Curiosidades

Data da concepção: métodos para você calcular o dia em que engravidou

Saber a data da concepção não é algo muito fácil. No entanto, há alguns métodos para calcular e chegar a uma data provável.

É comum quando uma mulher engravida querer saber qual foi a data da concepção. No entanto, não é uma tarefa muito fácil. Pois, a mulher não sente nenhum tipo de sintomas e também, pode ter tido relações sexuais desprotegidas em outros dias próximos da concepção.

Entretanto, existem alguns métodos que possibilitam calcular a data mais próxima possível da concepção. Ademais, a concepção é o momento quando o espermatozoide consegue fertilizar o óvulo, marcando o primeiro dia da gravidez. Ou seja, é quando se dá o início da gestação.

Além disso, o período fértil é relativamente extenso. E o espermatozoide pode sobreviver por até 5 dias. Portanto, uma relação sexual 5 dias antes da ovulação pode resultar em uma gravidez. Por outro lado, o óvulo é viável apenas por 24 horas. Dessa forma, é possível engravidar até um dia após a ovulação. Lembrando que o espermatozoide pode levar até um dia para encontrar o óvulo e fecundá-lo.

Normalmente, a ovulação acontece aproximadamente 14 dias após a menstruação, isso quando o ciclo é de 28 dias. Dessa forma, para ciclos menores ou maiores, a fecundação pode acontecer antes ou depois. Enfim, mesmo sendo difícil calcular a data da concepção com exatidão, é possível encontrar uma data aproximada.

Data da concepção: como calcular

Em suma, a data da concepção é calculada com um intervalo de 10 dias, que é o período em que pode ter acontecido a fecundação do óvulo. Dessa forma, os métodos para calcular a data provável são:

1- Através da última menstruação

Data da concepção: métodos para você calcular o dia que engravidou
Mãe Pop

Primeiramente, você pode descobrir a data da concepção através da data da última menstruação. Ademais, a concepção acontece aproximadamente entre 11 e 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Portanto, se você souber quando foi o primeiro dia da sua última menstruação, é possível calcular um período de 10 dias no qual a concepção pode ter acontecido.

Enfim, basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da sua última menstruação. Por exemplo, se a data do primeiro dia da sua última menstruação foi no dia 10 de abril, significa que a concepção pode ter acontecido entre os dias 21 a 01 de maio.

2- Através da data estimada do parto

Dicas de Mulher

Semelhante ao método anterior, você pode descobrir a data da concepção através da data estimada do parto. Portanto, se você não se lembra quando foi sua última menstruação, essa técnica é ideal.

Pois, com ela você poderá descobrir a data do primeiro dia da sua última menstruação antes de engravidar. Em seguida, basta calcular o intervalo de tempo para a concepção, somando 11 e 21 dias.

Enfim, normalmente o médico faz uma estimativa do parto para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Portanto, se você retirar 40 semanas à data provável do parto, vai chegar à data da última menstruação antes de ter engravidado.

Por exemplo, se a data prevista para o parto for dia 10 de novembro, basta diminuir 40 semanas, que vai ser dia 3 de fevereiro, data provável da última menstruação. Agora, some 11 e 21 dias. Dessa forma, o intervalo da data da concepção é entre os dias 14 e 24 de fevereiro.

3- Através da idade gestacional

Data da concepção: métodos para você calcular o dia que engravidou
Tua Saúde

Ademais, essa técnica para descobrir a data da concepção é bem simples. Para isso, com a idade gestacional basta fazer uma contagem para trás.

Por exemplo, se você estiver com 20 semanas de gestação no dia 15 de novembro, diminua 20 semanas. Dessa forma, você vai chegar à data da sua última menstruação, que seria dia 28 de junho.

4- Descobrindo a data da concepção pelo ultrassom

Bebê Mamãe

Por fim, você pode descobrir a data da concepção através do exame de ultrassom. Em suma, esse tipo de exame é totalmente seguro e indolor, onde se usa ondas sonoras de alta frequência para obter imagens internas e assim poder avaliar o desenvolvimento do bebê.

Normalmente, entre 10 e 12 semanas de gestação é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê, o que possibilita o médico a determinar o tempo de gestação. Dessa forma, é o método mais preciso para determinar a data do parto.

Enfim, com a idade gestacional você pode calcular conforme a técnica anterior e você vai chegar à data da última menstruação e consequentemente, na data de concepção.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Quais são os 67 chás proibidos na gravidez e os riscos para a gestação.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você