forte, o sangue se acumula na área afetada, causando o inchaço. Normalmente, o lábio fica muito dolorido e com marcas, dependendo da intensidade da pancada, pode causar até um corte.

Para diminuir o inchaço e aliviar a dor no local, o ideal é fazer uma compressa gelada ou passar uma pedra de gelo diretamente nos lábios. Faça isso de 2 a 3 vezes por dia e já é suficiente para resolver o problema.

Outras causas dos lábios inchados

Oral Dents

Além de todas essas causas mais graves, outras coisas simples também podem causar o inchaço nos lábios. Tais como:

  • Picada de inseto;
  • Espinhas e cravos;
  • Foliculite;
  • Piercing inflamado;
  • Aftas;
  • Uso de aparelho dentário;
  • Comidas muito picantes;

Nesses casos, o incômodo e inchaço nos lábios desaparece sozinho com o tempo. Contudo, se os sintomas persistirem por mais de três dias e não for possível identificar a causa é importante procurar um médico. Principalmente se os lábios inchados estiverem acompanhados de língua inchada e dificuldade para respirar.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Lábios- Ressecamento, sensibilidade e saúde dos lábios.

Fontes: Atlas da Saúde Tua Saúde Colgate

Imagens: Minha Saúde Hapvida Vix eHow Oral Dents