Cinema & Séries

Filmes de superação – 21 melhores títulos para quem precisa de motivação

Todo mundo, às vezes, desanima. Com esses filmes de superação, no entanto, você vai tomar uma injeção de ânimo e de inspiração para ir atrás dos objetivos

Atualizado em 03/09/2019

Antes de ler e apreciar a nossa lista de filmes de superação, é importante que você entenda para que servem esses filmes e para quais momentos você deve usá-los como inspiração. A maioria deles, aliás, é baseada em fatos reais, o que, por si só, já é de arrepiar.

Basicamente, esses filmes podem te ajudar a perceber caminhos ideais para você conseguir alcançar suas metas e objetivos. Além do mais, eles podem ainda lhe ajudar a perceber que podem existir inúmeras dificuldades até que você consiga concluir suas etapas para o sucesso.

Sobretudo, todos esses filmes de superação que separamos ajudarão você a perceber que é normal passar por momentos de dificuldades. Porém, essas histórias também poderão lhe ajudar a compreender que o sucesso só virá se você continuar seguindo em frente, com foco no seu objetivo.

Enfim, vem com a gente conhecer esses filmes de superação. A intenção é que eles possam lhe inspirar e lhe ajudar a aprender com a trajetória de outras pessoas que também não tiveram a vida fácil. E claro, para lhe motivar a sair da zona de conforto e seguir em busca de mais desafios e conquistas.

21 filmes de superação e motivação

1. Coach Carter

A priori, é importante destacar que esse filme foi baseado em fatos reais. Assim sendo, ele conta a história do dono de uma loja de artigos esportivos na Califórnia, Ken Carter. Um dia, ele é convidado para ser técnico da equipe de basquete do Colégio Richmond, na escola onde já estudou.

Quando era jovem, Carter, incluse, jogava basquete e havia conseguido vários títulos. Exatamente por isso, foi indicado para ser técnico.

Ao aceitar o convite, então, ele se torna um técnico com métodos rígidos de treinamentos. Tanto é que seus ensinamentos iam além do desempenho do time.

Basicamente, ele tinha como objetivo ajudar os alunos a se tornarem pessoas melhores em todos os âmbitos de suas vidas. Por exemplo, ele controlava a frequência dos alunos nas aulas, exigia boas notas e também comportamentos respeitosos por parte dos jogadores. Ou seja, o treinador teve uma grande influência sobre a vida dos seus alunos.

2. À procura da felicidade

Assim como o outro, esse filme também é baseado em história real. Inclusive, o autor do filme procurou narrar a trajetória de Chris Gardner. Dentre a trajetória o filme mostrará as dificuldades que ele passa por ser pai solteiro de uma criança de cinco anos. Até porque, ele foi abandonado pela esposa.

Além do mais, o filme mostrará suas dificuldades financeiras. Como por exemplo, pela falta de grana Chris e seu filho são despejados e por isso passam a viver em abrigos, banheiros públicos e estações de metrô.

Vale ressaltar, inclusive, que ele trabalhava em uma corretora de ações, já que ele tinha habilidades como vendedor. Porém, esse emprego não era remunerado.

Assim sendo, esse filme tem como objetivo mostrar a garra e persistência do personagem principal, o Chris. Uma vez que a persistência e a confiança de Chris o tornou milionário, atuando como corretor da bolsa de valores. Portanto, ele lhe mostrará que mesmo que você encontre dificuldades, é importante que você nunca desista dos seus objetivos.

3. Extraordinário

A priori, esse filme aborda sobre a história de Auggie Pullman, um menino que nasceu com a síndrome de Treacher Collins. Inclusive, essa é uma doença que causa deformação facial. Sobretudo, por conta dessa doença, o garoto chegou a passar por 27 cirurgias plásticas.

Assim sendo, os pais dele por medo de como a sociedade agiria diante sua diferença, eles procuravam dar aula particular para ele em casa. Porém, quando ele completou seus 10 anos, eles decidiram que seria a hora certa para ele começar a frequentar, pela primeira vez a escola.

