Beleza

Água de arroz no cabelo, como usar? Benefícios para os fios e pele

Água de arroz no cabelo é uma ótima opção para fortalecer os fios e acelerar o crescimento. Além disso, a mistura também é ótima para a pele.

O arroz é um alimento presente na mesa de grande parte dos brasileiros. Além de um alimento saboroso e nutritivo, o arroz também pode ser usado para fins cosméticos. A água de arroz no cabelo é um exemplo claro disso.

A mistura consiste em deixar o arroz de molho por um período de, ao menos, 24 horas, para liberar todos os seus nutrientes na água. Desse modo, essa água de arroz pode ser muito benéfica para o cabelo e também para a pele. Inclusive, essa receita de água de arroz fermentada é muito antiga – e muito usada – em países asiáticos.

A água de arroz no cabelo é usada para auxiliar no crescimento dos fios, além de deixar as madeixas hidratadas. Na pele, essa mistura ajuda a diminuir as manchas e auxilia no tratamento da acne. Isso tudo, devido às propriedades antioxidantes do arroz, que são liberadas na água.

Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre a água de arroz no cabelo e seus benefícios. Além de algumas receitas para fazer essa loção natural.

Água de arroz

"<yoastmark

A receita de água de arroz é originária da Ásia, no entanto, já era usada no Brasil há algum tempo para tratar a pele. E, como se tornou cada vez mais popular para fins cosméticos, vários estudos foram feitos a respeito dos benefícios dessa mistura para a saúde.

Essa água fermentada no arroz é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, entre outras propriedades nutritivas. Contudo, um dos compostos que fazem dela tão eficiente é o inositol, um complexo que promove o crescimento das células e estimula o fluxo sanguíneo.

Então, devido a todas as suas propriedades, a água de arroz ajuda no combate de radicais livres, que causam o envelhecimento da pele. Por isso, ela é muito indicada para tratamentos de pele, já que ajuda a reduzir a oleosidade, tem efeito calmante e tem ação clareadora de manchas.

Mas, além da pele, a água de arroz no cabelo também é muito benéfica, já que ajuda a fortalecer os fios, além de acelerar o seu crescimento.

Benefícios

Água de arroz no cabelo, como usar? Benefícios para cabelo e pele

Então, a água de arroz pode ser usada tanto no cabelo quanto na pele, promovendo vários benefícios, tais como:

  • Fortalece e hidrata o cabelo;
  • Acelera o crescimento capilar;
  • Diminui o frizz;
  • Diminui a queda de cabelo;
  • Reduz oleosidade da pele;
  • Diminui os poros;
  • Ajuda no tratamento da acne;
  • Age como tônico natural;
  • Efeito clareador de manchas de acne;
  • Efeito calmante em áreas de irritação;
  • Combate o envelhecimento precoce da pele;

Água de arroz no cabelo

"<yoastmark

Quando se trata de cabelo, a água de arroz pode ser um ótimo aliado para quem está passando por uma transição capilar. Nessa fase, é comum procurar formas de fazer com que o cabelo cresça de forma rápida e saudável, e essa mistura pode ajudar e muito nisso.

A água de arroz no cabelo ajuda a fortalecer os fios, consequentemente ajudando no seu crescimento, além de diminuir o frizz. Outra finalidade dessa água, é durante o processo de reconstrução capilar. Isso mesmo, já que a mistura ajuda a desembaraçar os fios, essa água pode ser utilizada como um pré-poo na sua rotina de cuidados com os fios.

As propriedades liberadas pelo arroz na água fermentada é muito benéfica para o cabelo. Porque os aminoácidos presentes na água de arroz ajudam a hidratar a cutícula, que é um tecido superficial do fio de cabelo. Esse tecido tem a função de reter a água no cabelo, e com as madeixas hidratadas, esse processo fica muito mais eficaz.

Como fazer

"<yoastmark

Quando falamos de água de arroz para fins cosméticos, não estamos falando da água usada para lavar o alimento antes de prepará-lo. É todo um processo de fermentação, e isso demanda tempo. Sendo assim, iremos ensinar aqui duas formas mais comuns de se fazer a água de arroz.

Receita de água de arroz simples

Ingredientes

  • 1/2 copo de arroz branco cru
  • 2 copos de água

Modo de preparo 

Antes de mais nada, lave bem o arroz em água corrente. Depois, coloque o arroz em uma vasilha com tampa e acrescente a água. Feito isso, deixe o arroz descansando por pelo menos 24 horas para que haja a fermentação. É importante que o recipiente esteja bem vedado. Após esse período, passe a água para outro recipiente, preferencialmente de vidro, e descarte o arroz.

Receita de água de arroz fervida

Ingredientes 

  • 1/2 xícara de arroz branco cruz
  • 4 xícaras de água

Modo de preparo 

Leve a água ao fogo e, quando começar a borbulhar, acrescente o arroz e espere ferver. Faça isso em fogo baixo, por cerca de 20 minutos. Em seguida, coe o arroz e reserve a água em um vidro com tampa. Guarde a água na geladeira.

Obs: O recomendado, aliás, é manter a mistura guardada na geladeira por até uma semana. Após esse período, entretanto, a água já não tem mais as mesmas propriedades. Portanto, deve-se fazer uma nova mistura.

Como usar água de arroz

No cabelo

"<yoastmark

Logo após lavar o cabelo com shampoo, como de costume, com os fios ainda úmidos; aplique a água de arroz em todo o couro cabeludo, massageando a região com os dedos. Em seguida, deixe a mistura agir nos fios por cerca de 20 minutos. Depois, enxágue bem o cabelo e finalize com um condicionador.

Além disso, para melhores efeitos, o ideal é repetir o processo pelo menos uma vez por semana, seguido de uma boa hidratação.

Na pele

Água de arroz na pele

Primeiramente, lave bem a pele com um sabonete facial. Em seguida, com a ajuda de um algodão, aplique a água de arroz por todo o rosto. Deixe a mistura secar naturalmente na pele por uns 30 minutos. Você pode repetir o processo duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, antes de dormir.

Ressalvas do uso de água de arroz

A água de arroz é uma mistura natural, indicada para todo tipo de cabelo e pele. Por isso, não há nenhum tipo de contraindicação.

Contudo, no caso de pessoas com couro cabeludo naturalmente seco, pode notar um ressecamento extra após o uso. Portanto, o uso de água de arroz no cabelo não é indicada mais de uma vez por semana.

Além disso, vale lembrar que, por mais benéfico que seja essa mistura caseira, ela não substitui um tratamento profissional. Ela pode ser usada para potencializar um tratamento dermatológico, por exemplo, mas com a recomendação de um profissional especializado.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 15 receitas de hidratação para o cabelo.

Fontes: Wanke A Naturalissima Minha Vida

Imagem destacada: Dick How

Imagens: Green Me N1 Mundo das Mulheres Brasil Vix Click Bahia  Dicas de Mulher 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

4 2 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você