Beleza

Para que serve água termal? Benefícios e como usar

A água termal serve para muito mais do que apenas refrescar a pele em sua rotina de cuidados. Confira para que serve o produto.

A água termal é um dos produtos de cuidados com a pele mais populares dos últimos tempos. Diferente do líquido comum, ela possui mais minerais em sua composição. Isso significa que ela é perfeita para repor os sais minerais perdidos ao longo do dia, e ainda possui um pH compatível com o pH cutâneo. Assim, qualquer tipo de pele se beneficia de seu uso. Para quem tem irritações e inflamações, aderir ao produto é ideal. Mas afinal, além disso, para que serve a água termal? Quais seriam seus outros benefícios?

Essa substância em específico está muito presente no universo dos cuidados com a pele. O motivo? Ela é versátil, cheia de qualidades e facilmente encontrada em farmácias, lojas de cosméticos ou online. Os minerais presentes em sua composição reforçam as defesas naturais da pele, e ainda atuam como antioxidantes. Dessa forma, é possível promover uma ótima hidratação e suavização da pele, conferindo um aspecto saudável e radiante. Para as amantes de skincare, esse é um dos efeitos mais buscados quando se fala em cuidar do rosto.

Nesse sentido, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre para que serve água termal. bem como seus benefícios, modo de usar e outras curiosidades desse produto tão versátil.

Para que serve água termal?

Fonte: Tua Saúde

Antes de mais nada, é essencial entender o que é, de fato, a água termal. O produto apresenta-se como uma versão mais mineralizada da água comum. Nesse sentido, ele é composto por diversos minerais, como cálcio, ferro, magnésio, potássio, entre outros. Além de repor os sais minerais da pele, ela ainda ameniza diversos problemas presentes nela. Certas doenças como a dermatite atópica e a psoríase, por exemplo, podem ser tratadas com a água termal. Todavia, seu uso é universal quando se trata de hidratar, acalmar e refrescar.

Benefícios da água termal

São inúmeros os benefícios de inserir esse produto em sua rotina de cuidados com a pele. Aqui, é possível perceber para que serve a água termal em grande escala, já que seu uso não é exclusivo de uma só função.

  • A água termal hidrata, refresca e tonifica a pele durante o dia;
  • Ela acalma e alivia possíveis coceiras e irritações. Quem possui algum tipo de doença de pele ou pele sensível pode se beneficiar muito de seu uso;
  • Possui função antioxidante, ou seja, evita o envelhecimento precoce;
  • Diminui a sensação de queimação após a exposição ao sol;
  • Excelente para fixar a maquiagem e limpar a pele;
  • Refresca a pele durante a prática de exercícios;
  • Reduz a vermelhidão e fecha os poros. Ela ainda ajuda no tratamento da acne, já que é rica em antioxidantes.

Como usar água termal

Não existe segredo nenhum no uso da água termal. Por ser um produto versátil e de grandes benefícios, sua aplicação também é igualmente prática, e pode acontecer a qualquer hora. Para diferentes situações, porém, confira a melhor forma de utilizar sua água termal e beneficiar-se ainda mais de suas propriedades.

1 – Para hidratar a pele

Para que serve água termal
Fonte: ADCOS

No geral, a água termal pode ser utilizada durante a rotina de cuidados com a pele, principalmente por pessoas que possuem peles sensíveis ou que estejam sensibilizadas. Aplique o produto logo depois de lavar o rosto de manhã, ou antes do hidratante durante a noite. Dessa forma, sua pele estará protegida e com uma ótima reposição de sais minerais.

2 – Antes e depois da maquiagem

Fonte: Metrópoles

Um dos usos mais universais da água termal é para a maquiagem, conferindo um acabamento ainda melhor e mais natural para a pele. Utilize-a antes de qualquer produto para preparar e limpar a pele: apenas borrife normalmente e espere secar antes de começar a maquiagem. Depois de pronta, você pode borrifar novamente, fazendo com que ela funcione como um spray fixador.

3 – Para acalmar a pele

Para que serve água termal
Fonte: Metrópoles

Nesse sentido, o produto possui um uso praticamente universal. Adultos, crianças, grávidas e bebês que possuem uma pele mais sensível ou sofrem com doenças que causam coceira e vermelhidão podem se beneficiar muito do uso da água termal. Assim, utiliza-se o produto durante o dia, acalmando a pele e quaisquer irritações. Seja como for, consultar um dermatologista antes do uso é essencial.

4 – Outros usos

Fonte; Dermaweb

Existem ainda outros usos para a água termal, como após a depilação e a barba, de forma que seja possível aliviar a vermelhidão e o desconforto. As propriedades do produto ajudam a fechar os poros abertos depois de tais procedimentos. Depois da praia ou antes de renovar o protetor solar, aplique a água termal para aliviar a sensação de queimadura.

A água termal no tratamento da psoríase

Para que serve água termal
Fonte: Clínica Consulta Mais

No caso da psoríase, a água termal pode ser de grande ajuda. Por suas propriedades anti-inflamatórias, ela ajuda a diminuir a inflamação local da doença. Todavia, é importante manter em mente que o produto é apenas um extra, agindo junto de medicações tópicas ou orais. O recomendado é aplicá-la 2 ou 3 vezes ao dia antes dos cremes de uso tópico. Junto dela, hidratantes à base de ureia, cremes com corticoides e ácido salicílico também são de grande ajuda.

E aí, o que achou dessa matéria sobre para que serve água termal? Se te interessou, aproveite para conferir Bruma hidratante, o que é? Para o que serve e como usar

Fontes: Dermaclub, La Roche Posay, Tua Saúde, ADCOS

Imagens: Catraca Livre, Tua Saúde, ADCOS, Metrópoles, Metrópoles, Dermaweb, Clínica Consulta Mais

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você