Quando se trata de alisamento capilar, a primeira coisa que vem à cabeça é a escova progressiva. Esse procedimento químico é muito popular, e cumpre bem a missão de alisar os fios. Contudo, o formol usado em sua fórmula pode ser prejudicial à saúde. Sendo assim, a escova redutora surge como uma opção de alisamento menos agressiva, já que não tem essa substância em sua composição.
A escova redutora de volume, é um método de alisamento que tem feito muito sucesso entre as mulheres que buscam diminuir o volume dos fios de uma forma mais suave. Portanto, como não tem formol em sua fórmula, a escova redutora não apresenta nenhum efeito colateral. Pelo contrário, além de alisar e diminuir o volume, ele ainda trata os fios.
Sendo assim, hoje iremos conhecer mais sobre a escova redutora, como funciona, os seus benefícios e os cuidados após o tratamento.
Escova redutora
A escova redutora de volume é um método de alisamento que tem o intuito de reduzir o volume e o frizz do cabelo. Ela funciona basicamente como a escova progressiva, oferecendo resultados muito semelhantes, porém com o diferencial de não usar o formol. Essa substância é muito polêmica, e é proibida em produtos capilares com concentrações superiores a 0,2%.
Após a proibição da ANVISA sobre o uso do formol, os fabricantes começaram a investir em opções livres da substância. E a escova redutora é uma delas. E por não conter formol, esse método acaba sendo menos agressivo à fibra capilar, apesar de também atuar na estrutura física dos fios.
Sendo assim, é uma ótima opção para quem procura deixar os fios mais lisos, com menos volume e principalmente brilhantes. Além de facilitar a rotina de cuidados com os cabelos.
A escova redutora é um tratamento muito democrático, já que pode ser feito em todos os tipos de cabelo. Contudo, por se tratar ainda de um procedimento químico, é muito importante fazer um teste com o produto em uma mecha, para descartar a possibilidade de alergia ou irritação.
Resultados da escova redutora
Como não tem formol em sua composição, muitas pessoas podem duvidar da eficácia da escova redutora e se ela realmente alisa o cabelo. O fato é que esse tratamento realmente atua para o alisamento dos fios. Isso porque a ação do produto é para reduzir o volume, e isso faz com o que fios fiquem mais lisos e maleáveis.
Mas além disso, a escova redutora também ajuda a resolver outros problemas capilares, como as pontas duplas e o ressecamento dos fios. Sem contar que reduz também frizz. Mas outra vantagem de optar pela escova redutora é que ela também é uma forma de tratar o cabelo. Isso porque ela fornece proteínas necessárias para a recuperação dos fios, como a queratina por exemplo.
Portanto, é uma opção para manter os fios cuidados por mais tempo, e diminuir o uso do secador e da chapinha.
Durabilidade da escova redutora
Na escova progressiva, o formol é usado para aumentar a sua durabilidade. Então, como na escova redutora não há a presença dessa substância, pode ser que os resultados durem menos tempo. Contudo, a durabilidade desse tratamento depende de dois fatores: o tipo de cabelo e o produto utilizado para fazer a escova redutora.
De modo geral, o alisamento da escova redutora dura em média dois a três meses. O que determina isso são os cuidados após o tratamento, que podem aumentar ou diminuir a sua durabilidade.
Por exemplo, o uso de shampoos anti resíduos podem remover mais o produto da fibra capilar, consequentemente diminuindo a sua durabilidade. Assim como lavar o cabelo com muita frequência. O ideal mesmo é lavar o cabelo com um intervalo maior, e usar produtos específicos para cabelos com química. E para potencializar o resultado e a sua durabilidade, o ideal é fazer hidratação semanal.
Como fazer escova redutora
O procedimento da escova redutora é muito parecido com o da escova progressiva feita no salão. Mas tendo os produtos, pode ser feito em casa mesmo. Sendo assim, vamos conferir o passo a passo a seguir:
- Primeiramente, lave o cabelo com um shampoo anti resíduo para abrir a fibra capilar, e facilitar a penetração do produto.
- Em seguida, retire o excesso de água e divida o cabelo em mechas pequenas.
- Depois, aplique o produto mecha por mecha, espalhando com um pente.
- Deixe o produto agir no cabelo pelo tempo indicado na embalagem.
- Após esse período, enxágue bem o cabelo.
- Por fim, finalize com o secador e a chapinha para selar os fios.
Cuidados após o alisamento
Então, após fazer a escova redutora de volume, é preciso tomar alguns cuidados com o cabelo. Isso ajudará a manter os resultados por mais tempo e o cabelo saudável.
- Para lavar o cabelo, utilize um shampoo com pH neutro, sem sal e sem corante. Evite usar qualquer tipo de shampoo anti resíduo.
- Antes de usar o secador ou a chapinha utilize sempre um protetor térmico.
- Evite lavar o cabelo diariamente.
- Dê preferência para produtos que tenham proteção solar, para evitar os efeitos nocivos do sol sobre os fios.
- Depois de fazer a escova redutora de volume, procure manter uma rotina de hidratação capilar semanal, de preferencia com queratina.
Enfim, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também 10 receitas para fazer alisamento caseiro.
Imagem destacada: Giro MT
Imagens: Pronatec A Mulher Cabelo Bom é o Meu Lifestyle ao Minuto All Things Hair