Beleza

Corte químico, o que é? Como cuidar da saúde dos fios

Ao submeter seus cabelos a procedimentos químicos sem antes tomar os devidos cuidados, pode resultar no corte químico.

Você já notou se seu cabelo ficou elástico, frágil, quebradiço ou frágil após fazer um procedimento químico? Se a resposta for sim, pode significar que houve um corte químico em seus cabelos. Mas, o que seria esse corte químico? Em suma, trata-se de uma consequência da agressão química recebida, causado por intervalos curtos entre os procedimentos.

Recentemente, para dar vida a sua personagem em “Verdades Secretas 2”, a atriz Agatha Moreira passou por uma mudança radical nos cabelos. Com os cabelos platinados, a atriz afirma ter amado a transformação. Mas, devido ao retoque constante da raiz para dar continuidade na série de TV, Agatha vem sofrendo com o corte químico.

Vix

Segundo especialistas, isso não deveria estar acontecendo. Pois, tem como passar por procedimentos químicos, sem sofrer com as consequências. Dessa forma, é preciso ter uma rotina de cuidados para evitar o problema e manter a saúde dos fios. No caso da atriz, ela precisou descolorir os cabelos, mas, para chegar ao tom desejado foi ultrapassado o limite, aumentando o oxidante e danificando a fibra capilar.

Enfim, se você pretende passar por algum procedimento químico, como a atriz Agatha Moreira, saiba que é muito importante tomar certos cuidados. Como aderir uma rotina de cuidados antes, durante e depois do procedimento. Dessa forma, você terá um cabelo quimicamente tratado, e sem danos.

Corte químico: o que é

Corte químico: O que é? Como acontece e dicas de como evitar e cuidar
Atualiza Mulher

Em suma, o corte químico trata-se de uma desestruturação capilar. Normalmente, ela acontece depois que o cabelo foi extremamente agredido por procedimentos químicos. Por exemplo, incompatibilidade entre químicas, alisamentos excessivos, descolorir quando os fios estão frágeis ou não respeitar o intervalo exigido entre um procedimento e outro.

Enfim, todos esses fatores contribuem para que os cabelos fiquem fragilizados, chegando ao ponto dos fios partirem ou até caírem. Além disso, o corte químico nem sempre é percebido durante a aplicação da química. Geralmente, é notado algum tempo depois quando você for realizar um novo procedimento.

Ademais, você pode perceber quando acontece o corte químico prestando atenção aos seguintes sintomas:

  • Os fios de cabelo ficam mais opacos, porosos e ásperos.
  • Aparecimentos de pontas duplas. E em alguns casos, até pontas triplas.
  • Fica mais quebradiço, podendo até mesmo haver queda dos fios.
  • Os fios ficam elásticos ou emborrachados.

Corte químico: como evitar problemas

Globo

Mas, se você não quer abrir mão do seu alisamento ou descoloração, saiba que você pode continuar com os procedimentos químicos. E sem danificar a fibra capilar. Enfim, basta seguir alguns cuidados, tais como:

  • Primeiramente, você precisa conhecer o tipo de química que já existe nos seus cabelos e, claro, conhecer a que será aplicada também. Agora, se o seu cabelo é virgem, fica muito mais fácil. Pois, não há risco de incompatibilidade entre químicas.
  • Em seguida, é importante que o cabeleireiro que irá aplicar a química faça uma avaliação dos fios para saber se eles resistirão ao novo procedimento. Caso seja necessário, ele indicará um tratamento para fortalecer os fios antes de receber a química. Normalmente, o tratamento pode ser de 30, 15 ou 7 dias.
  • Então, faça o teste de mecha. Ou seja, aplique o produto em uma mecha dos seus cabelos e espere cerca de 48 horas antes de dar continuidade. Pois, dessa forma você vai saber se os fios estão preparados para receber o procedimento.
  • Não faça procedimentos químicos um atrás do outro, respeite o intervalo sugerido pelo fabricante do produto, entre uma química e outra. Além disso, durante esse intervalo é importante cuidar dos fios com máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. Que vão recuperar a saúde dos cabelos.
  • Por fim, escolha um profissional de sua confiança e que já esteja acostumado com seus cabelos. E caso não tenha experiência, não faça os procedimentos em casa.

