Para que serve água boricada? 8 utilidades, contra-indicação e cuidados

Apesar de ser muito usada e conhecida no Brasil, nem todo mundo sabe para que serve água boricada. E nem mesmo suas contraindicações.

Muito conhecida no Brasil, a água boricada é um produto que contém propriedades antissépticas, antibacterianas e antifúngicas. Em suma, trata-se de uma solução límpida, incolor e inodora, composta por 3% de ácido bórico que é muito usada. Mas, você sabe para que serve água boricada?

Apesar de ser usada no tratamento de furúnculos, conjuntivite, entre outros problemas oculares. Seu uso indevido pode causar danos à saúde. Inclusive, não costuma ser recomendado pelos médicos. Pois, o ácido presente em sua composição não é uma solução estéril.

Portanto, ao ser absorvido pelo organismo pode causar intoxicação e até irritações na pele. Por isso, sua venda não é disponível em todos os países. Por outro lado, no Brasil produtos com até 5% de ácido bórico a comercialização pode ser feita sem prescrição médica.

Ademais, você pode encontrar água boricada em farmácias, manipulada ou até mesmo feita em casa, misturando água e ácido bórico em pó. Enfim, entenda melhor para que serve água boricada.

Para que serve água boricada: 8 utilidades, contra-indicação e cuidados
Vix

Para que serve água boricada: principais formas de uso

Por possui propriedade antisséptica, antibacteriana e antifúngica, a água boricada é muito utilizada no tratamento de algumas infecções e inflamações causadas por bactérias e fungos. Ademais, trata-se de uma solução composta por 1% a 5% de ácido bórico. Sendo que, o ácido age como desinfetante ajudando no tratamento de algumas doenças. Tais como:

1- Conjuntivite

Hospital dos olhos

A água boricada ajuda a aliviar os sintomas da conjuntivite. Ajudando a desinchar e desinflamar os olhos. Além de aliviar a coceira. Dessa forma, você pode usar a solução para fazer compressas e para lavar os olhos. Portanto, você pode usá-la de 2 a 3 vezes ao dia. No entanto, é importante que seu uso seja sob prescrição médica, para evitar possíveis alergias ou piorar a irritação dos olhos.

2- Infecções no ouvido externo

Revista Abril

Da mesma forma, a água boricada também serve para casos de infecções no ouvido externo. Pois, possui a função desinfetante que auxilia na eliminação de vírus e bactérias que causam infecções.

3- Irritação dos olhos

Revista Abril

Se você não sabe para que serve água boricada, saiba que você pode usá-la para aliviar sintomas de irritações nos olhos. Principalmente, em casos de alergias, você pode lavar os olhos com a água boricada.

4- Para que serve água boricada: Terçol

Para que serve água boricada: 8 utilidades, contra-indicação e cuidados
Uol

Ademais, o terçol é uma inflamação que ocorre ao redor dos olhos quando algumas glândulas se entopem ou se infectam por bactérias. Dessa forma, a água boricada é usada para aliviar os sintomas como inchaço e vermelhidão nos olhos. Enfim, lave os olhos com a solução de 2 a 3 vezes ao dia até que a inflamação passe.

5- Queimaduras leves

Para que serve água boricada: 8 utilidades, contra-indicação e cuidados
Minuto Saudável

No caso de queimaduras leves o indicado é usar a água boricada para aliviar a dor e ajudar na cicatrização, aliviando a inflamação. Portanto, faça compressas com a água boricada gelada até que os sintomas melhorem.

6- Furúnculos

Jovem Pan

Ademais, o furúnculo é uma infecção estalifocócia do folículo piloso e da glândula sebácea, causada pelo germe responsável pelo Staphylococcus aureus. Enfim, o furúnculo resulta no comprometimento do tecido celular subcutâneo. Portanto, para seu tratamento é preciso fazer compressas com água boricada.

7- Para que serve água boricada: Irritação na pele

Mundo Boa Forma

Em casos de irritação na pele você pode fazer compressas com água boricada gelada. Dessa forma, ela vai auxiliar na redução da irritação e inflamação na pele.

8- Candidíase e micose vaginal

Convite à Saúde

A água boricada também serve para tratar problemas fúngicos, como a candidíase e a micose vaginal. Enfim, devido sua função anti-séptica, antifúngica e antibacteriana, ela atua na eliminação do fungo causador da doença.

Além disso, a água boricada também auxilia na contração dos vasos sanguíneos e na diminuição das secreções inflamatórias. Portanto, o ideal é fazer aplicação externa ou compressa no local.

Para que serve água boricada: contraindicação

Para que serve água boricada: 8 utilidades, contra-indicação e cuidados
Dicas Online

Quando perguntam para que serve água boricada a primeira coisa que pensamos é para tratamentos oculares. Afinal, a solução é amplamente utilizada no tratamento de afecções. No entanto, a água boricada não é desenvolvida especialmente para uso oftalmológico.

Dessa forma, o uso inadequado pode causar danos à saúde, inclusive, piorar quadros de afecções na região dos olhos. Além disso, o próprio franco da água boricada pode servir como um meio de transferência de micro-organismos patógenos para os olhos.

De acordo com pesquisas, estudiosos encontraram nos frascos da solução bactérias da espécie Staphylococus aureus, Morganella morganii, Staphylococcus sp e a Staphylococcus coagulase, entre outras. Enfim, esse tipo de contaminação acontece devido ao tempo que o frasco permaneceu aberto e ao descuido do usuário, colocando a tampa em qualquer lugar.

Outra contraindicação do produto se deve ao fato da solução não ser isotônica. Ou seja, produtos para uso oftalmológico precisam ser isotônicos para não causar irritações nos olhos e nem secá-los.

Para que serve água boricada: armazenamento

TriCurioso

Agora que você já sabe para que serve água boricada e suas contraindicações, é preciso saber como armazená-la adequadamente. Em suma, o frasco deve ser de vidro ou de plástico opaco, além disso, você deve mantê-lo devidamente fechado.

Ademais, não deve ficar exposto à luz e nem a temperatura superior a 25ºC. Dessa forma, seu prazo de validade é de 3 meses. No entanto, para evitar contaminação, é importante que você tenha cuidado ao manusear o frasco da água boricada.

Enfim, apesar de ser muito usada para tratamentos oculares ou na pele, é importante consultar um especialista antes de começar a usar a água boricada. Pois, o uso em excesso ou até a ingestão do produto pode causar intoxicação e outros males para a saúde.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Água termal – O que é, origem, função, como usar e cuidados.

Referências bibliográficas:

  • Lista padronizada de medicamentos sujeitos a notificação simplificada. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33836/2816834/In%2B3%2B2009+-+LISTA+PADRONIZADA+DE+MEDICAMENTOS+SUJEITOS+A+NOTIFICA%C3%87%C3%83O+SIMPLIFICADA.pdf/6d009fc9-fc0c-4935-87e7-91cbcdb7a676>. Acesso em 26 Ago 2020
  • JOSÉ, Andrea C. K.; BRANCO, Bruno C.; OHKAWARA, Lilian E.; ZORAT, Maria Cecília; LIMA, Ana Luisa H. Uso ocular de água boricada: condições de manuseio e ocorrência de contaminação. Arq Bras Oftalmol. Vol 70. 2 ed; 201-207, 2007


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários