Maternidade

Como saber que dia engravidei? 3 métodos para descobrir

Muitas mulheres ao se depararem com uma gravidez costumam se perguntar "como saber que dia engravidei?" Para descobrir, listamos 3 métodos.

Como saber que dia engravidei? Bom, isso não é uma tarefa fácil de descobrir. Afinal, não é possível saber com exatidão o dia em que ocorreu a fecundação. Pois, as mulheres não sentem sintoma algum e podem ter tido relações desprotegidas em outros dias próximos da concepção. No entanto, existem alguns métodos que possibilitam calcular uma data mais próxima possível.

Em suma, o primeiro dia da gravidez é contado a partir da concepção. Ou seja, a partir do momento que o espermatozoide fertiliza o óvulo, dando início ao processo de gestação. Além disso, o período fértil é bem extenso, o que dificulta saber que dia engravidou. Principalmente, porque o espermatozoide consegue sobreviver por até 5 dias.

Como saber que dia engravidei: 3 métodos fáceis para você descobrir
Área de Mulher

Dessa forma, ao ter relações sexuais por volta de 5 dias antes da ovulação pode resultar em uma gravidez. Por outro lado, o óvulo pode ser fertilizado por até 24 horas. Portanto, é possível engravidar até um dia depois da ovulação. Lembrando que, normalmente, mulheres com ciclos de 28 dias ovulam aproximadamente 14 dias após o fim da menstruação.

Mas, em mulheres que o ciclo é maior ou menor, a ovulação pode acontecer antes ou depois. Enfim, a data da concepção é calculada com um intervalo de 10 dias, que é o período que pode ter acontecido a fecundação do óvulo. Dessa forma, mesmo sendo difícil saber que dia engravidou com exatidão, mas com alguns métodos é possível ter uma data aproximada.

Como saber que dia engravidei: concepção

Vix

A gestação é um momento muito esperado pela maioria das mulheres. Por outro lado, algumas são pegas de surpresa e, claro não deixam de indagar: ‘como saber que dia engravidei?’ Primeiramente, você precisa entender como funciona a concepção.

Em suma, a concepção pode acontecer em um intervalo de até 24 horas após a relação sexual. Pois, o espermatozoide pode levar cerca de um dia para chegar até o óvulo e fecundá-lo.

Ademais, quanto ao saber que dia engravidou, é possível ter uma data aproximada ao fazer um exame de ultrassom. Mas, para isso é preciso saber a idade gestacional. Dessa forma, é só subtrair duas semanas da idade gestacional, o resultado será o número de semanas em que ocorreu a concepção.

Como saber que dia engravidei: como saber quem é o pai

Como saber que dia engravidei: 3 métodos fáceis para você descobrir
Artemis

Caso você tenha tido relações sexuais com mais de um parceiro durante seu período fértil e está se perguntando ‘como saber que dia engravidei’ para poder saber quem é o pai do seu filho. Saiba que, clinicamente não é possível determinar com precisão.

Dessa forma, o mais indicado é que converse com seu médico e faça um teste de paternidade. Embora o teste possa ser feito com o bebê ainda no útero, a coleta de material pode por em risco a vida do seu bebê. Por isso, faça o teste após o nascimento da criança.

Como saber que dia engravidei: métodos para calcular

1- Data da última menstruação

Atlas da Saúde

Para saber que dia engravidou, uma das formas é através da data do primeiro dia da última menstruação. Ademais, geralmente a concepção acontece entre 11 e 21 dias após o início da última menstruação.

Portanto, ao saber qual foi o primeiro dia da última menstruação você consegue estimar um período de mais ou menos 10 dias, onde pode ter acontecido a concepção. Então, some 11 e 21 ao primeiro dia da última menstruação.

Por exemplo, caso sua última menstruação tenha começado dia 5 de março. Provavelmente, a concepção aconteceu entre os dias 16 a 26 de março.

2- Data estimada do parto

Como saber que dia engravidei: 3 métodos fáceis para você descobrir
Vix

Semelhante ao método de cálculo com base na data da última menstruação. É possível realizar o cálculo através data estimada do parto. Ademais, esse método é indicado para mulheres que não se lembram da data da última menstruação.

Dessa forma, através da data estimada do parto, estabelecida pelo seu médico, você pode descobrir a data da última menstruação. E, assim calcular o intervalo de tempo para saber que dia engravidou.

Normalmente, a estimativa do parto é após 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Portanto, basta diminuir 40 semanas da data provável do parto para descobrir quando foi sua última menstruação. Por fim, com essa informação, faça o cálculo somando 11 e 21 dias a data.

Por exemplo, se a data prevista para seu parto for dia 10 de novembro. Você precisa subtrair 40 semanas, chegando ao dia 3 de fevereiro, data da última menstruação. Então, some 11 e 21 a essa data para descobrir o intervalo de 10 dias para a concepção. Portanto, você deve ter engravidado entre os dias 14 e 24 de fevereiro.

3- Idade gestacional

Clínica Gera

Por fim, você também pode saber que dia engravidou a partir da idade gestacional. No entanto, a contagem é feita para trás. Por exemplo, se você está com 20 semanas de gravidez no dia 15 de novembro.

Enfim, basta subtrair 20 semanas, chegando ao dia 28 de junho, data da última menstruação. Então, para saber a data provável da concepção é só realizar o cálculo somando 11 e 21.

Se você gostou dessa matéria, leia também: Casos em que a mulher acha não ter risco de engravidar, mas está errada.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você