Beleza

Como escurecer o cabelo sem química, usando café solúvel

Quer deixar os cabelos ainda mais escuros e brilhantes? Aprenda escurecer o cabelo sem química, usando tonalizantes caseiro a base de café solúvel:

Atualizado em 13/11/2019

Muita gente pensa que manter os fios pretos e brilhantes é uma tarefa fácil, mas isso nem sempre é possível ser usar química. Bom, pelo menos era, até você descobrir, na matéria que segue, o quão fácil pode ser escurecer o cabelo em casa, sem química, e usando um ingrediente baratinho da sua cozinha: café solúvel.

Como você vai ver, o segredo está no tonalizante concentrado, feito com uma máscara hidratante de sua preferência e apenas duas colherzinhas de café solúvel. Conforme a youtuber Júlia Doorman, do canal Cabelos de Rainha, o tonalizante é tão pigmentado que é bom usar uma camiseta preta na hora da aplicação, para evitar manchas.

Mas, mesmo se tratando de uma forma bastante eficiente de escurecer o cabelo, Júlia ressalta que o tonalizante é natural. Segundo ela, esse é um recurso muito bom para grávidas e outras pessoas que não podem usar ou que não se dão bem com tinturas e que querem manter os fios bem escuros.

Pontos (levemente) negativos

Ainda segundo a youtuber, a cor dos fios permanece bem mais escura durante dias, já que o tonalizante resiste a duas lavagens, em média. Mas, como é algo natural, você pode voltar a reaplicar nos fios sempre que quiser, cuidando para hidratar os cabelos em seguida.

A parte ruim é que, como se trata de café, o tonalizante deixa um leve cheiro nos fios. Embora esse não seja, exatamente, um ponto negativo para quem gosta da bebida, é possível amenizar o odor do ingrediente escolhendo ampolas de tratamento ou máscaras com cheiro mais marcante durante a hidratação.

Descubra como escurecer o cabelo sem química, usando café solúvel:

 que leva o tonalizante?

2 colheres de sopa de café solúvel
2 colheres de água quente
2 colheres de máscara de hidratação
1 Ampola de hidratação, se quiser

Como fazer?

Dilua o café solúvel na água quente até formar uma pasta escura e deixe esfriar. Em seguida, acrescente a máscara de hidratação de sua preferência e, se quiser potencializar ainda mais a ação hidratante (porque o tonalizante caseiro resseca um pouco), acrescente também a ampola hidratante. Para finalizar, é só mexer todos os ingredientes até que formem uma mistura homogênea.

Como usar?

Antes de aplicar o tonalizante, lave os fios com o xampu de sua preferência e tire o excesso de água com a toalha. Separe o cabelo em mechas e vá enluvando uma por uma, da raiz ao final do comprimento, com a mistura.

Deixe agir por 30 minutos. Na hora do enxágue, aplique creme de reparo, fazendo massagem no couro cabeludo enquanto remove toda a tintura caseira dos fios. Para não correr risco de ficar com o fio ressecado, finalize com uma rápida hidratação ou aplique um leave-in hidratante.

OBS: Na hora da aplicação, proteja as roupas e as mãos e tenha cuidado para não ficar com pescoço e a testa manchados. Embora não tenha química, o tonalizante escurece os cabelos e mancha como qualquer outro produto com a mesma função.

No vídeo abaixo, você acompanhe melhor o passo a passo para fazer o tonalizante e vê de perto como a “mágica” acontece:

Agora, se ao invés de escurecer, você quer iluminar os cabelos, mas de forma natural, não deixe de conferir essa outra matéria: Como iluminar o cabelo sem ter que ficar loira.

Fonte: Vix, Youtube

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf