Basicamente, com a correria do dia a dia, muitas mulheres acabam por usar o corretivo de modo errado. Assim sendo, o nosso intuito com essa matéria é de ajudar e salvar nossas leitoras na hora da make.
Até porque, o corretivo pode ser seu aliado para camuflar aquela olheira ou uma mancha do rosto. Ou então, para disfarçar aquela cara de sono e aquela espinha. Portanto, ele deve ser usado de forma correta.
Acima de tudo, antes de darmos início, vale ressaltar que nós, do Área de Mulher, nos baseamos na entrevista com a especialista Chloé Gaya, a qual foi publicada na Glamour.
Sobretudo, nessa entrevista, a especialista desmistifica o universo do corretivo. Portanto, ela tira algumas dúvidas que muitas mulheres têm antes de usar esse produto.
10 dúvidas sobre o universo do corretivo
1- Todo mundo precisa de mais de um corretivo?
Bem, não é que você precise de vários. Mas, existem vários tipo de corretivos e cada tipo é usado de uma forma diferente. Por exemplo, os coloridos são usados para neutralizar as diferenças de tons de pele. Como por exemplo, as olheiras muito pigmentadas e manchas de pele.
Além disso, existem também os corretivos que corrigem o tom de pele. Assim sendo, esses são mais ideais para disfarçar imperfeições da pele.
2- Qual o tom certo para neutralizar olheiras?
Primeiramente, essa questão é diferente para cada pessoa. Ou seja, depende do grau de cada olheira.
Sobretudo, se você tiver olheiras amarronzadas em uma pele morena ou azulada, o laranja será o tom ideal. Agora, se sua pele for clara com olheiras amarronzadas ou roxas, o corretivo indicado é o amarelo.
3- Qual o melhor para disfarçar noites de pouco sono?
Bem, se você teve uma noite de sono ruim, primeiramente, nós indicamos que você hidrate bem o seu rosto. Principalmente a região dos olhos.
Logo em seguida, passe o corretivo. Basicamente, ele deve ser do tom da sua pele. Ou então com um tom mais claro que o da base.
4- Onde aplicar o corretivo?
rimeiramente, para disfarçar as olheiras, o lugar ideal de passar o corretivo é na parte inferior dos olhos, rente à raiz dos cílios inferiores.
Inclusive, é importante que você aplique nos cantos externo e interno dos olhos, próximo ao nariz. Até porque essa região é a que mais possui profundidade. Além de ser a parte que consegue passar uma sensação de olheiras acentuadas.
5- Ao cobrir manchas, melhor aplicar base antes? Ou hidratante com cor?
Não, na verdade, para cobrir as manchas do rosto, o corretivo é quem deve ser passado antes da base. Pois, assim ele neutraliza a mancha. Então, logo em seguida, você uniformiza a pele com a base.
Portanto, nossa dica é que você aplique a base na região corrigida dando pequenas batidinhas, e depositando o produto.
6- Como aplicar o corretivo? Com pincel específico? Dedo? Esponja?
Sobretudo, para passar o corretivo, é mais indicado um pincel pequeno e mais fofinho. Inclusive, ele pode ser de cerdas duo fiber ou então uma esponja pequena ou a pontinha de uma blender. Assim sendo, quando for aplicar é importante que você dê batidinhas para depositar o produto.
Além do mais, devemos destacar que não é recomendado que você esfregue o olhos. Até porque esse movimento pode remover o produto.
Agora, se você preferir os dedos, nós indicamos que você use a ponta do indicador. Ou então, a ponta do dedo do meio.
7- Melhor corretivo denso para manchas e fluído para olheiras?
Basicamente, o corretivo mais fluído é um dos melhores para olheiras. Até porque essa região possui muitas linhas finas. Portanto, essa textura poderá ajudar a evitar um acúmulo de produto. Ou seja, evitará o aspecto craquelado.
Assim sendo, o corretivo mais denso é indicado para quem quer mais cobertura, como no caso de pessoas com manchas no rosto.
8- O certo é usar uma nuance apenas um tom mais leve do que seu tom de pele natural?
Sim, exatamente. Nós indicamos que você use um tom mais claro do que o tom da base, ou então o mesmo dela.
Contudo, se você usar um tom mais claro do que o tom da sua pele, pode ser que você fique com aquele efeito “panda”. Ou seja, com manchas mais claras embaixo dos olhos.
E temos certeza que não é isso que você quer né?! Portanto, espalhe bem o corretivo e, escolha, no máximo, dois tons mais claros que o da sua pele.
9- Ao redor da espinha, a pele fica escamosa, vermelha e inflamada. Como lidar?
Acima de tudo, a pele com acne precisa de um pouco mais de cuidado para não causar irritação. Além do mais, se você estiver fazendo algum tratamento, é melhor tomar cuidado com os produtos que você utiliza.
Portanto, antes de começar a make é importante que você hidrate sua pele, com um hidratante específico para suas necessidades. Logo em seguida, aplique o corretivo para disfarçar as espinhas. Inclusive, o modo correto de passar nesses lugares é dando aquelas batidinhas na região.
Por fim, você deve aplicar a base, também com batidinhas, para uniformizar o tom e a textura da pele. Vale ressaltar que a especialista Chloé não recomenda esfoliar ou aplicar óleo facial antes da maquiagem.
10- Precisa selar com pó? Onde?
Primeiramente, vale destacar que você pode selar sim, mas é indicado só se a região estiver com excesso de brilho. Além do mais, é recomendado ter cuidado para não exagerar na quantidade de pó. Isso porque ele pode acabar craquelando o corretivo, ou então, marcando as linhas finas.
Assim sendo, se você for usar o pó, indicamos que seja aquele pó translúcido ou HD. E, quando for aplicar, você pode usar um pincel pequeno, do tipo duo fiber. Mas, não se esqueça de esfumar bem o produto, para evitar que ele estoure no flash, por exemplo.
Tiramos as suas dúvidas? Você agora sabe usar o corretivo de forma correta?
Leia mais: Corretivo: 5 erros que você (provavelmente) comete ao aplicar o corretivo
Fontes: Beleza na web