O clean beauty é muito mais que apenas uma tendência, é um movimento crescente entre os consumidores que estão cada dia mais preocupados com consumo consciente, a sua saúde e também o meio ambiente.
Então, o conceito de clean beauty, que em tradução livre significa beleza limpa é focado principalmente em cosméticos com fórmulas limpas e seguras, ao mesmo tempo em que garante uma conscientização sobre o consumo e o seu impacto ambiental.
Na prática, isso significa que os cosméticos que fazem parte desse conceito, não contam com ingredientes tóxicos e agressivos, feitos principalmente com ingredientes naturais, orgânicos e até sintético, contando que não seja agressivo. Bem como há uma preocupação também com as embalagens e as práticas de produção, sendo na maioria das vezes veganos e cruelty free.
A seguir, vamos conhecer melhor o movimento de clean beauty e os seus benefícios tanto para os consumidores, quanto para o meio ambiente.
O que é clean beauty?
O clean beauty é um movimento que busca beleza, mas ao mesmo tempo é associado a outras práticas que defendem o consumo consciente e o respeito e cuidado com a natureza, desde a produção até o descarte de produtos cosméticos.
Então, sim, o clean beauty tem cosméticos livres de ativos tóxicos, tendo sua formulação baseada em ingredientes orgânicos e naturais. Mas vai muito além disso. A beleza limpa une conceitos de sustentabilidade e beleza minimalistas. Portanto, é basicamente um estilo de vida que se opõe a tudo que é tóxico a saúde humana e ao planeta.
Ela é resultado de uma crescente conscientização e procura por marcas cada vez mais comprometidas com a saúde dos seus consumidores e também da natureza.
Quais são os benefícios?
Aliás, o crescimento desse movimento não é somente pelos benefícios proporcionados aos consumidores. Mas também porque esses benefícios englobam o meio ambiente simultaneamente, fazendo uma transformação na forma de cuidar de si e da natureza.
1. Resultados estéticos
Os benefícios estéticos são os primeiros e mais relevantes nesse processo, até porque quem adere aos cosméticos de clean beauty buscam ótimos resultados, e eles entregam. Isso porque esses cosméticos com ingredientes naturais, sintéticos ou até de origem animal resultam de diversas pesquisas e desenvolvimento tecnológico.
Portanto, além de resultados satisfatórios, esses cosméticos também são mais seguros, já que há uma redução significativa dos quadros de alergias, irritações e até queimaduras já que não tem agentes tóxicos nas fórmulas.
2. Saúde
Além de uma pele bonita e saudável, o clean beauty ao eliminar os elementos tóxicos de suas fórmulas, tem como intuito manter a saúde e bem-estar dos consumidores a curto e longo prazo. Então, ao substituir esses ativos por ingredientes tóxicos, a beleza limpa promove uma melhora da saúde, ao mesmo tempo que oferece produtos eficientes.
3. Conscientização
Como vimos até aqui, o movimento clean beauty vai além de um produto natural e seguro. Ele está comprometido com fórmulas limpas e transparentes, que promovem uma conscientização sobre os impactos do consumo exagerado no meio ambiente. Sendo assim, a maioria dos produtos limpos utilizam embalagens biodegradáveis e contam com programas de descarte consciente.
Quais são os ingredientes clean beauty?
Os cosméticos clean beauty contam com uma enorme variedade de ingredientes, que podem ser extraídos de plantas, ser de origem sintética ou de origem animal. Além disso, na maioria das vezes são veganos, cruelty-free, orgânicos e naturais. Confira a seguir alguns dos mais comuns presente em vários cosméticos limpos:
1. EPS Seafil 2%
Se trata de um exopolissacarídeo marinho que é sintetizado em laboratório a partir de uma amostra de de plâncton Mer d’Iroise.
2. Linefill 3%
Já o Lineffil 3% é um ativo retirado a partir das sementes de sésamo, ou seja, gergelim e que promove uma hidratação profunda na pele.
3. Easyliane2%
Aliás, esse é um composto criado a partir do micro-organismo Rhizobium, que é encontrado na raiz de plantas, sendo 100% natural.
4. TENS UP 10%
Por fim, o composto hidrocolóide, que é obtido a partir dos açúcares da raiz da chicória e da Tara, tendo um efeito de lifting.
Quais são os principais ingredientes opostos ao clean beauty?
A seguir, veremos alguns dos ingredientes que são opostos ao clean beauty, e que podem ser tóxicos a saúde humana.
