Beleza

Como cortar o cabelo em casa – Aprenda técnicas simples e fáceis

Aprender como cortar o cabelo em casa é essencial para dias que bate vontade de mudar o visual, mas não tem dinheiro ou salão disponível.

Atualizado em 22/05/2020

Você sabe como cortar o cabelo em casa? Aprender essa técnica é essencial! Afinal, tem dias que bate aquela vontade de mudar o visual. Apesar disso, nem sempre temos dinheiro ou um salão disponível.

O problema é que existem inúmeras histórias de corte de cabelo caseiro que não acabaram bem. Foi daí que surgiu o ditado dizendo que “a mulher que nunca fez besteira no cabelo, não tem história para contar”.

Mas, já chega de histórias ruins. O melhor a fazer é aprender dicas básicas e fáceis para saber como cortar o cabelo em casa, sem se assustar com o resultado.

No entanto, é importante dizer que um corte caseiro não é 100% igual ao resultado obtido nos salões. Até porque é normal que bata certa insegurança na hora de cortar. Além disso, o salões possuem inúmeras ferramentas e profissionais qualificados. Porém, acredite, você pode se surpreender com o resultado!

Enfim, o mais importante é ter calma, uma boa tesoura e se atentar às dicas que iremos dar sobre como cortar o cabelo em casa para os diferentes tipos de corte. Escolha e inove!

5 maneiras de como cortar o cabelo em casa

Corte em U

Como cortar o cabelo em casa - Aprenda técnicas simples e fáceis
Signos

O corte em U é bem simples, mas muito elegante. Ele tira a aparência monótona do cabelo e, além disso, é bem fácil de fazer. Basta alinhar os fios e dividir o cabelo em duas partes, esticar bem e depois prender o cabelo na parte da frente do rosto.

Depois, alinhe as duas partes e corte no comprimento desejado. Por fim, meça os dois lados para ver se estão iguais.

Franja

Como cortar o cabelo em casa - aprenda técnicas fáceis e simples de fazer
Salonline

A franja é a protagonista das histórias de corte caseiro. Isso porque ela cresce muito rápido e, caso o corte saia errado, é bem difícil disfarçar. No entanto, basta ter cautela e seguir estas simples dicas.

1. Para cabelo liso

Se o seu cabelo for liso, o mais importante é começar umedecendo os fios. Depois, com os fios úmidos, separe a franja do resto do cabelo, una os fios na testa e corte na altura desejada. Agora, caso a sua franja seja lateral, torça os fios antes de cortar. Porém, é importante que você tome cuidado com a altura do corte, porque o cabelo úmido irá encolher quando secar.

Como cortar o cabelo em casa - Aprenda técnicas simples e fáceis
Pinterest
2. Para cabelo cacheado

Agora, se o cabelo for cacheado, comece, com os fios secos, separando a franja do resto do cabelo. Depois, faça a franja formar um triângulo na testa, se ela for reta, corte. Se sua franja for lateral, torça os fios antes de cortar, da mesma forma que se faz com os cabelos lisos. Essas técnicas não deixarão você errar. No entanto, para te dar mais segurança, corte um pouco de cada vez até chegar no tamanho desejado.

Corte desfiado

Como cortar o cabelo em casa - Aprenda técnicas simples e fáceis
Alto Astral

O desfiado dá um movimento discreto para o cabelo e é um corte bem simples. Em primeiro lugar, divida  seus cabelos em três partes -como se fosse fazer uma trança-. Em seguida, pegue uma das partes, estique bem, coloque a tesoura na vertical e vá deslizando a lâmina até chega a ponta. Por fim, faça o mesmo com as outras duas partes do cabelo.

Corte long bob

Como cortar o cabelo em casa - aprenda técnicas fáceis e simples de fazer
Bela e Fit

É o corte que une a sofisticação com a modernidade e é super queridinho das famosas. Ele é caracterizado por ter uma base reta com as pontas mais compridas e rebeldes.

Para fazê-lo é só fazer um rabo de cavalo e puxar a xuxinha até o tamanho que você deseja cortar, então corte o cabelo bem reto logo abaixo da xuxinha e depois solte. Fácil né?

Corte repicado

Como cortar o cabelo em casa - Aprenda técnicas simples e fáceis
Abril

Quer ter um visual rock in roll? Eis o corte certo! Isso porque o cabelo repicado tem muitas camadas, o que dá movimento e autenticidade.

Para conseguir todo esse poder sem sair de casa, a dica é: com os fios molhados, jogue todo o cabelo para frente e penteie até todos os fios estarem bem esticados. Logo em seguida, corte em linha reta com a tesoura na altura que você preferir. Todavia, corte o mais longe da nuca, assim você não corre o risco de errar.

Como cortar o cabelo em casa - Aprenda técnicas simples e fáceis
Almanaque SOS

Informações Importantes:

Para não cometer gafes, você precisa saber destas informações:

1. Cuidado com o comprimento

Se você cortar o cabelo com os fios molhados, fique sabendo que quando secarem podem ficar mais curtos que o planejado, portanto sempre corte maior que o desejado.

2. Comece aos poucos

Mesmo se o cabelo não estiver molhado, vá cortando aos poucos para não arriscar muito.

3. Tenha alguém para te ajudar

Uma segunda opinião é sempre válida, já que as vezes não conseguimos ver o resultado por inteiro.

Ainda está insegura? Aprenda a inovar sem corte:

Como cortar o cabelo em casa - aprenda técnicas fáceis e simples de fazer
Moda sem limites

Tudo bem se, mesmo com as dicas sobre como cortar o cabelo em casa, você ainda não se sinta preparada para fazer isso. Certamente existem outros jeitos de sair da monotonia e dar um up na autoestima. Lembre-se que se sentir linda tem que vir em primeiro lugar, não importa como, o importante é usar da criatividade. Então aqui vai mais algumas dicas:

Aposte nos acessórios

Os lenços e faixas na cabeça estão muito na moda, você pode mudar as cores e até as formas de colocá-las no cabelo. Com certeza os resultados serão estilosos e versáteis. Acima de tudo, você tem a chance de estar com um visual diferente todos os dias.

Mude os penteados

Rabo de cavalo, topete e trança são alguns penteados que podem te fazer se sentir diferente sem usar uma tesoura. Por exemplo, você pode usar uma trança para o dia a dia ou até para um casamento da mesma forma que pode fazer vários tipos de topetes e entre outros.

Resumindo, o mais importante é se sentir linda e se amar. Certamente você pode se divertir muito enquanto inova o seu cabelo. Ou seja, curta, aprenda, inova e seja feliz enquanto faz isso na sua casa.

Gostou do conteúdo sobre como cortar o cabelo em casa? Portanto, tenho certeza que você irá adorar o nosso texto sobre Acabar com o frizz – 10 dicas e produtos mais recomendados

Fontes: Cursos CPT, G1, Lói Cúrcio, Terra, Uol

Imagens: Northampton Chronicle, Moda Sem Limites, Bela e Fit, Alto Astral, Salonline, Signos, AbrilPinterest, Almanaque SOS

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/nathalia/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Nathalia Mendes</a>
Por Nathalia Mendes
​Sou a Nathalia Mendes (sim, sem acento), amo conhecer lugares novos e entender um pouquinho mais do sentido da vida e assistir futebol. Tenho 21 anos e gosto muito da área da escrita e criatividade. Vejo a comunicação como a melhor forma de unir e inspirar outros.