Beleza

Esfoliação labial, o que é? Para o que serve e como fazer

A esfoliação dos lábios é um ato de limpeza labial fundamental para que as células renovem o tecido e evite os ressecamentos.

Atualizado em 14/10/2020

Quase ninguém tem o hábito da esfoliação dos lábios. Pior, às vezes a descoberta dessa necessidade vem tardia e a limpeza dos lábios mostra o quanto é importante para realçar o batom matizado na sua penteadeira. Assim como o restante do corpo o tecido da boca também precisa de um estímulo para renovar as células e dar um novo aspecto a região.

Já parou para notar o quanto a sua mucosa labial é sensível e diferente dos outros tecidos do seu organismo? É por isso que os lábios merecem atenção redobrada. Os agentes intemperes são os maiores vilões da saúde e podem acabar danificando e muito o local se não houver cuidado redobrado com a proteção.

Em geral, uma das formas de manter a saúde do órgão em dia é praticar semanalmente a esfoliação labial. Dessa forma você estará ajudando 100% com a renovação celular. Existem diversas receitas especiais para isso e separamos algumas bem caseiras para começar a nova rotina na sua casa.

Para o que serve a esfoliação labial?

Mais Santos

São inúmeros os benefícios da esfoliação labial. A limpeza dos lábios funciona na mesma lógica do que já fazemos com o restante do nosso corpo. Muitas vezes a região dos lábios acaba sofrendo por baixa umidade, exposição solar, frio em excesso gerando ressecamento do tecido.

Normalmente, nestes tempos, vamos nos virando com o bom e velho cacau, mas essa não é a única garantia da saúde da sua boca. A desidratação provoca a descamação labial, o que obstrui os caminhos para que haja a renovação celular. É exatamente aí que entra a função da esfoliação, porque ela ajuda a retirar os resíduos mortos dando espaço para os vivos.

Dessa forma o seus lábios poderão ficar macios e rosados como sempre deveria ser. Além disso, o hábito ajuda a acabar com os famosos lábios escuros, resultado de várias ações internas e externas. Portanto, nunca se esqueça de cuidar bem de todas as partes do seu corpo, sem exceção.

Esfoliação e lábios ressecados

Vix

É sempre horrivelmente doloroso quando nos deparamos com os lábios rachados. A princípio, a vontade é de passar todas os possíveis cosméticos para a região tudo de uma vez. Mas, calma! Essa não é a melhor solução. A verdadeira fórmula para acabar com os lábios ressecados é a esfoliação e existem diversas forma de fazer isso.

Então é hora de dizer chega as milhões de vezes que passamos a língua pelos lábios para ficar lubrificado. Isso não adianta nada, pois a real ação é deixar a boca ainda mais seca. Outro maior erro que acontece e que a esfoliação pode resolver é o ato de tirar as pelinhas soltas nas partes inferior e superior.

O hábito quase que automático é terrível, pois pode machucar ainda mais o seus lábios. O certo mesmo é retirar aos poucos esses restinhos através da esfoliação dos lábios. Portanto, fique bem atenta já que o mundo da estética e das descobertas nos apresentam zilhões de receitas para fazer esse bem para os seus lábios.

Tipos de esfoliações labiais

Arte Mulher

Às vezes, a receita para a esfoliação labial está mais próxima do que imaginava. Com poucos ingrediente você consegue fazer o seu produto estético de forma perfeita e que atende afinal a sua necessidade. Enfim, dê só uma olhada na listinha abaixo e leve em consideração a saúde dos seus lábios.

Esfoliação labial com açúcar e mel

Dicas de Menina

A princípio, a primeira receitinha básica da nossa lista é o açúcar com mel. Este alimento proporciona benefícios além do que costumamos consumir. Em geral, sua aplicação sobre a pele, principalmente dos lábios, proporciona a limpeza profunda dos poros e de quebra reduz aqueles sinais incômodos de envelhecimento.

Ingredientes

  • 1 colher de mel
  • meia colher de açúcar

Modo de preparo e aplicação

Procure primeiramente um recipiente fácil de manusear e mexer. Despeje ambos os ingredientes e misture bem até que o açúcar fique bem distribuído. Aplique posteriormente sobre a boca e vá fazendo movimentos circulares para que a esfoliação labial seja eficaz e atinja o seu objetivo. Apenas 5 minutos de movimentos já é o suficiente.