No entanto, na escola o garoto precisou lidar com algumas situações nada confortáveis, como por exemplo, os olhares indelicados de outras crianças. Inclusive, foi justamente por conta dessa e de outras situações que o garoto passa, que esse filme se tornou uma escola, até porque ele ensina a lidar melhor com as dificuldades do dia a dia.

Para finalizar, vale destacar que esse filme foi baseado no livro homônimo de Raquel Jaramillo Palacio, o qual virou best-seller, por mostrar a importância da autoaceitação e da superação das dificuldades da vida.

4. A vida é bela

A priori, esse filme foi vencedor de três estatuetas do Oscar e também foi considerado como um dos principais exemplos de filmes de superação. Sobretudo, esse filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial na Itália.

Basicamente, a produção do filme foca na história do judeu Guido e de seu filho, o pequeno Giosué, os quais são enviados para um campo de concentração na Alemanha. Como você já deve ter percebido a história será um pouco pesada, emocionante e também muito inspiradora.

Até porque, o filme mostra a superação do pai, por ele sempre estar em busca de modificar a realidade do filho. Até porque ele constantemente tenta utilizar da sua imaginação e do bom humor para fazer com que seu filho acredite que eles estão participando de um jogo, do qual devem ser campeões.

Basicamente, no filme o pai sempre procura métodos e soluções mais interessantes para proteger o seu filho da violência do campo de concentração. E como forma de tentar melhorar a realidade em que vivem, ele transmite para ele, suas visões sobre as coisas que acontecem no cotidiano.

5. A teoria de tudo

A priori, esse filme narrou a história do físico britânico Stephen Hawking. Sobretudo, o filme procurou mostrar como foi o início de toda a vida de Stephen Hawking. Inclusive, ele detalha os acontecimentos de quando Hawking tinha apenas 21 anos e foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Basicamente, essa doença é degenerativa e ainda não possui cura. Assim sendo, o filme mostra que mesmo com pouca perspectiva de vida, e mesmo ele se tornando cada vez mais dependente de outras pessoas, Hawking não ousou em desistir, e continuou seguindo seu sonho na carreira de astrofísico.

Inclusive, esse filme procurou mostrar como Hawking conseguiu superar suas adversidades, desde a descoberta da doença até as conquistas importantes, que ele teve ao longo de sua carreira. Assim sendo, o filme relata a jornada de Hawking, e como ele conseguiu se tornar um dos físicos mais consagrados da história.

Portanto, como você já pode perceber esse com certeza é um dos principais filmes de superação da história.

6. O lado bom da vida

Primeiramente, esse foi um filme estrelado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence. Assim sendo, ele relatará a história de Pat Solitano, um homem que perdeu sua casa, emprego e seu casamento devido seu transtorno bipolar. Inclusive, esse transtorno também dificulta suas relações com sua família.

Sobretudo, após tantos ocorridos, e oito meses internado, ele volta a morar com seus pais. Pois, ele busca reconstruir sua vida. E justamente nesse tempo, ele conhece Tiffany, uma mulher que também tem suas dificuldades. Porém, ela pode ser capaz de trazer mudanças para a sua vida.

Assim sendo, a produção desse filme procura demonstrar como é possível recomeçar e perseguir os objetivos de sua vida. Inclusive, isso vale mesmo se você estiver com tantos problemas. Até porque, acima de tudo é importante ter muita motivação para você conseguir se sobressair desses problemas.

7. Intocáveis

A priori, vale destacar que esse filme não é só um dos maiores exemplos de filmes de superação do Brasil, como é também muito aclamado no cinema francês. Basicamente, esse filme procurou retratar a trajetória de Philippe, um multimilionário que sofreu um grave acidente e ficou tetraplégico.

Por conta disso, ele passou a precisar de um assistente ao seu lado. Por isso, ele contrata Driss, um jovem ex-presidiário mas, não possui nenhuma experiência em cuidar de pessoas. Inclusive, ele contratou Driss, justamente por ele ser capaz de lidar com Philippe de forma natural, sem tratá-lo como um coitado, por exemplo.

