Existe uma velha teoria que afirma que quando muitas mulheres vivem juntas, o ciclo menstrual de todas elas se sincroniza. É a teoria da sincronização dos ciclos.
Ela afirma que existe uma troca de feromônios – substâncias responsáveis pela comunicação química dos seres vivos, os animais – entre as mulheres quando elas estão muito próximas. A teoria afirma que isso faz que elas menstruem ao mesmo tempo.
A teoria da sincronização de ciclo menstrual é reforçado pelos muitos relatos escutados por aí. Vai me dizer que nunca escutou alguém contando que quando morava com a mãe, ou amigas, o ciclo menstrual ficava sincronizado?
Ou mais, você não tem a impressão que quando vê uma amiga durante muito tempo todos os dias, não tem a impressão que começam a menstruar nos mesmos dias? Será que isso realmente acontece?
Ciclo menstrual
Alexandra Alvergne, é uma professora-adjunta de Antropologia Biocultural na Universidade de Oxford, e estudou o assunto. Ela afirma que isso não passa de uma grande crença popular.
“Como seres humanos, sempre gostamos de histórias emocionantes. Queremos explicar o que observamos por meio de algo que é significativo. E a ideia de que o que observamos é devido ao acaso ou aleatório não é tão interessante”, afirmou ela.
Alexandra buscou procurar provas em um estudo feito pela pesquisadora Martha McClintock, feito em 1971, e publicado na revista científica Nature.
O artigo de Martha, que acredita que a troca de feromônios entre as mulheres causa a sincronização dos ciclos menstruais e é uma questão evolutiva, é o responsável pela disseminação desse conceito.
Afinal, existe ou não existe?
A teoria tratava de uma estratégia feminina evolutiva de cooperação mútua. Era, basicamente, uma tentativa de colocar fim à ideia de harém.
Se as mulheres tivessem ciclos sincronizados, o período fértil também coincidiria, fazendo com que um único homem não conseguisse procriar com todas ao mesmo tempo. Esse estudo surgiu na década de 70, com o feminismo emergindo como movimento social.
Alexandra Alvergne afirma que descobriu que muitas vezes os ‘valores da sociedade’ estão escondidos atrás de hipóteses. E, de um ponto de vista feminista, a ideia de cooperação mútua entre as mulheres contra a dominação masculina é atrativa”.
Outras dezenas de pesquisas sobre o assunto foram feitos, e o resultado é sempre o mesmo: a sincronização não existe.
Você gostou dessa matéria? Pode ser que você também goste dessa aqui: 10 dúvidas comuns, mitos e verdades sobre o assunto
Fonte: BBC