Maternidade

20 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda

Existem algumas técnicas e métodos bem simples que vão te ajudar a saber como fazer o bebê dormir a noite toda.

A maternidade é uma verdadeira aventura cheia de alegrias, mas, de desafios também. Principalmente, nos primeiros meses de vida do bebê quando ele está se adaptando a nova rotina. Por isso, é normal que o bebê demore a dormir e que acorde a cada 2 ou 3 horas para se alimentar ou simplesmente por algum desconforto que ele sinta. Enfim, isso pode ser desgastante para os pais. Mas, você sabia que tem como fazer o bebê dormir a noite toda?

Enfim, para isso é importante criar um ambiente calmo, tranquilo e acolhedor para que o bebê se sinta seguro e confortável. Além de vesti-lo com roupas confortáveis e criar uma rotina. Dessa forma, a criança vai dormir a noite toda. Em suma, a quantidade ideal de horas de sono varia conforme a idade e o grau de desenvolvimento do bebê.

Normalmente, o recomendado é que um recém-nascido durma entre 16 a 20 horas por dia. Sendo que esse total de horas deve ser distribuído em períodos ao longo do dia. Dessa forma, à medida que o bebê for crescendo é possível fazê-lo dormir sozinho e por toda a noite. Inclusive, uma boa noite de sono é essencial para a saúde e desenvolvimento da criança.

Pois, o sono atua diretamente no crescimento, na imunidade, no comportamento e no desenvolvimento neurológico. Pensando nisso, preparamos uma lista com 20 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda para você testar com seu filho. Enfim, algumas crianças dormem mais do que outras, o que é normal. Mas, caso note que seu filho dorme menos do que deveria, pode ser que algo esteja errado. Portanto, procure o pediatra.

20 dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda

Em suma, existem métodos e técnicas que vai ajudar a criança a relaxar, se sentir segura, o que pode ajudar a fazer o bebê dormir a noite toda. Confira:

1- Reproduzir o ambiente do útero

Vix

Uma boa maneira de fazer o bebê dormir a noite toda é criar um ambiente parecido com o útero. Principalmente, para bebês de 1 a 3 meses de idade, pois, nessa fase a criança ainda não sabe que não está dentro do útero.

Dessa forma, coloque o bebê junto ao seu corpo e o embale fazendo movimentos suaves. Assim, ele vai sentir como se ainda estivesse dentro da barriga. Portanto, ao se sentir seguro, vai dormir mais tranquilo.

2- Como fazer o bebê dormir a noite toda: Embrulhar o bebê

Vix

É normal que bebês até os 5 meses possuam um reflexo de sobressalto, ou seja, ele sente que está caindo. E como acontece muito durante o sono, o bebê acaba despertando.

Dessa forma, você precisa fazer com que o bebê se sinta seguro. Ademais, uma maneira de garantir isso é manter a criança na mesma posição que estava dentro do útero. Ou seja, encolhido. Enfim, embrulhe o bebê com uma manta ou fralda, sem apertá-lo.

Além disso, coloque roupas confortáveis que não atrapalhem seus movimentos. Dessa forma, vai diminuir os sobressaltos fazendo com que bebê durma a noite toda.

3- Reproduzir um ruído branco

Vix

Outra forma de fazer o bebê dormir a noite toda é criando um ruído branco. Em suma, o ruído branco é um som suave que abafa outros sons e ruídos que possam perturbar o sono do bebê. Por exemplo, conversas, latido de cachorros, carros, buzinas, etc.

Enfim, o ruído branco ajuda a acalmar o bebê, pois, recria o mesmo tipo de som que ele escutava no útero. Além disso, um ambiente muito silencioso pode assustar a criança, ativando o córtex cerebral, fazendo com que ele acorde.

Então, para criar um ruído branco você pode usar um ventilador. No entanto, não coloque o vento voltado para a criança. Além disso, você também pode comprar aparelhos eletrônicos que produzem o ruído branco ou usar aplicativos no celular.

4- Criar um ambiente confortável no quarto

Como fazer o bebê dormir a noite toda: 20 dicas incríveis para os pais
Ficar Grávida

Para fazer o bebê dormir a noite toda você precisa manter o quarto o mais confortável possível. Primeiramente, a temperatura não pode ser nem muito quente, nem fria. Da mesma forma, a iluminação deve ser ajustada, deixando o quarto mais escuro.

No entanto, deixe um ponto de luz suave como um abajur, por exemplo. Assim, se o bebê acordar não vai se assustar com o escuro. Ademais, feche a janela e a cortina para bloquear barulhos externos e a iluminação da rua.

5- Como fazer o bebê dormir a noite toda: Deitar o bebê no berço

Como fazer o bebê dormir a noite toda: 20 dicas incríveis para os pais
Veja

É muito importante acostumar o bebê a dormir em seu berço desde seu nascimento. Dessa forma, ao reconhecer o berço como um local seguro, ele vai dormir mais facilmente. Além disso, diferente de chiqueirinho ou cadeirinha, o berço é um local confortável, evitando que o pequeno sinta dor no corpo.

