De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Israel, Technion, homens que tem o hábito de guardar o celular no bolso da frente podem estar afetando a qualidade dos seus espermatozoides. O estudo em questão mostrou que a proximidade de cerca de 30 a 60 centímetros do celular ao corpo pode aumentar as chances de infertilidade.

Ao colocar o celular no bolso da frente da calça, o aparelho fica muito próximo ao órgão genital masculino. Desse modo, tanto o calor, quanto a radiação e frequência eletromagnética emitida pelo aparelho podem afetar negativamente a qualidade e quantidade do esperma produzido pelo homem. Ou seja, aumentando os riscos de infertilidade.

Justificativa 

O estudo foi realizado analisando um total de 106 homens que estavam fazendo tratamento para infertilidade. Desse modo, os resultados mostram que cerca de 47% dos homens que guardam o celular no bolso da frente durante o dia tem níveis abaixo na concentração de espermatozoides saudáveis.

Contudo, apesar dos resultados da pesquisa, há quem conteste essa hipótese. O professor da Universidade de Sheffield, Alan Pacey, não acredita que a atividade eletromagnética dos celulares tem relação com a redução da qualidade dos espermatozoides. Para ele, não é o simples hábito de carregar o celular no bolso que afeta a produção dos gametas masculinos.

E esse mesmo estudo descobriu que o problema vai além de simplesmente carregar o celular no bolso. Para o estudo, homens que tem o costume de usar muito o celular, mesmo durante o carregamento e que deixa o aparelho ao lado da cama durante a noite também mostra resultados negativos.

Uso excessivo 

O mesmo vale para quem fala no celular por mais de uma hora por dia, que dobram as chances de ter um esperma mais fraco e portanto, menos saudável. Novamente, as causas disso está ligado ao calor e radiação emitida pelos aparelhos.