Esse filme se torna também engraçado, por conta do jeito extrovertido e dos erros cômicos de Driss, como um assistente. E mesmo com tantas diferenças, os dois juntos construíram uma grande parceria e uma amizade sólida.

Para finalizar, essa história tenta mostrar para o telespectador que é possível superar e encarar as dificuldades da vida. E acima de tudo é preciso levá-las como oportunidades de crescimento e de realização pessoal.

8. Invencível

A priori, esse filme contará sobre o acidente de avião com o atleta olímpico Louis Zamperini. Inclusive, ele ficou à deriva com mais outros dois companheiros, no Oceano Pacífico durante uma missão militar na Segunda Guerra Mundial.

Assim sendo, eles passam 47 dias sobrevivendo em um bote salva-vidas, até que um navio de guerra japonês os capturam. Porém, a partir disso eles passam a serem mantidos como prisioneiros de guerra em um campo onde ambos sofriam constantes torturas durante dois anos.

Como você já deve ter percebido, esse é um filme de muita superação. Até porque, o protagonista precisou colocar à prova sua força mental e sua resistência física para sobreviver à violência. Por isso, ele atuou como um verdadeiro exemplo de superação.

9. Como treinar seu dragão

A priori, esse filme foi baseado na franquia de livros homônima da escritora Cressida Cowell. Sobretudo, mesmo sendo uma animação, ele é classificado como um dos principais filmes de superação. Esse filme se passa na ilha de Berk, um local onde são comuns os combates entre vikings e dragões.

Assim sendo, o filme contará a história de Soluço, um garoto de 15 anos, que se torna amigo de Banguela, um dragão da melhor raça existente que a partir de então eles começam a treinar juntos. Até porque, o objetivo de Soluço era de mostrar ao povo que é possível conviver com dragões em harmonia a partir de treinamentos.

Enfim, esse filme além de engraçado é também um filme de muita descontração. Portanto, já pode preparar a pipoca e começar a ver o filminho.

10. O discurso do rei

A priori, esse filme já foi premiado com quatro prêmios Oscar. Basicamente, ele conta a história de George, um príncipe britânico que era gago desde pequeno. Assim sendo, com o amadurecimento ele se torna rei. Porém, os discursos para o povo, passam a ser os seus maiores desafios.

Pois, por ser um rei ele precisa dar discursos eloquentes e também manter a moral do povo elevada durante a Segunda Guerra Mundial. Mas, com o seu problema, isso se tonou um grande obstáculo. Até que sua esposa, Elizabeth, o leva ao terapeuta de fala Lionel Logue.

Esse terapeuta realiza exercícios e coloca em prática métodos para que George tenha autoconfiança para falar em público. Portanto, o filme aborda a superação do rei diante os discursos para o povo. Inclusive, ele mostra também todas as grandes dificuldades, preconceitos e desconfianças do povo com ele.

11. Karatê Kid: a hora da verdade

Primeiramente, esse é um dos filmes de superação mais antigos, tanto é que ele é considerado como um clássico dos anos 80. A princípio esse filme conta a história do jovem Daniel, que se mudou para o sul da Califórnia com sua mãe. Nessa nova cidade ele conhece e se apaixona pela garota Ali.

Porém, as coisas começam a se tornar um pouco mais complicado, até porque o ex-namorado de Ali juntamente com sua turma começa a perseguir Daniel. Porém, em uma dessas perseguições ele foi salvo pelo Senhor Miyagi, mestre de karatê. A partir de então, o mestre passa seus ensinamentos a Daniel, para que ele possa se defender dos ataques do grupo.

Contudo, esses ensinamentos vai além de defender dos ataques do grupo da escola. Até porque, ele começa a participar de competições de luta. Além do mais, o mestre Miyagi ensina também a importância do respeito, da humildade, do foco e da resiliência.

