Dicas & Truques

Alisamento caseiro, 10 receitas naturais para hidratar e alisar em casa

Quem disse que para alisar é preciso usar formol? vem com a gente porque separamos 10 soluções para você fazer em casa um super alisamento caseiro.

Atualizado em 27/01/2020

É sempre bom lembrar que mulher bonita é aquela que tem amor próprio. Contudo, mesmo sabendo disso, muitas mulheres se sentem mais atraentes com suas madeixas lisas. Por isso, trouxemos algumas dicas de alisamento caseiro.

Entretanto, a finalidade desse post não é fazer com que todas alisem o cabelo. O objetivo do Área de Mulher, aliás, é aumentar o amor próprio naquelas que se sentem melhores com os cabelos lisos.

Assim, para ajudar essas mulheres a gastar menos e ainda se sentirem melhores, selecionamos as 10 melhores dicas de alisamento caseiro. Certamente, você poderá testá-los no aconchego de seu lar. Sobretudo, sem o uso de produtos tóxicos.

Então, não perca as dicas. Vem com a gente para você se preparar para a semana, e ficar com os cabelos deslumbrantes.

10 dicas de alisamento caseiro

1. Alisamento com maizena e leite

Já ouviram falar em alisamento caseiro com maizena, ou melhor, amido de milho? Não? Então vem que o Área de Mulher vai te ajudar. Basicamente, esse modo prático de alisamento deixará os seus cabelos mais leves e bem mais hidratados. Então se tiver ficado interessada, se liga em como fazer.

Produtos:

  • 100 ml de leite;
  • 2 colheres de maizena;
  • Se caso quiser, pode acrescentar 2 colheres de creme de massagem capilar.

Modo de preparo:

Primeiramente, leve ao fogo os produtos misturados e deixe até engrossar. Logo depois, que estiver engrossado passe nos fios, mecha a mecha. Agora se você não quiser que essa mistura fique muito grossa, você pode reduzir a quantidade de maizena e aumentar a quantidade de leite.

Confira a forma como Júlia Doorman fez:

2. Alisamento caseiro com leite em pó

Essa receita é bem semelhante com a receita de cima, a diferença é que você usará o leite em pó.

Produtos:

  • 4 colheres de sopa de leite em pó;
  • 1 colher de água;
  • 1 colher de mel

Modo de preparo:

Primeiramente, você mistura os produtos, e fique mexendo até adquirir consistência. Logo em seguida, que a mistura estiver pronta você irá misturar nos cabelos, mecha por mecha. E em seguida, poderá lavar os cabelos normalmente.

Confira o vídeo:

3. Alisamento com Maizena e açúcar

E novamente a nossa Maizena (amido de milho), está aqui presente, porém dessa vez é com açúcar. Vamos ver como funciona?

Basicamente, nessa receita o açúcar se torna o ingrediente principal, pois ele pode deixar o cabelo mais macio e ainda mais liso.

Produtos:

  • 2 colheres de sopa de leite
  • 2 colheres de creme de hidratação
  • 1 colher de Maizena
  • 3 colheres de chá de açúcar

Modo de preparo:

Primeiramente, você junta todos os produtos e mistura até formar uma máscara de tratamento, e logo depois você só passa no cabelo, deixe-a mistura no seu cabelo, por uns 40 minutos. E em seguida lave normalmente com shampoo. Você já irá perceber a diferença só de pentear o seu cabelo.

Se liga no vídeo:

4. Alisamento caseiro com leite de coco

Basicamente, esse tipo de alisamento caseiro irá salvar o seu cabelo. Quer apostar?

Vai aqui uma das formas de se fazer:

Produtos:

  • Água morna
  • Leite de coco ou óleo de coco
  • Óleo de babosa
  • Óleo de abacate, ou a polpa do abacate
  • Sabão de coco ralado

Primeiramente, você irá passar um shampoo anti-resíduos, o qual limpa em profundidade. Além de abrir também suas cutículas do cabelo.

Confira agora o vídeo de outro modo, porém também usando o leite de coco:

5. Alisamento caseiro com arroz

Produtos:

  • 1 clara de ovo
  • 5 colheres de farinha de arroz, aproximadamente, 50 gramas

Modo de preparo:

Primeiramente, bata o arroz no liquidificador. Em seguida, bata a clara de ovo e mistura com a farinha de arroz. Depois, você irá aplicar em todo o seu cabelo, pentear e deixar ele quieto em uma touca, por uma hora.

Logo depois, você lave normalmente. Antes de tudo é sempre bom lembrar, que cada organismo é de um jeito. Então se não tiver dado certo desse modo, outra receita poderá ficar melhor em você

Entretanto, essa combinação é um tratamento contra a oleosidade e o frizz do cabelo. Além de, também fortalecerem a raiz do seu cabelo e contribuírem para o alisamento do mesmo.

Confira agora um vídeo, com outra forma de usar o arroz para o alisamento:

6. Alisamento natural com leite e limão

Antes de tudo, vale ressaltar que se for fazer essa dica em casa, não saia então com os cabelos no sol. Pois, o limão pode manchar a sua pele. Então tome cuidado.