Após isso, repita este procedimento caseiro e super simples uma 3 vezes por semana. Não há contraindicações, no entanto o único conselho é não pressionar tanto o dedo na hora da fricção, pois pode acabar lesionando o seus lábios devido os grãos presentes da mistura. No mais, é só aproveitar os resultados.

Esfoliação labial com café

dcoração.com

A receita de esfoliação labial mais divulgada e conhecida do mundo é a feita a partir do pó de café. A limpeza labial a partir desse ingrediente é perfeita, porque seus pequenos grãos conseguem atingir profundamente os poros. A entrada das partículas ajudam e muito na remoção das células mortas do tecido, além de possuir um efeito anti-inflamatório sensacional.

Ou seja, se você estiver com aquele feridinha desagradável provocada pela seca, o café é essencial para lhe proporcionar a cura mais rápida e eficiente. Ainda ressaltando os benefícios da esfoliação labial dessa receita o ponto forte é também a eliminação de cheirinhos desagradáveis que podem estar rodeando a região.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de café
  • meia colher (chá) de creme hidratante

Modo de preparo e aplicação

O primeiro passo como sempre é efetua sobretudo a misturinha. Logo após mexer e perceber que os ingredientes estão em harmonia, aplique sobre os lábios e vá massageando levemente. Feito isso, lave bem para não ficar grão na boca e pronto. O ideal é aplicar mais de uma vez na semana, pois não leva muito tempo e as células novas poderão atuar livremente na sua limpeza labial.

Esfoliação labial com sal

Cupomzeiros

Quem diria que até mesmo o sal seria mais um aliado da esfoliação labial. As partículas minúsculas são fundamentais para o efeito necessário de limpeza dos lábios. Portanto, caso não haja a presença das outras receitas, não deixe de lado esse momento de cuidado, porque ele será fundamental para a saúde dos seus lábios.

O mais interessante é que o sal proporciona sobretudo o estímulo da circulação sanguínea durante a esfoliação dos lábios. É por meio desta ação que a renovação celular se torna possível. Outra característica importe é a capacidade do elemento de abrir os poros mais do que qualquer outro ingrediente. Isto é, com os poros abertos o alcance da limpeza é muito mais profundo.

Ingredientes

  • uma colher de chá com sal
  • óleo de amêndoas

Modo de preparo e aplicação

Separe primeiramente um recipiente. Pode ser até mesmo uma pequena tampinha. Despeje um fio de óleo de amêndoas e a colher de sal, misture e logo após aplique sobre os seus lábios. Movimente bem os dedos sobre a boca e vá massageando levemente o local. Por fim, quando finalizar, lave bem para não ficar o gostinho salgado e repita o procedimento mais umas 2 vezes na semana.

Esfoliação labial com bicabornato de sódio

Benzolimpe

Sabe aquelas manchas que causam uma coloração desagradável deixando os lábios escuros? O bicabornato de sódio é ideal para limpeza labial e vai fazer com a cor rosada e saudável volte para sua boca. Além disso, a junção do elemento com um pouco de água promove a esfoliação dos lábios por camadas. Mas, é preciso ficar atenta, pois não é indicada a aplicação sobre locais com ferimentos.

Ingredientes

  • Uma colher de chá de bicabornato
  • água

Modo de preparo e aplicação

Com apenas alguns minutos o seu esfoliante natural estará pronto para uso. Coloque o bicabornato de sódio em um copinho e adicione um pinguinho de água, vá fazendo isso até que forme uma pastinha. Logo após passe sobre os lábios e espalhe. Enxague até que saia bem o conteúdo e veja o quanto os aspecto com certeza ficará melhor.

Esfoliação labial com bálsamo

UnFranchise

Quando assunto é revitalização e hidratação o esfoliante labial a base de bálsamo ocupa o primeiro lugar de qualidade. Seu princípio ativo não só retirar os restos de pele sobre a boca como também suaviza linhas expressões e dá um toque mais macio para os lábios.

Ingredientes

  • Tracta Esfoliante

Modo de preparo e aplicação

Este cosmético já vem pronto para uso, ou seja, não é um preparo para somente uma esfoliação dos lábios. Se o seu produto não for de bastão, basta passar um pouquinho com o dedo sobre a boca e espalhar como de costume. Por fim, o cosmético não precisa lava e a indicação de constância de uso é de no mínimo 2 vezes por semana.

