Maternidade

Até quando amamentar? Idade ideal e dicas para facilitar o desmame

Muitas mamães têm dúvidas sobre até quando amamentar seus filhos ou quando o desmame deve ser feito sem que prejudique a saúde da criança.

Muitas pessoas se espantam quando encontram mulheres que amamentam o seu filho por mais de dois anos. Além disso, muitas mães também acabam sendo julgadas ao amamentar publicamente, algo que não deveria ocorrer. Ademais, estudos antropológicos e arqueológicos relatam que nos tempos passados as crianças eram amamentadas até a idade de 5 a 7 anos. Consequentemente auxiliou na sobrevivência da humanidade. No entanto, muitas mulheres ainda se questionam sobre até quando amamentar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a amamentação prolongada pode ser bastante benéfica para a saúde da criança. Por isso, até os 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com o leite materno. Dessa forma, a partir dos 6 ou 7 meses outros alimentos devem ser introduzidos na alimentação da criança. Mas, a amamentação deve continuar, onde o desmame deve ser feito de forma gradual e com a orientação do pediatra.

Assim, não vai gerar traumas e nem atrapalhar o desenvolvimento emocional e o crescimento da criança. Sendo que, o ideal é que o desmame ocorra gradualmente entre os 2 e 4 anos, até a interrupção completa da amamentação no peito. No entanto, não há problema em estender esse tempo.

Pois, ao contrário do que muitos acreditam a amamentação por dois anos ou mais não fazem com que o filho se torne dependente da mãe. Visto que, a dependência está diretamente relacionada com a relação entre mãe e filho. Logo, o ato de amamentar deve ocorrer em horários e situações que sejam agradáveis para a mulher. Ou seja, não como uma forma de chantagem ou recompensa ao filho.

Indicadores da duração ideal da amamentação nos mamíferos segundo estudos:

1 – Desmame ao alcançar o triplo do peso do nascimento

Até quando amamentar: idade ideal e dicas para facilitar o desmame
Bebê Abril

Geralmente, os mamíferos desmamam atingem o triplo ou quádruplo do seu peso de nascimento. Ademais, pesquisas apontam que mamíferos como macacos, gorilas, chimpanzés e o ser humano desmamam meses depois do peso do filhote quadruplicar. Sendo que, o lactante quadruplica o peso do filhote por volta dos 27 meses, nos meninos, e 30 meses, nas meninas.

2 – Até quando amamentar: Ao alcançar 1/3 do peso do adulto

Ficar Grávida

Outros estudos sobre até quando amamentar apontam que os primatas se comportam de forma semelhante a outros mamíferos. Por exemplo, desmamando a cada um dos seus descendentes quando eles alcançam um terço do peso de adulto. Ademais, os seres humanos atingem tamanhos diferentes. No entanto, ao seguir a pesquisa sobre atingir 1/3 do peso, o desmame ocorreria entre os 4 a 7 anos de vida.

3 – Desmame em função da duração da gestação

Mãe me Quer

Os primatas de grande porte apresentam a duração do período de aleitamento materno que excede a duração média do período de gravidez. Por exemplo, nos primatas próximos da espécie humana, como chimpanzés e gorilas, a amamentação dura mais de 6 vezes a duração do período gestacional.

De acordo com estudos, os seres humanos compartilham mais de 98% do material genético dos chimpanzés e gorilas. Por isso, o desmame ocorreria entre 4 ou 5 anos, o que equivale a 6 vezes a duração da gravidez.

4 – Até quando amamentar: Desmame em função das erupções dentárias

Até quando amamentar: idade ideal e dicas para facilitar o desmame
Mãe me Quer

Alguns primatas desmamam quando irrompem os seus primeiros molares permanentes. Geralmente, isso ocorre entre os 5 ou 6 anos dos seres humanos.

Até quando amamentar?

Uol

Para um recém-nascido o leite materno se torna o alimento mais completo. Pois, em 500 ml de leite materno há 95% das necessidades de vitamina C, 45% de vitamina A, e 31% de energia necessária por dia. Ademais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alega que até os seis meses de idade o bebê deve consumir apenas o leite materno.

Posteriormente, o leite servirá como alimento complementar até os dois anos de idade. E, não há consequências negativas em continuar amamentando após os 24 meses. Além disso, o leite materno não se enfraquece com o tempo, e continua sendo fonte de diversos nutrientes.

Vix

Mas, então até quando amamentar? Após os dois anos de idade não existe problema em manter a amamentação. Pois, crianças que mantêm esse hábito possuem menores chances de desenvolver sobrepeso e obesidade. Ademais, em diversas culturas as crianças continuam mamando até os 4 anos de idade, o que auxilia na ampliação do vinculo de mãe e filho.

Porém, na cultura ocidental o desmame é incentivado para ocorrer o mais rápido possível, o que não deveria ser feito. Visto que o leite não traz prejuízos para a saúde da criança, pelo contrário proporciona inúmeros benefícios.

Até quando amamentar: A hora do desmame

Leiturinha

Não existe regra sobre até quando amamentar uma criança. Mas, o ideal é que o desmame seja feito de forma natural e gradual. Pois, o bebê vai desenvolvendo maturidade e dessa forma, deixa de sentir necessidade de mamar o leite materno. Por exemplo, quando a criança começa a apresentar menor interesse nas mamadas e aceita uma variedade de alimentos.

Por outro lado, quando a mãe decide realizar o desmame, é preciso ter bastante certeza e firmeza. Logo, ao negar uma vez, é preciso continuar negando, e dizendo ao filho que não tem mais. Pois, se você ocasionalmente cede isso acaba confundindo a criança, ou desenvolver traumas ao longo do período de adaptação.

