Saúde

Rooibos, o que é? Benefícios e como fazer o chá do arbusto sul-africano

O rooibos é uma planta originária da África do Sul, e apesar de não ser um chá propriamente dito, a infusão da erva promove vários benefícios.

Atualizado em 30/08/2020

Ultimamente tem se falado muito sobre uma planta sul-africana usada para fazer chá, o rooibos. Contudo, tecnicamente não se trata de um chá, porque só se entende por chá o derivado da planta Camellia sinesis, o que não é o caso aqui. Mas a infusão desse arbusto nativo da África do Sul é muito famosa por lá, e tem conquistado cada vez mais adeptos ao redor do mundo.

Apesar de não ser considerado um chá, a bebida feita a partir da infusão do rooibos é servida comumente como um chá vermelho livre de cafeína. Para se ter uma ideia, a bebida é tão popular entre os sul africanos quanto o chá verde para os chineses e o chá preto para os ingleses.

O resultado da infusão do rooibos é uma bebida avermelhada, com um sabor adocicado, que pode ser ingerida pura ou com a adição de leite. Mas o que faz a bebida tão popular, não é só o seu sabor, mas sim os seus diversos benefícios para a saúde.

Portanto, se você nunca ouviu falar sobre o rooibos hoje irá conhecer tudo sobre a planta, e os benefícios do seu chá.

O rooibos

Goodness

O Rooibos é um arbusto originário da África do Sul, naturalmente livre de cafeína. Essa planta se desenvolve em condições selvagens, principalmente na região ocidental do país. Inclusive, lá o chá de rooibos é preparado da mesma forma que o chá preto, porem com acréscimo de leite e açúcar. Mas também funciona bem como limão e mel.

O processo de obtenção do rooibos começa ainda na colheita das folhas e hastes que são colhidas, oxidadas e secas ao sol. Existem diversos tipos de rooibos, sendo o mais comum o de coloração avermelhada, mas tem também o rooibos verdes, que passa por um processo diferente do tradicional.

No caso do rooibos vermelho, as folhas e talos da planta passam pela fermentação antes da secagem. Já o rooibos verdes não passa por esse processo, e o resultado fica mais próximo ao do conhecido chá verde.

Por não ter as propriedades estimulantes encontradas no chá, como a teína, a infusão do rooibos pode ser ingerida por qualquer pessoa, desde crianças, idosos e gestantes. Sendo assim, não tem contraindicação, e pode ser usada como uma opção para quem tem problemas para dormir e hipertensão.

Aliás, o grande diferencial dessa planta, são as suas propriedades altamente benéficas ao organismo. Portanto, serve também  como isotônico natural, relaxante muscular e muitas outras finalidades.

Benefícios

Artful Tea

Como dito anteriormente, o rooibos é rico em vitaminas e minerais. Tudo isso promove uma série de benefícios que veremos a seguir:

Livre de cafeína

Essa é sem sombra de dúvidas um dos maiores atrativos do rooibos. Por ser naturalmente livre de cafeína, o seu chá é muito calmante. Sendo assim, é muito indicado para lidar com problemas para dormir, como a insônia. E por isso, também pode ser consumido sem restrições.

Ação anti-inflamatória

Com uma boa variedade de flavonoides, como a quercetina, que possui propriedades anti-inflamatórias, o rooibos se mostra uma ótima opção natural para tratar inflamações e dores. Além disso, contribui ainda para o relaxamento muscular. Sendo assim, se torna uma opção para diminuir até cólicas menstruais e em bebês. Por isso é muito indicado para mulheres em fase de amamentação.

Antialérgico

O consumo regular de rooibos ajuda também na prevenção e tratamento de alergias de vias respiratórias. Tais como asma e rinite, além de alergias tópicas.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitamina C, o rooibos contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Portanto, é uma forma de prevenir diversas doenças, como gripes e resfriados.

Isotônico natural

O rooibos é rico em diversos minerais, como ferro, cálcio magnésio fosfato e potássio, além de propriedades antioxidantes. Essa composição ajuda na reposição de nutrientes perdidos durante atividades que exigem muito do organismo, como a prática de esportes, por exemplo. Sendo assim, a sua bebida é muito indicada para atletas e praticantes de atividades físicas.

Bom para diabetes

Alguns estudos mostraram que o consumo da bebida de rooibos é muito eficaz para o controle da glicose, além de aumentar a produção de insulina no pâncreas.

Ajuda no emagrecimento 

Por ter ação desintoxicante, o chá de rooibos pode ajudar no processo de emagrecimento. Além disso, tem efeito diurético. Ou seja, evita a retenção de líquidos e a sensação de inchaço e contribui até para a digestão.

Bom para a pele

Outra utilidade do rooibos é para a pele. Como tem um alto teor de ácido alfa hidrox, zinco e vários antioxidantes, a planta ajuda a melhorar a aparência da pele. Sendo assim, pode ser aplicada diretamente na pele para tratar acne, queimadura e até doenças de pele. Além de ser uma forma de prevenir o envelhecimento precoce.

Chá de rooibos

Tea House

O chá de rooibos tem sido cada vez mais procurado em todo o mundo, justamente por ter propriedades parecidas com as do chá vermelho. Além disso, é muito mais rico em vitaminas e minerais do que o chá verde, com o diferencial de não ter cafeína.

A bebida tem uma cor avermelhada, com um sabor suave e levemente adocicado devido aos óleos e flavonas, que é um tipo de frutose sem calorias. O chá pode ser consumido puro, ou com leite, frio ou quente. Sendo assim, o ideal é tomar pelo menos um copo da bebida ao dia.

Para preparar o chá, o ideal é usar 10 gramas de erva para cada litro de água. Se for preparar uma quantidade menor, a medida é 3 gramas para cada 300 ml de água.

Quando a água começar a ferver, adicione o rooibos, retire do fogo e abafe a bebida. Deixe a a erva em infusão por cerca de 10 minutos para que libere todas as suas propriedades na água. Por fim, é só tomar da forma que preferir.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também os benefícios do chá de canela.

Fontes: Tea Shop Diário do Chá Tea Shop Cuidaí Beleza e Saúde

Imagem destacada: Entrepreneur

Imagens: Goodness Tea House Artful Tea