Esfoliação labial de hortelã

Elo 7

A limpeza labial em si já é um pouco agressiva para a pele, principalmente quando os lábios já estou fragilizados. Portanto, nada melhor do que a hortelã para aliviar os mal tratos do dia a dia e deixar o tecido calmo e refrescante. O vegetal é um ótimo antioxidante e amenizam consideravelmente casos de coceiras e inflamações.

Ingredientes

  • mel (1 colher de chá)
  • açúcar (1 colher de chá)
  • 1 colher de azeite
  • 1 gota de hortelã

Modo de preparo e aplicação

A princípio, dê uma umedecida nos lábios antes de aplicar o conteúdo. De preferencia isso pode ser feito com um pouquinho de água morna e um paninho. Enquanto isso misture todos os ingredientes em algum lugar que possa armazenar posteriormente. Por fim, espalhe sobre os lábios e deixe agir por 5 minutinhos.

Esfoliação labial de coco

Ateliê da Bruna

Os benefícios do óleo de coco para a pele são inimagináveis, desde que não seja exposto ao sol durante a aplicação. A primeira das ações promovidas pelo coco é a elasticidade da pele, isto é, a atuação nos seus colágenos. A esfoliação labial natural a partir deste ingrediente deixa o tecido bem hidratado e pronto para enfrentar sobretudo os períodos mais secos.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa com óleo de coco
  • 2 colheres de sopa com açúcar de coco
  • 1 colher de mel

Modo de preparo e aplicação

As quantidade são maiores, porque a receita para esfoliação dos lábios não é feita para somente uma aplicação. Portanto, priorize um recipiente com tampa para poder armazenar após o primeiro uso. Agora, a preparação é fácil, pois basta misturar todos os ingredientes até que forme uma pasta e logo após aplicar sobre os lábios fazendo massagem. Por fim, enxágue bem e não deixe de hidratar quando acabar o procedimento.

Esfoliação labial de chocolate

Ac Cosméticos

Para quem não quiser perder tempo preparando a misturinha da receita de agora, é possível encontrar o produto pronto nas lojas. Agora, se a urgência é maior e as condições não estão muito acessíveis, não é impossível realizar a sua esfoliação labial. Basta separar os itens a seguir e fazer a sua limpeza dos lábios.

Ingredientes

  • 3 colheres de açúcar
  • uma colher de cacau em pó
  • 2 colheres de azeite
  • 1 colher de óleo amêndoa
  • um fio de mel

Modo de preparo e aplicação

O primeiro passo é fazer aquela misturinha básica até que tudo fique, na medida do possível, homogêneo. O aspecto final é bem parecido com um brigadeiro de chocolate. Repare se a pasta formada tem bastante granulado, caso contrário adicione um pouco mais de açúcar para conseguir as partículas da esfoliação.

Diferente dos outros métodos de massagem, o indicado para o seu preparo é que deixe sobre os lábios por cerca de 5 minutos. Não precisa mexer, basta ficar em contato com a pele no tempo estipulado. Por fim, lave bem com água morna para sair a pasma e finalize com uma hidratação de sua preferência.

O que fazer após a esfoliação labial?

N1

Seja lá qual for a sua escolha entre as receitas acima, nunca, jamais deixe de fazer uma breve hidratação dos seus lábios. A esfoliação labial é ótima para abrir os poros e logo após a sua aplicação a pele absorve ainda mais os nutrientes depositados. Portanto, a ação será muito mais potente do que feita antes da esfoliação.

Outra observação é em relação a esfoliação dos lábios com óleo de coco. Voltamos a ressaltar que não é aconselhável sair ao sol enquanto estiver com o produto sobre a boca. A pasta a base do óleo pode provocar queimaduras, mas se feita de maneira correta é umas das mais poderosas formas de limpeza labial.

Por fim, leia mais dicas estéticas em

Fontes: Natura, AS Tagarelas, Ciclo Vivo, Depil Concept, Blog Pró-Corpo, Beleza na Web, Veja Saúde,

Fontes de imagens: Mais Santos, Guia 55, Arte Mulher, Dicas de menina, dcoração.com, Cupomzeiros, Benzolimpe, UnFanchise, Elo 7, Ateliê da Bruna, N1, Vix