12. Gênio indomável

A priori, o filme leva como foco a relação de Will e Sean. Sobretudo, Will é um garoto com passagens pela polícia e que atua como servente de uma universidade. Porém, nessa universidade ele descobre ser um gênio da matemática. Mas, devido a exigências legais, ele precisa fazer terapia.

Assim sendo, nessa terapia ele conhece Sean, o terapeuta que o ajuda a lidar com suas emoções e potencializar a sua inteligência. Até porque, até então Will não se identificava com nenhuma profissão. Aliás, esse terapeuta não só ajuda Will como também ensina todos os telespectadores, com suas sábias palavras. Portanto, vale a pena assistir.

13. Somos Marshall

A priori, esse filme foi baseado em uma tragédia real, sobre o acidente do voo Southern Airways 932, o qual matou 45 membros do time de futebol americano da Universidade Marshall, na Virgínia, 1970. Assim sendo, o filme contou a trajetória de Jack Lengyel, um treinador contratado para liderar a equipe após o ocorrido.

Basicamente, o objetivo do treinador era de reestruturar o programa de futebol americano da universidade, por isso ele decide remontar o time com integrantes que não estavam no voo e atletas de outras modalidades. Sobretudo, esse filme demonstra a força da superação, da liderança e do trabalho em equipe para enfrentar os desafios da vida.

14. Invictus

A priori, esse filme abordará a época em que Nelson Mandela foi presidente da África do Sul. Inclusive, Nelson Mandela desde sempre teve como intuito reduzir a segregação racial no país. E é exatamente isso que o filme mostrará, aliás, ele foca também no momento em que ele auxilia François Pienaar, capitão da equipe de rúgbi.

Assim sendo, Mandela ajuda-o a ser um líder bem-sucedido, o que contribui para que a seleção nacional de rúgbi se tornasse a campeã da Copa do Mundo, que ocorreu no país em 1995. Basicamente, esse filme nos apresenta não apenas à capacidade de liderança de Mandela, mas também à sua habilidade de ser um mentor para outras pessoas.

15. Até o último homem

A priori, vale destacar que esse filme foi baseado em uma história real, e se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Basicamente, esse filme conta a trajetória de Desmond T. Doss, soldado e socorrista do exército norte-americano que, devido a princípios pessoais, se recusava a tocar em armas durante as missões.

Assim sendo, esse filme se torna ainda mais incrível, pois mesmo com essa recusa do soldado, ele ainda consegue salvar a vida de mais de 75 homens, enfrentando com bravura todas as adversidades da guerra, e ainda, sem usar nenhuma arma.

Inclusive, vale ressaltar que em 1945, Doss recebeu uma medalha de Honra do presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman, em uma cerimônia na Casa Branca, devido seus esforços na guerra.

Portanto, esse filme procurou focar na história de Doss da sua coragem, sua fidelidade à moral e determinação para alcançar seu objetivo mesmo em tempos difíceis.

16. Estrelas além do tempo

A priori, esse filme se passa no início da década de 1960, durante a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética. Sobretudo, ele conta a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, três mulheres negras que trabalham na NASA.

Basicamente, por se passar em uma época em que as diferenças raciais ainda era motivo de segregação, elas por seres afro americanas precisavam comprovar o tempo todo que eram competentes no trabalho. Inclusive, elas lidavam com preconceito diário na agência espacial e trabalhavam em salas reservadas para negros.

Vale ressaltar que essa história foi baseada em fatos reais, e está entre os filmes de superação, justamente por mostrar que as mulheres apesar de todas as dificuldades vivenciadas no ambiente de trabalho, elas tiveram contribuições importantes para a área e acima de tudo superaram o preconceito.

17. O segredo

A priori, esse filme é de tamanho ensinamento. Acima de tudo, ele tenta ensinar o telespectador a ter mais sucesso para conquistar os seus objetivos. Além do mais, ele procura capacitar mais o telespectador para conseguir a mudar o padrão de pensamento para um viés positivo.