Também é importante colocar o bebê ainda acordado no berço, quando ele estiver sonolento. Assim ele vai aprendendo que quando é colocado ali, é porque é hora de dormir. Por isso, evite deixar a criança no berço caso não seja hora de dormir. Enfim, evite deixá-lo dormir em sua cama, pois, você pode acabar machucando-o durante o sono.

6- Dar de mamar antes de dormir

Vix

Ao amamentar o bebê antes de dormir, ele vai pegar no sono mais rápido e por estar saciado vai dormir por mais tempo. Evitando que ele acorde por sentir fome.

No entanto, à medida que o bebê for crescendo é preciso estimular o desmame noturno. Assim, o bebê vai dormir a noite toda.

7- Como fazer o bebê dormir a noite toda: Vestir um pijama confortável

Ficar Grávida

Ademais, vista um pijama confortável sempre que o bebê for dormir. Dessa forma, ele vai relacionando o pijama com a hora de ir dormir. Enfim, escolha pijamas feitos de algodão, sem botões, fios ou elásticos que possam machucar ou apertar a criança atrapalhando seu sono.

8- Oferecer um ursinho para dormir

Cultura Mix

Outra dica de como fazer o bebê dormir a noite toda é oferecer um brinquedo de pelúcia macio para a criança. Dessa forma, ela vai se sentir mais segura. No entanto, não ofereça um brinquedo muito pequeno, onde a criança pode colocar na boca, e nem muito grande que possa sufocá-la. E para crianças alérgicas, evite pelúcias para não piorar a doença respiratória.

9- Como fazer o bebê dormir a noite toda: Fazer uma massagem

Como fazer o bebê dormir a noite toda: 20 dicas incríveis para os pais
Ficar Grávida

Uma massagem relaxante nas costas e pernas na hora de ir para a cama é ideal para deixar a criança sonolenta e relaxada. Dessa forma, ele vai pegar no sono mais rápido, além de fazer o bebê dormir a noite toda.

10- Trocar a fralda antes de dormir

Como fazer o bebê dormir a noite toda: 20 dicas incríveis para os pais
Globo

Antes de colocar o bebê no berço para dormir, troque sua fralda por uma limpa e higienize bem a região genital para evitar irritações na pele.

Dessa forma, o bebê vai se sentir limpa, seca e confortável. Caso contrário, uma fralda suja pode incomodar e deixar o bebê desconfortável, atrapalhando seu sono.

11- Limitar a duração das sonecas diurnas

Ficar Grávida

As sonecas ao longo do dia são importantes para o desenvolvimento do bebê. Mas, o tempo de soneca varia de uma criança para outra. Portanto, para fazer o bebê dormir a noite toda procure limitar a duração das sonecas diurnas.

Entretanto, caso os pais notem que a criança fica mais chorosa ou irritada, pode ser que ela precise de mais tempo de sono. Por isso, é importante observar como o bebê reage.

12- Como fazer o bebê dormir a noite toda: Estimular o bebê durante o dia

Globo

Durante o dia você pode estimular o bebê para que ele gaste energia. Isso vai ajudar a deixá-lo mais sonolento e cansado à noite, fazendo com que durma mais profundamente durante a noite toda.

Mas, é preciso ter o cuidado de não cansar demais o bebê, pois nesse caso há o aumento do cortisol, que é o hormônio do estresse. Dessa forma, ele vai ficar mais agitado ou irritado e começar a coçar os olhos, pegar e puxar as orelhas. Assim, em vez de dormir logo, ele vai demorar mais tempo para pegar sono.

13- Identificar os sinais de sono

Globo

Ademais, para fazer o bebê dormir a noite toda, primeiro é preciso saber identificar os sinais de sono do seu filho para saber quando colocar o bebê para dormir. Ou quando colocar para tirar uma soneca.

Normalmente, ao ficar mais lento, com olhar distante e parado, significa que o bebê está com sono. Então, aproveite esse momento para pegar o bebê no colo e o embale enquanto o leva para o quarto. Em seguida, coloque-o no berço e prepare o ambiente para ficar o mais confortável possível, apagando as luzes, ligando o ponto de luz, o ruído branco, etc. Assim, a criança vai ficar calma,

14- Criar uma rotina para dormir

Ficar Grávida

Segundo estudos, criar uma rotina para o bebê é fundamental para fazê-lo ficar mais relaxado e dormir a noite toda. Portanto, crie uma rotina simples e fácil, de forma que o bebê aprenda que é hora de ir dormir. Enfim, para criar uma rotina siga os seguintes passos:

  • Fazer uma massagem relaxante;
  • Dar um banho antes de dormir;
  • Amamentar à meia-luz;
  • Reduzir a luz do quarto;
  • Ligar o ruído branco;
  • Cantar uma canção de ninar;
  • Contar uma historinha.
  • Niná-lo e embalá-lo até que fique sonolento.