Cuidados durante e depois do procedimento químico

Globo

Como mencionamos, é muito importante os cuidados antes da aplicação da química, seja ela qual for. No entanto, é igualmente importante manter os cuidados durante e depois do procedimento químico. Mesmo quando você use produtos que são menos agressivos, o cuidado é essencial. Por isso, hidrate bem os fios, quanto mais hidratados estiverem, menor será o dano sofrido.

Ao retocar a raiz do cabelo, é preciso ter atenção, principalmente se há necessidade de retoque a cada 15 dias, aumentando o risco do corte químico. Enfim, o produto deve ser aplicado apenas na raiz, sem encostar na parte do cabelo que já tem o produto.

Principalmente, quando for descolorir ou colorir os fios. Por ser mais quente, a raiz tende a clarear ou pegar a tintura mais rápido. Enquanto que, o comprimento e as pontas são mais frios, o que faz com que demore mais. De acordo com especialistas, o ideal é fazer o retoque a cada 30 ou 45 dias.

Globo

Atualmente, você encontra produtos que adicionados ao descolorante, protege e fortalece os fios, evitando a quebra e mantendo firme a estrutura da fibra capilar. Enfim, após a realização do procedimento químico, o ideal é fazer uma reconstrução capilar. Que vai devolver o que os fios perderam, como a queratina, por exemplo, evitando o corte químico.

Por fim, invista em máscaras de nutrição, elas fazem com que os cabelos ganhem mais maleabilidade. Uma boa dica é adotar um Cronograma Capilar.

Cuidados após o corte químico

Corte químico: O que é? Como acontece e dicas de como evitar e cuidar
Vix

Agora, se você está sofrendo com o corte químico, você precisa seguir os seguintes cuidados:

  • Primeiramente, dê um tempo nos procedimentos químicos. Pois, os fios já estão muito danificados e, se você continuar aplicando química nele só vai piorara a situação.
  • Se os danos forem muito visíveis, faça um corte nos cabelos. Além disso, cortar as pontas ajudam a melhorar o aspecto dos fios.
  • Adote uma rotina de cuidados, por exemplo, o Cronograma Capilar. Pois, ele vai proporcionar hidratação, nutrição e reconstrução aos fios danificados. Devolvendo os nutrientes que os cabelos precisam para ficar fortes e saudáveis.
  • Outra dica para recuperar os fios é fazer a umectação com óleos vegetais. Que pode ser feito de dia ou à noite, antes de dormir.
  • Por fim, evite usar secador, chapinha ou babyliss durante o período de recuperação dos seus cabelos. Pois, o calor agride mais ainda os fios, dificultando sua recuperação.

Cuidados com cabelo crespo e cacheado

Corte químico: O que é? Como acontece e dicas de como evitar e cuidar
Beleza de Mulher

Infelizmente, nenhum tipo de cabelo está livre de um corte químico. Da mesma forma, cabelos cacheados e crespos precisam de uma boa rotina de cuidados para evitar o problema. Portanto, é preciso ter os mesmos cuidados antes, durante e depois de um procedimento químico. Ou seja, os cabelos devem ser hidratados, nutridos e reconstruídos. Mas, antes, o teste para saber se os fios são compatíveis com a química é imprescindível.

Mas, se já está sofrendo com o corte químico, só resta ter paciência, encarar o problema de frente e cuidar do que restou dos fios. Portanto, hidrate bastante, mas, use sempre produtos compatíveis com o tipo do seu cabelo.

Revista Manequim

Enfim, depois de um tempo, o cabelo voltará a ficar saudável e bonito. Inclusive, você poderá até usar química novamente. No entanto, não se esqueça dos cuidados que ensinamos aqui para você.

Se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Como recuperar cabelo descolorido? 6 Dicas infalíveis.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você