Além do mais, esse filme mostra o poder da Lei da Atração. Inclusive, ele aponta exemplos e segredos de superação e de vitórias na vida como um todo. Portanto, a perspectiva do filme é justamente, incentivar os telespectadores a atraírem resultados mais positivos que desejam.

18. Divertida Mente

A priori, esse é um filme de animação e também muito interessante. Basicamente, esse filme foca na história de Rilley, uma menina de 11 anos que se muda de sua cidade natal para São Francisco, nos Estados Unidos. Assim sendo, durante esse seu período de transição, essa garota é acompanhada de cinco emoções.

Sobretudo, as emoções Tristeza, Alegria, Raiva, Medo e Nojo são as responsáveis por ajudar a menina a armazenar a memória e processar informações. Além do mais, essas emoções ajuda a menina a entender de uma forma mais agradável como funciona a mente, e ainda a lidar melhor com suas próprias emoções.

Assim sendo, esse filme pode ser interessantíssimo para o telespectador. Pois, ele une a animação com os ensinamentos de como funciona a nossa mente. E ainda pode lhe ajudar a ser mais persistente e levar mais em conta os seus objetivos.

19. Walt, antes do Mickey

A priori, esse filme pode ser essencial para você que está correndo atrás de seu sucesso e suas conquistas. Porém, após tantos erros e desencorajamentos está a ponto de desistir. Portanto, se você se identificou, nós recomendamos que você veja esse filme.

Até porque, ele contará a história de Walt Disney, o criador da Disney. Inclusive, essa é uma das maiores multinacionais do mundo e um dos empreendimentos mais bem-sucedidos da história. Portanto, o foco do filme é mostrar toda a trajetória de Walt Disney antes do seu sucesso. Até porque, ele já faliu duas vezes antes de criar seu grande império, ou seja, fácil não deve ter sido.

Além do mais, esse filme procurou mostrar toda a paixão de Walt Disney por desenhos e por fazer as pessoas felizes. Inclusive, foi ele quem deu origem a um dos personagens mais queridos da história, o Mickey Mouse.

Portanto, o filme tem como intuito lhe mostrar a vida desse grande empreendedor. E também de lhe ensinar que os erros podem ser o caminho para seu amadurecimento e sucesso.

20. Quase deuses

Primeiramente, é importante destacar que esse filme foi baseado em uma história real, a qual se passou na década de 1930, em Nashville, nos Estados Unidos. Assim sendo, esse filme conta a história de um jovem negro contratado como faxineiro em um laboratório de cirurgias experimentais.

Sobretudo, nesse laboratório ele começa a trabalhar com o Dr. Alfred Blalock durante uma investigação médica sobre técnicas para cirurgia no coração. Por conta disso, ele mesmo sem ter formação em medicina, acaba aprendendo muito e demonstrando também um certo talento nessa área.

Inclusive, ele ao lado de Blalock realizam uma grande descoberta. Porém, no início somente Blalock foi reconhecido. Basicamente, esse filme além de interessante, também mostra que o talento, a capacidade de colaboração podem ser importantes no seu sucesso profissional.

21. A rede social

Basicamente, esse filme foi produzido, justamente, para abordar a história da criação da maior rede social digital do mundo, o Facebook. Assim sendo, esse filme que foi lançado em 2010 conta a história do estudante Mark Zuckerberg, em 2003, quando teve sua primeira ideia sobre a rede.

Sobretudo, esse filme aborda diferentes etapas da vida de Zuckerberg. Como por exemplo, mostra a dificuldade de lidar com padrões sociais, a complexidade de questões éticas e a conciliação entre a vida profissional e pessoal.

Além do mais, o filme deixa bem evidente o esforço de superação de um jovem tímido. Inclusive, esse jovem tímido, foi o grande responsável por conectar 2 bilhões de pessoas em uma rede de relacionamentos.

E agora, fez sua lista dos filmes de superação que você quer ver primeiro?

Continue nos acompanhando: 10 comédias românticas pouco aclamadas, mas que você deveria assistir

Fontes: Sbcoaching

Imagens: Pensador