Beleza

Gua Sha, o que é? Benefícios, como fazer e técnicas de massagem

A massagem no rosto chamada Gua Sha, é uma técnica da medicina chinesa, feita com auxílio de cristais ou pedras lisas, com formato meia-lua.

Atualizado em 30/09/2020

Precisa de uma massagem no rosto? Então, vamos falar sobre o Gua Sha (pronuncia-se guáxuá), uma massagem facial. Agora que aprendeu a pronúncia, vamos conhecer um pouco mais sobre essa técnica da medicina chinesa.

Em geral, a ferramenta utilizada para essa massagem facial é o cristal ou pedra lisa. Até porque elas possuem o formato de meia-lua para se adequar às curvas do rosto.

Dessa forma, o Gua Sha é conhecido popularmente como cunhagem ou colher, visto que algumas pessoas utilizavam talheres no lugar das pedras. Ao passo que, a Jade e o Quartzo se tornaram as pedras mais utilizadas na atualidade, isto porque elas possuem propriedades energéticas.

Por outro lado, existem as versões de plástico que são mais baratas. Então, se você procura benefícios para sua pele, que auxiliem na saúde e bem-estar do seu corpo, esse método pode te ajudar na sua rotina diária.

O que é Gua Sha?

O nome Gua Sha tem um significado, sendo dividido em dois, São eles: Gua, que significa raspar ou esfregar. Como também Sha, que na tradução para o português, é sangramento na pele ou energia perversa.

Técnica de massagem
Magnolia

A técnica tradicional foi baseada no método de acupuntura, por esse motivo, deve ser realizada por um profissional capacitado. No entanto, existem versões mais fáceis para fazer em casa. Aliás, a técnica é antiga na China, mas no Brasil chegou apenas em 2002.

Benefícios do Gua Sha

Pedras da China
O Globo
  • Alívio da tensão dos músculos: Atua no relaxamento muscular na região da mandíbula, assim diminuindo o estresse e a tensão facial;
  • Melhora da circulação sanguínea: O Gua Sha ajuda na oxigenação dos tecidos, liberando caminho para o sangue no rosto ou no corpo.
  • Redução de inchaço: a técnica age como uma drenagem linfática. Assim, diminui o inchaço no rosto ao redor dos olhos, já no corpo ameniza a celulite.
  • Esfoliação facial: Por causa da raspagem, a técnica pode servir como uma esfoliação básica. De certo, também remove as células mortas na superfície da pele.
  • Reduz dores de cabeça e no maxilar: a massagem causa relaxamento facial, de tal forma que ajuda a aliviar as dores na região da face.
  • Efeito semelhante ao Botox: Esse benefício foi citado por pessoas que perceberam diminuição das rugas, linhas de expressão, manchas e acnes. No entanto, os efeitos para fins estéticos ainda não foram comprovados cientificamente.

Como fazer Gua Sha em casa

Antes de tudo, hidrate bem a pele com soro ou creme facial, isto vai ajudar a pedra a deslizar melhor. Em seguida, posicione o cristal no rosto com uma mão, e use a outra mão para segurar as regiões massageadas.

Massagem chinesa
Today Show

Dessa forma, faça movimentos para cima e para fora do rosto. A pedra deve ser sempre mantida na horizontal, não utilize as laterais. Não coloque pressão exagerada, mas passe lentamente sobre a pele. Ao final de cada raspagem, faça movimentos circulares para drenar.

Assim, repita os movimentos por oito vezes, não excedendo 10 repetições. O ideal são 2 ou 3 sessões por semana. Na parte da mandíbula, coloque os dedos no queixo, e utilize a outra mão para encaixar a parte ondulada da pedra na lateral, seguindo o caminho do queixo até a orelha. Faça o movimento raspando várias vezes.

Pedra para o rosto
Women’s Health

Na bochecha, segure a lateral do nariz com uma mão e raspe a pedra na bochecha de baixo para cima, no sentido da orelha. Quando chegar na parte do olhos, coloque o dedo anelar na região lacrimejal, e use a outra mão para passar (levemente) a pedra na parte debaixo dos olhos, onde ficam as olheiras, siga as repetições até os cabelos.

Após o procedimento, a pedra deve ser lavada em água corrente. Ao passo que, o seu rosto ou corpo podem ficar avermelhados, reação que é considerada pela medicina chinesa como uma resposta curadora do organismo. Por isso, não se assuste, apenas controle a quantidade de força e repetições durante o tratamento.

Cuidados e contraindicações

O método de Sha Gua não é indicado para pessoas com doenças crônicas na pele, dermatite atópica, eczemas em geral, psoríase ou câncer de pele. Isto porque os movimentos de raspagem podem prejudicar a pele que já está machucada.

Gua Sha
Cuidaí

Ainda mais, as pessoas com furúnculos, abscessos na pele, herpes ou que estejam fazendo tratamentos de quimioterapia ou mulheres grávidas não devem fazer uso dessa técnica de massagem.

Em casos de tratamento com enchimento dérmico ou aplicação de botox, evite utilizar a técnica de Gua Sha por 28 dias, apenas na área afetada.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Leite empedrado, como tratar? Dicas para aliviar o desconforto na mama

Fontes: Glamour, Dicas de Mulher e Huffpostbrasil

Imagens: Milled, O Globo, Magnolia, Cuidaí, Today Show, e Women’s Health

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/karinybianca/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)