A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta muito utilizada para fins medicinais e também estéticos, para a pele e cabelo. Nesse sentido, o gel da planta pode ser ótimo para melhorar a aparência e também a saúde da pele, especialmente a do rosto.
A planta conta com propriedades muito benéficas à saúde, sendo rica em vitaminas e minerais, como magnésio, zinco, vitaminas B, C e E e vários nutrientes, todos eles importantes para o cuidado da pele do rosto. Portanto, ela tem ação hidratante, clareadora, calmante, cicatrizante e também anti-inflamatória. Não por acaso, a babosa é o ingrediente principal de uma série de cosméticos.
No entanto, a babosa também pode ser usada em receitas caseiras, que são tão benéficas à pele quanto os dermocosméticos. A seguir vamos conhecer os benefícios da babosa e como usá-la no rosto.
- Por que é bom passar babosa no rosto?
- Posso usar diariamente?
- Como utilizar babosa no rosto
- Contraindicações
Por que é bom passar babosa no rosto?
Com certeza você conhece alguém que já usou esse truque de passar o gel da babosa no rosto. Mas afinal, para que serve passar babosa no rosto?
A resposta é simples: o gel dessa planta pode fazer milagres pela sua pele, tanto na aparência quanto na saúde da cútis. Os benefícios são muitos, e vão desde uma hidratação intensa, até o combate da acne e suavização das manchas da pele. Confira só tudo que a babosa pode fazer pela sua pele:
- Previne o envelhecimento precoce e surgimento de rugas;
- Hidrata profundamente a pele;
- Tem efeito cicatrizante e ação clareadora;
- Ajuda a amenizar as manchas e queimaduras solares (aprenda como tirar manchas do rosto);
- É muito eficaz no combate a espinhas e cravos;
- Auxilia na limpeza da pele;
- Promove elasticidade;
- Atua na remoção de maquiagem;
- É um ótimo anti-inflamatório.
Aproveite para conferir também: 10 benefícios do vinagre de maçã no rosto
Posso usar diariamente?
Com todo esses benefícios que a babosa proporciona para à pele, a vontade é usar todo dia não é mesmo? A boa notícia é que sim, você pode usar babosa diariamente no rosto. No entanto, o ideal é deixar o ativo agir na pele por 15 a 20 minutos.
Sendo assim, caso sentir alguma reação, como ardência ou vermelhidão, a recomendação é interromper o uso do gel da planta. Outro ponto a ser levado em consideração é sobre a folha da babosa em si. Por exemplo, ao abrir a planta para remover o gel, se ele tiver uma cor diferente da comum (transparente), você não deve usar.
E quanto a um tratamento noturno? Nesse caso, o uso prologando da babosa durante a noite não é indicado por dermatologistas. Isso devido ao risco de causar irritações na pele e nos olhos. Portanto, está liberado usar a babosa no rosto todos os dias, mas sem exceder o tempo de contato com o gel.
Como utilizar babosa no rosto
Na hora de usar a babosa não tem muito segredo. Contudo, não é recomendado usar o gel da babosa misturado com outros produtos ou ingredientes, inclusive os naturais. Isso porque a mistura pode causar uma reação alérgica. Portanto, o ideal é usar a babosa pura, que não tem erro.
Para isso, você irá pegar uma folha de babosa de tamanho médio para grande e abrir a folha com uma faca mesmo. Aliás, ness e momento tome cuidado com os espinhos da folha. Feito isso, retire o gel da folha com a ajuda de uma colher.
Para aplicar você tem duas opções: passar o gel direto no rosto ou então dissolver o gel com um pouco de água e bater no liquidificador. Ambas as formas funcionam. Contudo, no segundo caso, o ideal é aplicar logo em seguida, para evitar que o gel fique muito ralo.
Máscara facial de babosa
Você também pode fazer uma máscara facial caseira usando a babosa.
Ingredientes
- Uma folha grande de babosa;
- Azeite de oliva;
- Mel.
Como usar
Primeiramente, adicione o gel da babosa no liquidificador com duas colheres de azeite e uma colher de mel. Sendo assim, bata tudo muito bem até virar uma mistura homogênea. Em seguida, com a ajuda de um pincel ou com as mãos limpas, aplique no rosto. Por fim, deixe a máscara descansar na sua pele por 20 minutos e lave com água fria em seguida.
Contraindicações
Então, apesar de ser uma planta muito usada para fins medicinais e estéticos, a aloe vera também tem suas contraindicações e precauções antes de fazer o seu uso.
Por exemplo, não é recomendado usar o gel da babosa caso a pessoa tenha alergia à planta ou tiver queimadura muito grave na pele. Além disso, se a pele tiver ferida ou inflamada, bem como muito ressecada é melhor evitar o uso da planta.
Por fim, é sempre recomendado fazer um teste em uma pequena parte da pele para ver se tem alguma reação. Visto que apesar de raro, a babosa pode causar coceira e erupções cutânea. Esses casos são mais comuns em pessoas sensíveis ao gel. Então, caso algo parecido acontecer, interrompa o seu uso e procure um dermatologista.
LEIA MAIS:
Como fazer hidratação com babosa? Benefícios + receitas
Benefícios da babosa, quais são? Como consumir e contraindicações
Babosa no cabelo: Benefícios e 5 receitas de hidratação
Hidratação com babosa, 10 receitas de máscaras para fazer em casa
Fonte: Dicas de Mulher Eu Total Vitat