Enfim, com uma rotina para dormir o bebê vai criar associações positivas relacionadas ao sono. E assim, ele vai acostumar a dormir tranquilamente no horário certo.

15- Como fazer o bebê dormir a noite toda: Dar um banho relaxante

BabyCenter

Outra dica para fazer o bebê dormir a noite toda é preparando um banho morninho antes de colocá-lo no berço. Dessa forma, ele vai ficar mais calmo, relaxado e sonolento.

16- Não deixe o bebê chorando no berço

Globo

Ao contrário do que muitos acreditam, deixar o bebê chorando no berço até dormir não é o ideal. Na verdade, pode causar traumas na criança que vai se sentir sozinha e desamparada. Por isso, não deixe de dar atenção a ele, pegue-o no colo e faça carinhos para que ele relaxe e se sinta amado. Então, quando ele estiver calmo, coloque-o no berço de novo para que ele possa dormir.

17- Não corra para o berço sempre que o bebê resmungar

Como fazer o bebê dormir a noite toda: 20 dicas incríveis para os pais
Globo

É normal que ao longo da noite o bebê se mexa, resmungue ou até acorde momentaneamente. Caso isso aconteça, espere um pouco para ter certeza que a criança acordou antes de ir até o berço. Pois, muitas vezes ele logo volta a dormir.

18- Não levante durante a noite para trocar fralda

Ficar Grávida

Se você quer fazer o bebê dormir a noite toda, não levante durante a noite para trocar fraldas. Pois, assim só vai estimular o bebê a despertar, dificultando fazê-lo dormir novamente.

Por isso, troque a fralda antes de colocá-lo para dormir. Além disso, use fralda noturna de boa qualidade para que não haja vazamentos. Mas, caso o bebê acorde por ter feito cocô, troque a fralda usando lenços morninhos na higienização da região íntima.

Dessa forma, você evita que ele acorde totalmente enquanto sua fralda é trocada. Facilitando a retomada do sono.

19- Como fazer o bebê dormir a noite toda: não faça contato visual

Globo

De acordo com estudo, ao olhar nos olhos do bebê enquanto o embala para dormir, você estará incentivando a criança a despertar. Isso acontece porque a maioria dos bebês são estimulados muito facilmente.

Portanto, quanto mais interação ocorrer entre você e seu filho durante a noite, mais ele se sentirá motivado a despertar e ficar acordado. Enfim, para fazer o bebê dormir a noite toda, evite contato visual enquanto o embala para dormir. Então, mantenha seu olhar em sua barriga e use uma voz bem tranquila para acalmá-lo;

20- Estabeleça um único lugar para o bebê dormir

Como fazer o bebê dormir a noite toda: 20 dicas incríveis para os pais
Vix

Por fim, para fazer o bebê dormir a noite toda você precisa estabelecer apenas um lugar onde a criança deva dormir. Pois, é importante para que a criança reconheça o lugar onde ela deve dormir.

Então, coloque no berço da criança objetos dela, como um móbile, um brinquedo macio, uma chupeta e um paninho, por exemplo. Assim, caso ela acorde no meio da noite vai se sentir segura com todos seus objetos por perto. E logo voltará a dormir sozinha.

Enfim, o que achou dessas dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda? Lembrando que cada criança desenvolve de uma maneira, portanto, algumas logo se adaptam com a rotina e conseguem dormir sozinhas e por toda a noite.

Já outras podem levar um tempo maior, seja como for o importante é ter paciência e perseverança. Mas, caso note que a criança tem dificuldades para dormir, que não sejam normais da idade, procure a orientação de um pediatra.

Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Até quando amamentar? Idade ideal e dicas para facilitar o desmame.

Referências Bibliográficas:

  • WHITTINGHAM Koa. OPTIMIZING PARENT–INFANT SLEEP FROM BIRTH TO 6 MONTHS: A NEW PARADIGM. Infant Mental Health Journal. 00. 0; 1-9, 2014
  • WHITTINGHAM, Koa; DOUGLAS, Pamela. Optimizing parent-infant sleep from birth to 6 months: a new paradigm. Infant Mental Health Journal. 35. 6; 614-623, 2014
  • HISCOCK, Harriet; FISHER, Jane. Sleeping like a baby? Infant sleep: impact on caregivers and current controversies. J Paediatr Child Health. 51. 4; 361-364, 2015
  • CRICHTON, Georgina E.; SYMON, Brian. Behavioral Management of Sleep Problems in Infants Under 6 Months–What Works?. J Dev Behav Pediatr. 37. 2; 164-171, 2016
  • MOYSE, Karen. Baby massage and baby play: promoting touch and stimulation in early childhood. Paediatr Nurs. 17. 5; 30-32, 2005
Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você