Saúde

Setembro amarelo – O que é, como ajudar + 6 vídeos contra o suicídio

Setembro amarelo é o mês em que o mundo se une para conversar, debater e prevenir o suicídio. Trouxemos algumas informações para você!

Setembro é um mês conhecido no mundo inteiro como o da prevenção ao suicídio. Chamado de Setembro Amarelo, a campanha busca quebrar o tabu que é falar sobre suicídio, tendo como objetivo impedir que novos casos ocorram. Além disso, 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015, no Brasil, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O suicídio é um problema grave de saúde pública, que segundo especialistas pode ser evitado em 9 dos 10 casos que ocorrem.

Suicídio

Setembro amarelo - o que é e 6 vídeos de apoio contra suicídio

Inicialmente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. Ou seja, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma. Além disso, apesar da variedade de causas que levam ao suicídio, segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV) o principal motor são as doenças mentais.

Entre os principais transtornos que levam ao suicídio está a depressão, a depressão na forma bipolar, dependência química e a esquizofrenia. Além disso, o suicídio também pode ocorrer com qualquer pessoa em uma situação de extrema pressão. Consequentemente, ela age com completo instinto autodestrutivo.

Finais de relacionamentos, morte de pessoas queridas, abusos e crises financeiras podem levar ao suicídio de algumas pessoas. Além disso, o suicídio também é comum em pessoas que sofrem discriminação, como refugiados, imigrantes, gays, lésbicas, transgêneros e intersexuais.

Setembro Amarelo

Setembro amarelo - o que é e 6 vídeos de apoio contra suicídio

Primeiramente, para ajudar na prevenção ao suicídio é preciso estar atento aos sinais. Inicialmente o desinteresse é um sinal. Por exemplo, não tem mais a mesma produtividade no trabalho, está isolando-se de amigos e parentes, descuidando-se da aparência, não se importa mais com suas atividades diárias ou diz muitas frases relacionadas à morte.

Primeiramente, converse com essa pessoa. Apesar disso, deixe que a pessoa fale, sem emitir julgamentos ou opiniões sobre o assunto. Deixe bem claro que sua vontade é apenas ajudar. Além disso, é importante sempre incentivar a pessoa que está apresentando sinais de que pretende cometer suicídio a procurar ajuda especializada.

Em casos graves, é essencial que a família tenha conhecimento da situação. Amigos próximos também, para que a pessoa seja acolhida e estimulada a procurar ajuda. Também é fundamental não deixá-la sozinha. Em casos de risco imediato, entre em contato com serviços de emergência e com alguém de confiança.

6 vídeos que podem ajudar a combater o suicídio

1 – Assédio sexual

2 – Bullying

3 – Depressão

4 – Drogas

5 – Inclusão

6 – Pressão nos estudos

Finalmente, mesmo fora do Setembro Amarelo você deve estar sempre atento e combatendo o suicídio. Primeiramente, caso você perceba que está pensando no assunto, procure ajuda imediatamente. Você pode ligar para o CVV, número 188, a qualquer momento. Além disso, entre no site Setembro Amarelo para saber mais sobre o assunto.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Suicídio: 6 comportamentos para ficar alerta

Fonte: Carta Capital Brasil Escola CVV

Imagens: Ao Vivo de Brasília DF Águas Claras A Crítica

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você