5 dicas para parar de amamentar sem traumas.

1 – Diminuir a quantidade das mamadas

Dicas de Mulher

Primeiramente, é importante que você esteja decidida sobre até quando amamentar. Pois, uma vez que resolver fazer o desmame não há como voltar atrás. Caso contrário, pode causar traumas na criança. Em síntese, ao diminuir a quantidade de mamadas, o leite materno diminui simultaneamente.

Assim sendo, os seios da mãe ficam menos pesados e menos cheios de leite. Então, esse processo de diminuir a quantidade deve ser feito de forma gradual para não provocar consequências. Ademais, pode ser feito a partir dos 7 meses de vida do bebê, que é quando novos alimentos podem ser inseridos na dieta da criança.

Dessa forma, você pode substituir a hora de uma mamada por alguma outra refeição, e assim, aumentar essa frequência aos poucos. Em consonância, o bebê vai diminuindo o interesse pelo peito em determinados horários, que devem ser trocados por refeições. Por fim, o bebê vai desmamando com o tempo, até não ter mais interesse algum no leite materno.

2 – Diminuir a duração das mamadas

Até quando amamentar: idade ideal e dicas para facilitar o desmame
Vix

Inicialmente o bebê leva cerca de 20 minutos, ou mais, em cada mamada. Diante disso, um método para realizar o desmame sem provocar traumas é diminuindo gradativamente o tempo de cada mamada. Por exemplo, começa deixando o bebê mamar por 20 minutos em cada mamada, depois o deixe por 15 minutos em cada mamada e vai diminuindo com o tempo.

Porém, não force o bebê a largar do peito. Mas também, vá substituindo, aos poucos, o tempo da mamada por brincadeiras e carinhos. Pois, a criança irá associar que o peito da mãe não serve apenas para mamar, mas também para se divertir e ter afeto.

3 – Pedir para outra pessoa dar as refeições ao bebê

Revista Cláudia

Geralmente, quando o bebê está sentindo fome ele associa a imagem da sua mãe com a vontade de mamar. Então, caso a mãe esteja com dificuldades para fazê-lo se alimentar com outros alimentos, ela pode recorrer a uma ajudinha. Isto é, pedir para que o pai, a avó ou outra pessoa o alimente. Desse modo, a criança irá suprir a sua fome com o alimento que estiver sendo dado.

4 – Não oferecer a mamada

Ficar Grávida

Após ter decidido até quando amamentar é preciso ter resiliência e não voltar atrás na decisão. Ademais, com 1 ano de idade o bebê já pode comer qualquer variedade de alimentos. Por isso, instigar a criança a consumir outros alimentos é uma boa estratégia para conseguir o desmame total.

Por outro lado, a mãe também deve parar de oferecer o peito, e evitar usar blusas que facilitem o acesso do peito para o bebê. A princípio, ofereça apenas nos horários de dormir a noite. Porém, ao completar 2 anos de idade, só ofereça a mamada caso a criança peça.

5 – Dar suporte emocional à criança

Até quando amamentar: idade ideal e dicas para facilitar o desmame
Vix

É notório que o ato de amamentar representa um momento de forte ligação e vinculo entre a mãe e seu filho. Por isso, após definir até quando amamentar é importante que a mãe dê suporte emocional ao filho.

Por exemplo, trocando o tempo das mamadas por outros momentos juntos, que o faça esquecer o leite materno. Logo, brincadeiras, passeios, contar histórias, ouvir músicas e dançar são boas formas de descontrair e manter o vínculo de família.

Até quando amamentar: Desmame noturno

Vix

Por fim, faça o desmame noturno, que deve ser a última fase do processo sobre até quando amamentar a criança. Apesar de não haver uma idade certa para o desmame, pois, pode variar de criança pra criança. A partir dos 2 anos de idade, a criança já está pronta para o desmame total.

Diante disso, é imprescindível que a criança apresente uma rotina bem definida, tendo seus horários de refeições, brincadeiras e descanso. Pois, isso evita com que a criança acorde no meio da noite e sinta a necessidade de ser amamentada.

Ou também, quando o filho aprende a dormir sozinho, ele não precisa do leite materno como uma forma para acalmá-lo antes de dormir. Entretanto, se trata de um processo lento, que pode levar meses e requer bastante paciência e firmeza por parte da mãe para não ceder.

Até quando amamentar: idade ideal e dicas para facilitar o desmame
GZH

No entanto, é importante lembrar que o bebê não mama apenas para se alimentar, mas também para receber atenção, carinho e amor de sua mãe. Portanto, à medida que for diminuindo as mamadas, substitua por momentos prazerosos entre você e seu filho. E quando você se perguntar até quando amamentar priorize o que é melhor para você e para seu filho.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Leite materno – Composição, benefícios e dicas para aumentar a produção.

Referências bibliográficas:

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA – DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE ALEITAMENTO MATERNO. Quando e como iniciar o desmame. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/testenutricao/quando-e-como-iniciar-o-desmame/>. Acesso em 28 Out 2021
  • SBP – DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE ALEITAMENTO MATERNO: NOTA TÉCNICA. Aleitamento Materno Continuado X Desmame. 2017. Disponível em: <http://www.aleitamento.com/amamentacao/conteudo.asp?cod=2274>. Acesso em 28 Out 2021
  • BROWN, A.; JONES, S. W.; ROWAN, H . Baby-Led Weaning: The Evidence to Date. Curr Nutr Rep. 6. 2; 148-156, 2017

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você