Curiosidades

Quando trocar o absorvente? Dúvidas sobre o uso correto

Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o uso de absorventes. Inclusive, sobre quando trocar o absorvente durante o período menstrual.

Atualmente, encontramos diversos tipos de absorventes disponíveis para compra. Seja, normal, noturno, malha seca ou suave, interno ou externo, existe diferentes tipos que vão atender a necessidade de cada mulher e em cada momento do período menstrual. No entanto, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre quando trocar o absorvente durante a menstruação.

De acordo com ginecologistas, o recomendado é que a troca seja feita no máximo a cada 4 horas. Independente de qual seja o modelo do absorvente. Pois, ao permanecer com o absorvente além do tempo recomendado, o risco de contrair infecções na região íntima aumenta. Além disso, ao realizar a troca em intervalos mais curtos você também evita o risco de vazamentos.

Portanto, não espere que o absorvente esteja completamente cheio para fazer a troca. Inclusive, é importante saber qual o tipo de absorvente é o mais indicado para você. Enfim, para esclarecer quaisquer dúvidas sobre quando trocar o absorvente confira as dicas abaixo.

Menstruação

Quando trocar o absorvente: Principais dúvidas sobre o uso correto
Melhor com Saúde

Cada mulher tem um tempo de duração da menstruação. Sendo que, esse tempo depende do organismo de cada uma. Dessa forma, algumas mulheres costumam entre 2 ou 3 dias menstruadas. Enquanto que outras podem ter um período mais longo, podendo durar até 8 dias.

Da mesma forma, a intensidade do fluxo menstrual também varia de mulher para mulher. Dessa forma, algumas costumam ter uma quantidade maior de sangue durante o período menstrual. No entanto, é estimado que cada mês seja perdido cerca de 40 mililitros de sangue.

Portanto, dependendo da intensidade do fluxo, o momento de quando trocar o absorvente pode variar. Por exemplo, se o fluxo for muito forte, o tempo de troca do absorvente tende a reduzir, já que ele vai encher mais rápido.

Quando trocar o absorvente: Diferentes tipos de absorventes

Vix

Hoje em dia podemos encontrar diversos tipos de absorventes, externos e internos, que vão atender as necessidades de cada mulher. Por exemplo:

  • Entre os absorventes externos, tem os com abas e os sem abas.
  • Absorventes noturnos, ideais para serem usados durante a noite. Pois, absorvem uma quantidade maior de sangue.
  • Ademais, os absorventes internos, ideais para o uso durante o dia. Além disso, eles proporcionam mais liberdade à mulher, já que possibilita a prática de atividades físicas.
  • Outras opções são os sintéticos e os de algodão, ideal para quem tem a pele mais sensível.
  • Também tem absorventes com ou sem perfume.
  • Por fim, também tem os modelos diários, que são menores e mais discretos, ideais para quando a menstruação está acabando.

Quando trocar o absorvente: tempo ideal para troca

eCycle

Quando trocar o absorvente? De acordo com ginecologistas, o ideal é a cada 3 horas, sendo que o tempo de permanência do absorvente não ultrapasse 4 horas. Por outro lado, caso você tenha um fluxo menstrual muito intenso, o tempo de troca pode ser reduzido. Normalmente, a cada 2 horas. Dessa forma, você evita o vazamento de sangue.

No entanto, se o seu fluxo menstrual for menos intenso, não significa que você deve permanecer com o absorvente pode mais de 4 horas ou até que ele encha completamente. Pois, mesmo que o absorvente pareça estar limpo ou seco, o sangue está se acumulando dentro dele. Favorecendo a reprodução de micro-organismos que podem provocar infecções e problemas de saúde.

Além disso, o acúmulo de sangue também pode exalar um cheiro que é normal da menstruação. Mas, você deve ficar atenta em casos que o cheiro for muito desagradável.

Pois, pode indicar algum problema, como o crescimento acelerado de bactérias e micro-organismos, por exemplo. Causados pelo calor e umidade na região íntima devido ao uso do absorvente. Enfim, para evitar infecções e problemas de saúde, mantenha a região íntima bem higienizada e seca.

Riscos ao não trocar o absorvente no tempo indicado

Quando trocar o absorvente: Principais dúvidas sobre o uso correto
Pinterest

Enfim, é importante saber quando trocar o absorvente para evitar problemas de saúde. Pois, como a região da vagina é quente e úmida, ao permanecer muito tempo com o mesmo absorvente aumenta os riscos de proliferação de bactérias.

Sendo que, essas bactérias são responsáveis por causar infecções na região íntima. Portanto, faça as trocas no tempo indicado pelos ginecologistas. Além de manter a região íntima sempre seca e bem higienizada, principalmente, durante a menstruação.

Higiene durante a menstruação

Quando trocar o absorvente: Principais dúvidas sobre o uso correto
Vix

Seja como for seu fluxo sanguíneo durante o período menstrual, escasso, moderado ou intenso, você precisa cuidar bem da higiene íntima durante a menstruação.

Dessa forma, procure lavar a região íntima quando for trocar o absorvente. No entanto, não se esqueça de secar bem antes de colocar um absorvente limpo.

Ademais, quando retirar o absorvente usado, descarte-o corretamente. Inclusive, você pode colocá-lo na embalagem do que você vai colocar na calcinha. Depois, jogue no lixo. Além disso, é importante lembrar que não se deve jogar no vaso sanitário. Pois, além de causar sua obstrução, ainda vai contaminar o meio ambiente.

Enfim, é muito importante que você mantenha sempre o cuidado com seu corpo e com a sua região íntima. Dessa forma, você evita problemas que prejudiquem sua saúde. E, caso note qualquer alteração diferente, principalmente durante o período menstrual, procure um ginecologista o quanto antes.

Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Tipos de absorventes, como usar? Formatos, diferenças e benefícios.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você