1. Parabenos
O primeiro ingrediente tóxico não poderia ser outro se não os parabenos. Eles estão associados a danos aos órgãos reprodutivos, problemas de tireoide e até cânceres relacionados com hormônios e obesidade. Inclusive, de acordo com um estudo recente publicado na Human Reproduction, a exposição aos parabenos em cosméticos está relacionado com o início da puberdade precoce em jovens meninas.
2. Fragrâncias e ftalatos
A fragrância é usada para disfarçar produtos químicos sintéticos e tornar o cheiro do cosmético mais atrativo. Aliás, as fragrâncias são até consideradas segredo comercial, e não precisam obrigatoriamente serem divulgadas. Já os ftalatos são usados para fazer as fragrâncias durarem mais, sendo produtos químicos para manter esmaltes, sprays e plásticos flexíveis.
3. Triclosan
O triclosan é um forte bactericida, presente em sabontes, pastas de dente e desodorantes. No entanto, o uso exagerado desse ingrediente por afetar o sistema de defesa do corpo, reduzindo as funções musculares e pode até atingir o coração.
4. BHA e BHT
Esses ativos são encontrados principalmente em produtos de maquiagem como batons e sombras para olhos, além de desodorantes antitranspirantes. Porém, esses ativos são considerados pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos como razoavelmente carcinogênicos para seres humanos.
5. Oxibenzona
A oxibenzona ou benzofenona como também é conhecida, é um composto orgânico presente em protetores solares e demais cosméticos com proteção contra raios UV. Então, para proteger a pele, esse composto penetra profundamente na pele, podendo causar efeitos nocivos à saúde, como reações alérgicas, mutação celular e desregulação dos hormônios.
6. Lauril sulfato de sódio
Esse é um tensoativo responsável por remover a oleosidade, produzir espuma e possibilitar a penetração da água na pele ou cabelo. Sendo assim, esse ativo pode ser encontrado em produtos de limpeza e cosméticos, como shampoos e removedores de maquiagem. Contudo, é um ativo nocivo á saúde e pode resultar em reações alérgicas.
Como escolher os produtos clean beauty?
Pensando em aderir aos produtos clean beauty? Algumas dicas são fundamentais, então, independente da categoria do cosmético, é fundamental procurar se informar sobre a marca em questão.
Por exemplo, se ela faz testes em animais, se os ingredientes naturais são obtidos de forma justa e segura, se as embalagens são biodegradáveis e propicias ao reaproveitamento ou reciclagem.
Sendo assim, ao escolher os produtos que você usa levando em consideração essas questões, você não só ajuda a sua saúde, como planeta, ajuda no respeito ao meio ambiente e à conscientizar a sociedade.
E mais do que isso, saber a origem das matérias primas dos cosméticos que usa, é fundamental para evitar o uso de ingredientes tóxicos que podem fazer mal a longo prazo. Até porque você não vai querer correr riscos sem necessidade apenas pela aparência.
Clean beauty X Green beauty
O movimento clean beauty é algo que realça uma preocupação mais ampla, que ainda está em construção. Tendo como pano de fundo a preocupação com a toxidade e qualidade das matérias primas usadas nas fórmulas de cosméticos. Bem como os efeitos a curto e longo prazo, além de abranger também a responsabilidade em todos os processos, incluindo a questão ambiental.
Já o Green beauty que é outro movimento bem semelhante, tem como principal foco a valorização de produtos naturais, orgânicos e que não são testados em animais. Aliás, essa ideia do verde é muito mais antiga que o clean, e já apresentava as questões ambientais ligados ao consumo a muito tempo.
Rotina de skincare com produtos de clean beauty
Por fim, se você gostou da ideia e quer aderir, uma ótima forma de incluir todos os produtos de clean beauty ao seu dia a dia é manter uma rotina de skincare.
A rotina de cuidados com a pele deve ser focada na sua pele e suas necessidades. Então, você pode escolher os produtos e montar seu skincare seguindo dicas e conselhos de quem já usa, bem como é indispensável uma recomendação do seu dermatologista. Ele irá te guiar melhor sobre as marcas e produtos de clean beauty que são ideais no seu caso.
LEIA MAIS:
Saúde da pele: hábitos essenciais para ter uma pele saudável
Skincare, o que é e como fazer rotina de cuidados com a pele?
BB glow: o que é, riscos, benefícios, como funciona
K-beauty: aprenda o passo a passo do skincare coreano
Para que serve água termal? Benefícios e como usar
Hidratante para pele seca e extra seca: 15 melhores opções em 2022