Em qualquer salão de beleza pelo Brasil, uma das principais reclamações da mulherada serão as unhas descamando. Certamente essa é uma das queixas mais comuns entre as mulheres. A principal consequência disso é a alta fragilidade das unhas, que acabam levando a quebras e arranhões frequentes.
Provavelmente você já pesquisou várias receitas e segredos para acabar com esse problema, estou certo? Mas acima disso, você já se perguntou o que causa esse inconveniente? O Área de Mulher vai te contar agora mesmo.
Possíveis causas das unhas descamando
Inicialmente, a descamação de unha podem ser causada por variados problemas. Eles podem ir desde a alimentação até o alto nível de estresse.
Primeiramente o problema pode ser causado por uma dieta alimentar fraca quanto a nutrientes. Também pode ser causado por uma série de doenças, por exemplo, hipotireoidismo, psoríase, etc.
Se o problema for má alimentação, provavelmente pode ser falta de cálcio. Nesse caso, o ideal é consumir lácteos, como o iogurte, leite, queijo. Além disso, espinafre, acelga e verduras de folhas verdes também podem ajudar. O consumo de bebidas gasosas, chá mate, café e chá não permitem uma boa absorção do cálcio e devem ser evitados.
O mais comum é que a descamação indique micose e alergia. Na maioria das vezes as alergias são provocadas pelos produtos usados para embelezar as unhas ou artigos de limpeza.
Esmaltes, removedores de esmalte, creme para cutículas e mãos, além do uso de unhas postiças, podem ter um efeito desastroso sobre a saúde das suas mãos porque contêm substâncias muito fortes.
Um conselho importante é sempre procurar um médico quando notar que as unhas estão descamando. Isso por que esse sinal pode ser um grito de socorro do seu corpo para algo mais sérios.
Coisas prejudiciais a saúde das unhas
Certos tratamentos estéticos ou práticas podem danificar a saúde das unhas. Inicialmente aplicar unhas postiças, lixar exageradamente e usar esmaltes de má qualidade ou com muito formol podem deixar as unhas descamando.
Além disso secar as unhas quando estão úmidas repetidas vezes, tirar o esmalte com químicos muito agressivos, como a acetona que também faz mal à pele quando ambas entram em contato, e não deixar as unhas “respirarem”, usar esmaltes de forma contínua, etc.
Para completar, a descamação das unhas pode ser uma consequência do contato com produtos químicos, tais como desinfetantes e demais produtos de limpeza, sem usar luvas. Tal prática deve ser evitada, esses produtos provocam descamação das unhas.
Tratamentos
Finalmente, existem ações que podem te ajudar a fortificar as suas unhas. Primeiramente, não utilize esmaltes de má qualidade, uma vez que podem conter produtos químicos prejudiciais às unhas. Você também deve usar esmaltes específicos para evitar a descamação.
Além disso você pode usar um fortalecedor de unhas três vezes por semana e evitar cortar ou tirar as escamas para que não danifique ainda mais a matriz da unha.. Você também pode fazer o seguinte: embeba um algodão com azeite de oliva e, então, passe-o nas unhas para hidratá-las e selar as escamas.
Uma boa receita é a seguinte: submerja os dedos em um recipiente com água e vinagre de maçã por 3 minutos, duas vezes por semana. Para finalizar, use uma lixa especial para lixar as unhas lentamente e tirar as escamas, deixando-as mais lisas. O uso frequente da lixa não é recomendável, pois a unha ficará muito fina.
Fortalecedor caseiro
Um fortalecedor pode fortalecer as unhas e torná-las saudáveis em pouco tempo. É possível encontrar uma grande variedade de marcas no mercado, porém, existem receitas caseiras igualmente eficazes, mais econômicas e naturais. Veja uma:
Receita de fortalecedor caseiro
Ele é preparado com 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sopa de mel, 1 pitada de sal e 1 gema de ovo. Misture todos os ingredientes e, em seguida, aplique sobre as unhas. Deixe atuar por 20 minutos e depois enxágue com água morna. O procedimento pode ser repetido três vezes por semana.
Receita com azeite
Mergulhe as unhas em um recipiente com esse azeite, deixe por vários minutos antes de se deitar, ou embeba um algodão no azeite e massageie as unhas todas as noites. Se o azeite de oliva for misturado com o óleo de amêndoas, teremos o complemento ideal para que suas unhas fiquem mais fortes. Aplique nas unhas e cutículas e deixe atuar por 10 minutos.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 formatos de unhas que você pode fazer em casa
Fonte: Melhor com Saúde Lar Natural
Imagens: Portal Dicas e Truques D-Unhas Mão Feita Mão Feita 2