Basicamente, essa dica é em especial para as mulheres que estão em uma fase de transição capilar, porém os cabelos estão ficando mais rebeldes. Então, se esse for o seu caso, essa é a sua hora de deixar suas madeixas ainda mais esbeltas.

Entretanto, essa dica basta você misturar leite de coco e limão em um recipiente, e em seguida passar em seu cabelo.

Veja só:

7. Alisamento natural com banana

A banana então além de gostosa e saudável, ela também pode deixar os seus cabelos mais lisos e sedosos.

Produtos:

  • 1 banana
  • 1/4 de óleo de coco
  • 1/4 de xícara de azeite de oliva
  • 2 colheres de vinagre de maçã
  • 1 colher de condicionador

Essa dica é bem simples. Ou seja, você só precisa pegar os dois produtos e misturar tudo junto. Em seguida, quando ficar uma massa consistente, você poderá passar nos seus cabelos

Confira agora:

8. Alisamento natural para cabelos volumosos

Essa dica é para quem tem os cabelos bem volumosos e rebeldes. Contudo, cuidado. Pois, essa dica é a mais forte dos alisamentos, e também a mais complexo. E por isso não é recomendado para mulheres gestantes e lactantes.

Produtos:

  • 4 aspirinas
  • 100 ml de leite integral
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite sem soro
  • 2 colheres de creme de hidratação de sua preferência
  • 1 tampinha de Bepantol liquido
  • 1 colher(sopa) de leite em pó

Modo de preparo:

Primeiramente, para fazer a pasta do alisamento, amasse as aspirinas e as misture no leite integral até dissolver. Em seguida, acrescente o creme de leite, o creme de hidratação, o Bepantol e o leite em pó até ficar homogêneo. Depois de pronto, aplique a mistura nos seus cabelos já lavados e sem umidade.

Entretanto, o ideal é você cobrir o seu cabelo com uma touca plástica e deixar o produto agir por 30 minutos. Logo depois, você irá lavar o cabelo com abundância e secar com uma toalha.

Por fim, você pode finalizar o seu alisamento com um secador ou prancha por todo o cabelo, deixando ele da forma como você gostaria.

A dica para essa receita é você ficar três dias sem lavar o cabelo.

Confira outro método usando a aspirina:

9. Alisamento caseiro com babosa

Esse alisamento caseiro e natural também é bastante conhecido e funciona para a maioria das mulheres. Para fazê-lo, use:

Produtos:

  • 2 copos de 200ml de água morna,
  • 100ml de óleo de coco ou leite de coco
  • 40ml de óleo de abacate puro
  • Gel retirado de duas folhas de babosa
  • ¼ de sabão de coco ralado

Modo de fazer:

Primeiramente, bata tudo no liquidificador e armazene em um pote fechado. Depois de pronto, aplique a massa com o cabelo lavado e ainda molhado, massageando ao ponto de formar uma espuma. Em seguida, deixe a mistura agir no seu cabelo por volta de 30 minutos ou mais.

Por fim, enxágue o cabelo em água morna e depois finalize com água fria.

Confira agora outra receita usando a babosa:

10. Alisamento natural para cabelos crespos

A verdade é que os cabelos crespos são maravilhosos naturais. Porém, algumas mulheres não gostam de suas madeixas mais naturais. No entanto, o ideal é eles receberem cuidados especiais e específicos.

Até porque, esse tipo de cabelo são os que mais apresentam resistência e dificuldade para manter o alisamento. E isso acontece porque a curvatura do cacho do cabelo crespo é bastante fechada. No entanto, a intensidade do alisamento deverá ser proporcionalmente maior.

Basicamente, esse tipo de cabelo pode usar qualquer uma dessas receitas citadas, como por exemplo, o uso do amido de milho. Pois, esse ingrediente é conhecido por dar brilho, eliminar o ressecamento e ainda hidratar o cabelo.

Contudo, a única diferença é que os procedimentos deves ser repetidos mais vezes, e com menos tempo de intervalo. Por exemplo, para chegar no alisamento perfeito que você espera atingir, faça as máscaras de alisamento caseiro mais vezes durante a semana.

Uma dica suprema para quem tem cabelo crespo, aliás, é manter se distância de procedimentos com formol ou de relaxamentos. Porque  esses são os que mais destroem os fios.

Confira uma dica de receita:

O que achou das dicas de alisamento caseiro? Já separou a sua dica preferida para fazer o teste?

Entretanto, antes de iniciar faça sempre um teste antes em uma mecha do seu cabelo, deixe por mais ou menos uns 30 minutos. Assim, você saberá se você não terá reações alérgicas, ou se o seu cabelo não vai se adaptar bem, ou até mesmo, se ele não irá cair. Então para evitar transtornos, faça o teste antecipadamente.

E antes de ir embora, venha conferir mais essa matéria especial para você: Shampoo caseiro, como fazer? 6 receitas para todos os tipos de cabelos

Fontes: Beleza feminina, Greenme,

Imagens: Blog dos cabelos