Saúde

Quanto tempo duram os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa fazem parte do processo natural do envelhecimento feminino e podem surgir entre os 45 e os 55 anos.

Atualizado em 05/11/2018

A menopausa é uma parte normal e natural do envelhecimento feminino.

Quando você entra em seus 40 anos, seu corpo irá produzir cada vez menos estrogênio até que você não menstrue mais. Uma vez que você pare de menstruar e não tenha menstruado por 12 meses, você terá atingido a menopausa.

A menopausa natural, que acontece sem intervenção médica, ocorre em três etapas:

  • perimenopausa
  • menopausa
  • pós-menopausa

Muitas pessoas confundem a menopausa com a perimenopausa. A perimenopausa é o estágio em que uma mulher começa a transição para a menopausa. Alguns sintomas comuns da fase da perimenopausa incluem:

  • ondas de calor
  • suor noturno
  • secura vaginal

Durante a perimenopausa, seu corpo começa a produzir menos estrogênio. Isso continua até os últimos um ou dois anos antes da menopausa até que seus níveis hormonais caiam rapidamente.

A perimenopausa pode começar até 10 anos antes da entrada na menopausa. Muitas vezes começa aos 40 anos, mas algumas mulheres entram na perimenopausa na casa dos 30 anos.

Os médicos determinarão que você chegou à menopausa ao constatarem que não houve menstruação num período de 12 meses consecutivos. Depois disso, você entrará no estágio pós-menopausa.

Se você teve seus ovários removidos cirurgicamente, você experimentará a menopausa “súbita”.

Quanto tempo duram os sintomas da menopausa?

Quanto tempo duram os sintomas?

Os sintomas da perimenopausa podem durar em média quatro anos. Os sintomas associados a essa fase diminuirão gradualmente durante a menopausa e a pós-menopausa. As mulheres que passaram um ano inteiro sem menstruação são consideradas pós-menopausadas.

Os fogachos (ondas de calor) podem ocorrer em qualquer fase do climatério e se caracterizam como uma sensação súbita e intensa de calor na pele, aparecendo principalmente no tronco superior, pescoço e face.

Há um aumento do sangue circulando nessas regiões, o que causa uma vermelhidão da pele, e muitas vezes pode haver um aumento do suor produzido.

Algumas mulheres podem apresentar também palpitações e sensação de desmaio. No entanto, a intensidade dos sintomas varia de mulher para mulher.

Os pesquisadores também descobriram que mulheres negras e mulheres de peso médio experimentam ondas de calor por um período mais longo do que mulheres brancas e mulheres que são consideradas com sobrepeso.

É possível que uma mulher sofra a menopausa antes dos 55 anos de idade. A menopausa precoce ocorre em mulheres que passam pela menopausa antes dos 45 anos de idade. Considera- se menopausa prematura se você tiver 40 anos ou menos.

A menopausa precoce ou prematura pode acontecer por vários motivos. Algumas mulheres podem passar pela menopausa precoce ou prematura por causa de uma intervenção cirúrgica, como uma histerectomia. Também pode acontecer se os ovários forem danificados pela quimioterapia ou outras condições e tratamentos.

Quanto tempo duram os sintomas da menopausa?

Sintomas da menopausa

Você experimentará uma série de sintomas durante a perimenopausa (por exemplo, seus períodos se tornam irregulares). A frequência, intensidade e duração dos sintomas variam amplamente de pessoa para pessoa durante a perimenopausa e à medida que você se aproxima dela.

Uma vez na menopausa e na pós-menopausa, os sintomas podem continuar por uma média de quatro a cinco anos, mas eles diminuem em frequência e intensidade. Algumas mulheres relatam que seus sintomas duraram um pouco mais.

Os sintomas mais comuns incluem:

  • Ondas de calor: isso faz com que você sinta uma súbita onda de calor no rosto e na parte superior do corpo. Podem durar alguns segundos a vários minutos ou mais. As ondas de calor podem ocorrer várias vezes ao dia ou algumas vezes por mês.
  • Suor noturno: as ondas de calor durante o sono podem resultar em suores noturnos. Eles podem te acordar e fazer você se sentir mais cansada durante o dia.
  • Ondas frias: você pode sentir calafrios, pé frio e arrepios depois que seu corpo esfria após uma onda de calor.
  • Alterações vaginais: secura vaginal, desconforto durante o sexo, baixa libido e uma necessidade urgente de urinar são sintomas da síndrome geniturinária da menopausa (GSM).
  • Mudanças emocionais: podem incluir depressão leve, alterações de humor e irritabilidade.
  • Problemas para dormir: problemas de sono, como insônia, podem ocorrer devido a suores noturnos.

Outros sintomas podem incluir:

  • mastalgia
  • agravamento da tensão pré-menstrual (TPM)
  • pele, olhos ou boca seca

Algumas mulheres também podem experimentar:

  • dores de cabeça
  • coração acelerado
  • dores musculares e articulares
  • problemas de foco e memória
  • perda de cabelo
  • ganho de peso

Se sentir algum destes sintomas adicionais, consulte o seu médico para descartar outras causas.

Você pode experimentar qualquer um desses sintomas durante a menopausa. Mas as ondas de calor geralmente ocorrem no início da perimenopausa.

Atravessar a perimenopausa e a menopausa pode ser desconfortável e às vezes doloroso para muitas mulheres. Mas é uma parte normal e gerenciável do envelhecimento.

Quanto tempo duram os sintomas da menopausa?

Quando procurar ajuda

É comum e normal sentir períodos irregulares quando você está na perimenopausa.

No entanto, outras condições, como síndrome dos ovários policísticos ou câncer do colo do útero também podem causar sangramento irregular. Consulte o seu médico para descartar outras causas se você:

  • de repente experimentar períodos muito intensos ​​ou períodos com coágulos sanguíneos
  • tem períodos que duram mais do que o habitual
  • sangramento após o sexo
  • períodos muito próximos uns dos outros

Osteoporose e doenças cardíacas são riscos de saúde a longo prazo associados à menopausa. Isso porque o estrogênio desempenha um papel importante na proteção dos ossos e do coração. Sem estrogênio, você corre um risco maior de ter essa doença.

Você também acaba ficando com um risco aumentado de infecções do trato urinário, porque a menopausa pode deixar a sua uretra seca, irritada ou inflamada.

Infecções vaginais também podem ocorrer com mais frequência porque sua vagina tornou-se mais seca e mais fina.

Relate os sintomas da menopausa ao visitar seu médico. Seja reavaliada por ele se você continuar a ter estes sintomas intensos da menopausa ou caso eles durem mais do que cinco anos após seu último período menstrual.

Balanço final

A vida após a menopausa não é muito diferente da vida durante os anos reprodutivos. Lembre-se de comer corretamente, fazer exercícios e receber cuidados médicos de rotina, incluindo exames odontológicos e oftalmológicos.

Quando e por quanto tempo duram os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher. É comum esses sintomas da perimenopausa e na pós-menopausa durarem cerca de sete anos.

Uma dieta nutritiva e exercícios regulares ajudarão você a manter os ossos fortes, enquanto visitas regulares ao médico ajudarão você a detectar problemas precocemente.

Conheça 8 formas naturais de tratar os sintomas da menopausa!

Fonte: HealthLine