Saúde

Teste do pezinho, para que serve e quando deve ser feito?

O teste do pezinho é um dos mais importantes exames feitos em um bebê, e os pais precisam ficar ligados sobre quando e o por que fazer.

Provavelmente você já ouviu falar do teste do pezinho, mas realmente sabe o que é? Basicamente é um exame feito a partir de sangue retirado do calcanhar do bebê. O teste é feito para identificar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva na criança.

Além disso, o teste é importante para os recém-nascidos por que muitas doenças não apresentam sintomas ao nascimento. Se elas não forem tratadas cedo, podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança. O teste é feito no pé por que a área é bastante irrigada de sangue, facilitando a realização.

Atualmente o teste do pezinho é obrigatório por lei em todo o território nacional. Consequentemente, diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após as 48 horas de vida do bebê.

Como o teste do pezinho é feito?

Para que e quando fazer o famoso teste do pezinho

Continua após a publicidade

Primeiramente, deve-se dizer que todas as crianças recém-nascidas devem realizar o teste do pezinho após as primeiras 48 horas do nascimento, no máximo até o 5º dia de vida. Essa é a única vez que o exame será realizado na vida de uma pessoa. Além disso, o teste não causa nenhum efeito colateral no bebê.

O teste é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue a partir do calcanhar do bebê com a retirada de algumas gotinhas de sangue para análise. Além disso, o exame pode ser feito gratuitamente em hospitais do Brasil inteiro através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continua após a publicidade

Finalmente, podemos dizer que basicamente 6 doenças podem ser identificadas com o teste. Eles são:  hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase, fibrose cística e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 pontos para massagear no pé do bebê que vão acalmá-lo na hora

Continua após a publicidade

Fonte: Minha Vida

Imagem: PGE TO Vida e Ação

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você